Como descobrir quantos aparelhos celulares estão conectados no Wi-Fi da sua casa nesse exato momento, você saberia dizer? Essa pode parecer uma pergunta simples, mas obter essa resposta utilizando as ferramentas padrão disponíveis no Android é um pouco mais complicado.
Saber quantos celulares utilizam a sua conexão é o primeiro passo no que diz respeito à segurança. Sua internet pode estar um pouco mais lenta em razão de espertalhões que podem usar a sua rede sem que você saiba. Por isso, nada melhor do descobrir qual é a situação antes de tomar as devidas providências.
Felizmente, para os usuários de Android há uma alternativa para descobrir essa informação. Trata-se do aplicativo Wi-Fi Monitor, disponível gratuitamente na Play Store. Portanto, comece fazendo o download do app para começarmos.
O Wi-Fi Monitor é um aplicativo que permite ao usuário descobrir dados como velocidade da conexão, informações sobre o roteador, intensidade do sinal e, também a quantidade de dispositivos que estão conectados a uma mesma rede. Essa é a forma mais fácil de descobrir se algum enxerido usando a sua rede.
Passo 01: Abra o aplicativo Wi-Fi Monitor.
Na tela inicial, você verá informações gerais sobre a rede na qual você está conectado.
Passo 02: Na aba “Conexão”, você tem acesso a informações como nome da rede, velocidade da conexão, canal e frequência.
Já na aba “Redes” é possível conferir a intensidade de sinal das redes próximas, descobrindo assim qual delas oferece o melhor sinal para conexão.
Passo 03: Uma informação similar é exibida em “Canais”, mas de forma gráfica: é possível observar os picos de intensidade de cada uma das conexões listadas em “Redes”.
Em “Intensidade” você tem acesso a um gráfico que mostra as oscilações da potência da rede ao longo do dia.
Passo 04: Já em “Velocidade” um gráfico com a velocidade em tempo real da rede na qual você está conectado é exibido.
Por fim, a última das guias é a que nos interessa. Ela se chama “Examinando” e ao selecioná-la são listados todos os dispositivos conectados à sua rede Wi-Fi.
Passo 05: Se você notar algo suspeito na lista, anote o endereço MAC, que aparece na coluna da esquerda, e bloqueie o uso desse dispositivo diretamente no seu roteador. Se alguém está se aproveitando da sua conexão sem que você saiba, a partir desse momento será automaticamente bloqueado.
Deixar que desconhecidos utilizem a sua rede pode resultar em uma série de problemas. Com um pouco mais de conhecimento técnico, eles podem ser capazes de acessar seus documentos pessoais salvos nos PCs e notebooks, além de comprometer a velocidade da sua conexão.
Pessoas mal-intencionadas podem até mesmo mudar a senha da sua rede e deixá-lo de fora – um transtorno que lhe dará uma boa dor de cabeça para resolver. É por essa razão que sempre que perceber algum comportamento suspeito você deve agir imediatamente.
Além de bloquear o acesso à rede via MAC, outra opção é a de mudar a senha do Wi-Fi. Ao reiniciar o roteador com as novas configurações, as conexões que estiverem se aproveitando dessa brecha automaticamente serão derrubadas e, com a mesma senha, não conseguirão mais fazer a autenticação no sistema.