5 novidades interessantes do navegador Google Chrome 64

O final do mês de janeiro marcou o lançamento da mais nova atualização do Google Chrome 64, o navegador mais utilizado da atualidade. A versão 64 do browser da Google está disponível para os sistemas operacionais Windows, MacOS e Linux e, além de melhorias de segurança, traz uma série de novidades bastante interessantes.

A ideia, segundo a empresa, é tornar a vida dos usuários mais fácil, especialmente quando se trata de navegar na internet de forma rápida e fluida. Segundo dados do StatCounter, o navegador da empresa é disparado o mais popular do mercado, com um market share de 56,31% em janeiro de 2018.

A distribuição da atualização já está em curso e todos os usuários devem receber os updates ao longo do mês de fevereiro. Vamos conhecer em detalhes quais são os recursos e novidades do Google Chrome 64.

1. Proteção contra o Spectre e o Meltdown

Nos últimos meses falhas graves de segurança atingiram a indústria de tecnologia. Por conta da vulnerabilidade de alguns sistemas, descobriu-se que milhões de usuários estavam expostos ao Spectre e ao Meltdown e, após o anúncio, uma verdadeira corrida foi iniciada por parte dos desenvolvedores visando reformular alguns softwares.

® GIPHY

No caso dos navegadores, e mais especificamente do Google Chrome 64, as correções adicionais foram feitas no motor V8 do JavaScript, que está presente no browser. A Google informa que, em um primeiro momento, alguns usuários podem até perceber uma queda de desempenho por conta disso, mas como a segurança vem em primeiro lugar, vale a pena mesmo assim fazer a atualização.

2. Bloqueio inteligente de pop-ups

Um dos recursos utilizados pelos desenvolvedores web que mais incomodam os usuários são os pop-ups. Falamos aqui daquelas janelinhas que pulam na frente do conteúdo quando você tenta acessar uma página. O Google Chrome já contava com recursos que impediam que essas janelas aparecessem, mas agora essa função está mais inteligente.

® Google

Segundo a companhia, agora o recurso impede que o usuário vá para outros sites quando acidentalmente houver um clique em links disfarçados de botão. A ideia é evitar com isso que muitas pessoas caiam em iscas de malwares, minimizando eventuais problemas que possam comprometer a segurança.

3. Menos redirecionamentos

Outro recurso amplamente utilizado na web é o redirecionamento de sites. Funciona quando você tenta acessar uma página e o desenvolvedor acaba jogando você para outra automaticamente. Esse recurso é válido em muitos casos, mas muitos se aproveitam para direcionar os usuários para páginas com malware.

® Google

Na nova atualização, páginas com códigos HTML maliciosos, os chamados iframes, serão em sua maioria impedidos de serem executados. A medida deve resultar também na diminuição no volume de acesso a sites como esse, ao menos via navegador Google Chrome.

4. Cancelamento do autoplay em vídeos

Outra situação bastante incômoda para quem navega e abre muitas abas no browser é o chamado autoplay. Ou seja, o som continua sendo executado em uma determinada página mesmo que ela esteja minimizada ou em segundo plano. Isso faz com que, muitas vezes, uma música comece a tocar “do nada” sem que você saiba de onde ela vem.

® Google

No Chrome 64 ficará mais fácil bloquear a reprodução automática de som. O autoplay agora poderá ser cancelado diretamente na barra de endereços ou, também, nas configurações do navegador.

5. Suporte a HDR

A sigla HDR diz respeito a High Dynamic Range (“Grande Alcance Dinâmico”, em tradução para o português). Trata-se de um recurso que permite otimizar o contraste nas imagens e em vídeos, resultado em imagens mais definidas. O Chrome 64 incorpora essa funcionalidade e promete imagens com uma coloração mais viva.

® GIPHY

Esse recurso, entretanto, estará disponível apenas para os usuários de Windows que estejam com a atualização “Windows 10 Fall Creators” e que tenham placa de vídeo e monitor compatíveis com essas funcionalidades.

Fonte(s): Google, Venture Beat, 9to5 Google e StatCounter

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
Mulher estudando na biblioteca da faculdade com um notebook Positivo.

Como escolher um notebook para levar para a faculdade?

Garota usando um tablet Positivo Vision 7 em local aberto.

8 pontos para levar em conta na hora de comprar um tablet

Mulher segurando um celular da Postivo com o logo do Pix aparecendo na tela.

Golpe do Pix: dicas para se proteger

Mulher usando um tablet Positivo Vision 7 para estudar com fones de ouvido.

Comprar um tablet para estudar vale a pena?

Mãe usando um tablet Positivo Vision 7 para brincar com sua filha.

Como escolhemos um tablet infantil para estudos e diversão?

Casal assistindo os lançamentos da Netflix para outubro de 2024 com uma caveira.

Confira os principais lançamentos da Netflix para Outubro de 2024

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.