O que era para ser um recurso visando facilitar a vida dos usuários, acabou recebendo críticas de uma grande parcela das pessoas. Desde que implantou um recurso de login rápido em seu browser, os usuários têm se perguntado como desativar o login automático no Google Chrome.
Especialistas em segurança apontam que, embora a medida tenha boas intenções, na prática não é recomendado o uso dessa ferramenta, pois ela expõe os usuários a situações inseguras. Na prática, se você acessar algum serviço do Google com a sua conta, como o Gmail, automaticamente o navegador reconhece e faz o login também no Chrome.
O grande problema é que pessoas que dividem o computador com outros usuários podem ser surpreendidos com esses logins automáticos, uma vez que não há uma pergunta para o usuário se ele concorda ou não com isso. Nas versões anteriores do navegador sempre havia a consulta, mas ela foi retirada a partir da última atualização.
Felizmente, há como continuar usando o navegador sem ativar, necessariamente, esse recurso. Nesse artigo, vamos mostrar o passo a passo para que você possa fazer isso.
®GIPHY
Passo 01: Primeiramente, será preciso acessar a página de recursos experimentais do Google Chrome. Você pode fazer isso digitando o seguinte endereço no navegador:
chrome://flags/#account-consistency
Passo 02: ao teclar “Enter” e acessar a página, a primeira opção será a seguinte: Identity consistency between browser and cookie jar. \
É por meio desse recurso que o navegador ganhou o poder de gerenciar a entrada e saída em contas do Google, mesmo que o login seja feito em outro serviço que não o Google Chrome.
Passo 03: clique no botão “Default” para visualizar as demais opções.
No menu drop down que será aberto, localize a opção “Disabled”, a última da lista.
Passo 04: agora, clique no botão “Relaunch now” e aguarde o navegador ser reiniciado. Todas as abas e janelas serão fechadas.
No entanto, quando o software tornar a abrir, o recurso de login automático estará desabilitado.
É importante lembrar que o recurso de login automático no Google Chrome não é definitivo, ou seja, o Google ainda está testando a melhor forma de implantá-lo. Por conta disso, é possível que antes de ele se tornar oficial algumas mudanças sejam feitas pela empresa a fim de evitar situações como essas.
Apesar disso, nos termos de uso, o Google ressalta que essa situação pode comprometer a sua segurança e, por essa razão, pede a todos que redobrem a atenção. Ao sair de um serviço no qual você está logado, use o recurso de “deslogar” e não simplesmente feche a página.