5 novidades interessantes do navegador Google Chrome 64

O final do mês de janeiro marcou o lançamento da mais nova atualização do Google Chrome 64, o navegador mais utilizado da atualidade. A versão 64 do browser da Google está disponível para os sistemas operacionais Windows, MacOS e Linux e, além de melhorias de segurança, traz uma série de novidades bastante interessantes.

A ideia, segundo a empresa, é tornar a vida dos usuários mais fácil, especialmente quando se trata de navegar na internet de forma rápida e fluida. Segundo dados do StatCounter, o navegador da empresa é disparado o mais popular do mercado, com um market share de 56,31% em janeiro de 2018.

A distribuição da atualização já está em curso e todos os usuários devem receber os updates ao longo do mês de fevereiro. Vamos conhecer em detalhes quais são os recursos e novidades do Google Chrome 64.

1. Proteção contra o Spectre e o Meltdown

Nos últimos meses falhas graves de segurança atingiram a indústria de tecnologia. Por conta da vulnerabilidade de alguns sistemas, descobriu-se que milhões de usuários estavam expostos ao Spectre e ao Meltdown e, após o anúncio, uma verdadeira corrida foi iniciada por parte dos desenvolvedores visando reformular alguns softwares.

® GIPHY

No caso dos navegadores, e mais especificamente do Google Chrome 64, as correções adicionais foram feitas no motor V8 do JavaScript, que está presente no browser. A Google informa que, em um primeiro momento, alguns usuários podem até perceber uma queda de desempenho por conta disso, mas como a segurança vem em primeiro lugar, vale a pena mesmo assim fazer a atualização.

2. Bloqueio inteligente de pop-ups

Um dos recursos utilizados pelos desenvolvedores web que mais incomodam os usuários são os pop-ups. Falamos aqui daquelas janelinhas que pulam na frente do conteúdo quando você tenta acessar uma página. O Google Chrome já contava com recursos que impediam que essas janelas aparecessem, mas agora essa função está mais inteligente.

® Google

Segundo a companhia, agora o recurso impede que o usuário vá para outros sites quando acidentalmente houver um clique em links disfarçados de botão. A ideia é evitar com isso que muitas pessoas caiam em iscas de malwares, minimizando eventuais problemas que possam comprometer a segurança.

3. Menos redirecionamentos

Outro recurso amplamente utilizado na web é o redirecionamento de sites. Funciona quando você tenta acessar uma página e o desenvolvedor acaba jogando você para outra automaticamente. Esse recurso é válido em muitos casos, mas muitos se aproveitam para direcionar os usuários para páginas com malware.

® Google

Na nova atualização, páginas com códigos HTML maliciosos, os chamados iframes, serão em sua maioria impedidos de serem executados. A medida deve resultar também na diminuição no volume de acesso a sites como esse, ao menos via navegador Google Chrome.

4. Cancelamento do autoplay em vídeos

Outra situação bastante incômoda para quem navega e abre muitas abas no browser é o chamado autoplay. Ou seja, o som continua sendo executado em uma determinada página mesmo que ela esteja minimizada ou em segundo plano. Isso faz com que, muitas vezes, uma música comece a tocar “do nada” sem que você saiba de onde ela vem.

® Google

No Chrome 64 ficará mais fácil bloquear a reprodução automática de som. O autoplay agora poderá ser cancelado diretamente na barra de endereços ou, também, nas configurações do navegador.

5. Suporte a HDR

A sigla HDR diz respeito a High Dynamic Range (“Grande Alcance Dinâmico”, em tradução para o português). Trata-se de um recurso que permite otimizar o contraste nas imagens e em vídeos, resultado em imagens mais definidas. O Chrome 64 incorpora essa funcionalidade e promete imagens com uma coloração mais viva.

® GIPHY

Esse recurso, entretanto, estará disponível apenas para os usuários de Windows que estejam com a atualização “Windows 10 Fall Creators” e que tenham placa de vídeo e monitor compatíveis com essas funcionalidades.

Fonte(s): Google, Venture Beat, 9to5 Google e StatCounter

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
Mulher sorrindo e trabalhando com um notebook Positivo.

Como formatar notebook Positivo?

Vários teclados em uma lixeira.

Como descartar lixo eletrônico corretamente?

Mulher trabalhando no modelo home office na sala de sua casa.

Como escolher os equipamentos para home office?

lente de aumento sobre o título Google Tradutor aberto em um navegador da internet

10 truques do Google Tradutor que vão facilitar a sua vida

Mulher no banco de trás de um carro com o seu cachorro usando o novo serviço Uber Pet.

Uber Pet: descubra como usar para transportar seu animal de estimação

mulher tirando foto pelo smartphone

26 dicas para tirar boas fotos com o celular

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.