Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

Como desativar o recurso de login automático no Google Chrome

O que era para ser um recurso visando facilitar a vida dos usuários, acabou recebendo críticas de uma grande parcela das pessoas. Desde que implantou um recurso de login rápido em seu browser, os usuários têm se perguntado como desativar o login automático no Google Chrome.

Especialistas em segurança apontam que, embora a medida tenha boas intenções, na prática não é recomendado o uso dessa ferramenta, pois ela expõe os usuários a situações inseguras. Na prática, se você acessar algum serviço do Google com a sua conta, como o Gmail, automaticamente o navegador reconhece e faz o login também no Chrome.

O grande problema é que pessoas que dividem o computador com outros usuários podem ser surpreendidos com esses logins automáticos, uma vez que não há uma pergunta para o usuário se ele concorda ou não com isso. Nas versões anteriores do navegador sempre havia a consulta, mas ela foi retirada a partir da última atualização.

Felizmente, há como continuar usando o navegador sem ativar, necessariamente, esse recurso. Nesse artigo, vamos mostrar o passo a passo para que você possa fazer isso.

®GIPHY

Desativando o login automático no Google Chrome

Passo 01: Primeiramente, será preciso acessar a página de recursos experimentais do Google Chrome. Você pode fazer isso digitando o seguinte endereço no navegador:

chrome://flags/#account-consistency

Passo 02: ao teclar “Enter” e acessar a página, a primeira opção será a seguinte: Identity consistency between browser and cookie jar. \

É por meio desse recurso que o navegador ganhou o poder de gerenciar a entrada e saída em contas do Google, mesmo que o login seja feito em outro serviço que não o Google Chrome.

Passo 03: clique no botão “Default” para visualizar as demais opções.

No menu drop down que será aberto, localize a opção “Disabled”, a última da lista.

Passo 04: agora, clique no botão “Relaunch now” e aguarde o navegador ser reiniciado. Todas as abas e janelas serão fechadas.

No entanto, quando o software tornar a abrir, o recurso de login automático estará desabilitado.

Algumas considerações sobre o login automático

É importante lembrar que o recurso de login automático no Google Chrome não é definitivo, ou seja, o Google ainda está testando a melhor forma de implantá-lo. Por conta disso, é possível que antes de ele se tornar oficial algumas mudanças sejam feitas pela empresa a fim de evitar situações como essas.

Apesar disso, nos termos de uso, o Google ressalta que essa situação pode comprometer a sua segurança e, por essa razão, pede a todos que redobrem a atenção. Ao sair de um serviço no qual você está logado, use o recurso de “deslogar” e não simplesmente feche a página.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
É hora de repensar o aprendizado

É hora de repensar o aprendizado

lancamentos-netflix-janeiro-2022

Veja os principais lançamentos da Netflix para janeiro de 2022

O mercado de Instituições Públicas potencializa os negócios de empresas de tecnologia

lancamentos-netflix-dezembro-2021

Veja os principais lançamentos da Netflix para dezembro de 2021

instagram-como-baixar-stories

Instagram: como baixar Stories de outras pessoas no PC

atalhos-windows-11

Windows 11: todos atalhos do teclado que você precisa conhecer

Inscreva-se na nossa

Newsletter