como-descobrir-se-seu-computador-tem-bluetooth

Como descobrir se seu computador tem Bluetooth

Bluetooth é uma tecnologia que permite que dispositivos possam trocar informações e dados entre si de forma totalmente sem fio. Isso é ótimo porque, tendo um computador Bluetooth, não é mais necessário comprar ou guardar cabos USB para armazenar ou então enviar seus arquivos do seu PC.

Imagine que você viajou de férias com seu melhor amigo, e deseja passar todas as fotos que ele tirou no celular para o seu computador, mas nenhum dos dois está com um cabo USB em mãos. Fazer esse processo por Bluetooth é muito mais prático e rápido do que enviar os arquivos por e-mail ou então armazená-los no Google Drive ou outro armazenamento em nuvem como o Dropbox.

Além disso, existem atualmente no mercado uma vasta gama de produtos compatíveis com computadores, como mouses, teclados e fones de ouvido, que são totalmente sem fio, sendo conectados por Bluetooth. Por isso, saber se o seu computador possui essa tecnologia é fundamental.

Você com certeza não quer passar pela frustração de gastar dinheiro com aquele produto tecnológico de última geração, para apenas depois ver que o seu PC não possui Bluetooth para conectar o dispositivo, não é mesmo?

Apesar da maioria dos computadores recém lançados já contarem com essa tecnologia, não são todas as máquinas que possuem Bluetooth. Se você está em dúvida se o seu computador possui ou não esse recurso, vamos te ensinar como verificar isso. Venha com a gente!

Como descobrir se seu computador tem Bluetooth

Certificando-se que seu computador tem Bluetooth

O passo a passo para descobrir se o seu PC possui Bluetooth é rápido e fácil, não exigindo grandes conhecimentos técnicos de informática ou download de programas. Garantimos que você não precisará abrir a sua máquina para procurar o Bluetooth lá dentro.

No entanto, o processo muda conforme o sistema operacional que você utiliza. Por isso, separamos esse guia entre os softwares Windows, Linux e macOS (Apple).

Windows

Existem atualmente diversas versões de Windows, que acabam se diferenciando em alguns quesitos. No entanto, o processo de verificação de Bluetooth é o mesmo para todos os modelos do sistema operacional.

1. Na tela inicial do seu computador, abra o menu Iniciar, ou caso o seu teclado possua o botão Windows, clique nele e busque pela opção Gerenciador de dispositivos.
2. Clique na opção Gerenciador de dispositivos. No novo menu aberto, busque pela opção Bluetooth.
3. É muito provável que o Bluetooth esteja entre as primeiras opções. Caso você não tenha localizado essa opção, tudo indica que o seu computador não possui essa tecnologia.

Linux

1. Abra o terminal Linux do seu computador. Você pode fazer isso apertando as teclas Alt + Crtl + T do seu teclado ao mesmo tempo.
2. Digite este comando no terminal aberto: sudo lsusb |grep Bluetooth.
3. Caso o sistema solicite uma senha, digite sua senha de acesso e em seguida aperte o botão Enter.
4. O sistema irá te mostrar os resultados. Caso apareça o nome do adaptador Bluetooth e do seu fabricante, então o seu computador possui a tecnologia e você pode usá-la. Caso contrário, infelizmente a sua máquina não possui conexão com o dispositivo.

macOS

1. Na tela inicial do seu computador, abra o menu Apple e clique na opção Informações do Sistema.
2. Na janela que irá se abrir, clique na opção Relatório do Sistema.
3. Com a nova janela aberta, busque a seção Hardware.
4. Localize a palavra Bluetooth entre as diversas opções que irão aparecer. Caso essa opção não exista, então não é possível realizar conexões Bluetooth com o seu computador.

Conectando o dispositivo sem fio no computador

Caso você tenha comprado um dispositivo sem fio, e deseja conectá-lo ao seu computador com Bluetooth, basta seguir esse passo a passo.

1. Ligue o aparelho sem fio que você comprou.
2. No seu computador, abra a opção Bluetooth e certifique-se que a conexão esteja ligada.
3. É bem provável que o nome do seu aparelho sem fio apareça nas opções de dispositivos disponíveis para serem conectados. Caso ele não apareça, clique na opção Adicionar Bluetooth e faça o aparelhamento entre o seu computador e o aparelho.

Meu computador não tem Bluetooth, e agora?

Caso o seu computador não tenha Bluetooth, você não precisa se desesperar e procurar outra máquina com urgência. Existe uma alternativa mais barata e simples para que você consiga conectar dispositivos sem fio no seu PC.

Basta procurar na Internet ou em lojas de informática por um adaptador que seja compatível com o seu sistema operacional. Devido a sua popularidade, será mais fácil e acessível encontrar modelos que sejam utilizados com o Windows.

Possuindo um adaptador, basta apenas encaixá-lo na porta USB do seu computador e pronto, você poderá conectar teclados, mouses, fones e demais dispositivos sem fio que possuam conexão Bluetooth.

Gostou deste tutorial e de nossas dicas? Então não deixe de conferir os demais conteúdos do blog Positivo do Seu Jeito. Além de contar com instruções incríveis, você ficará por dentro das principais notícias e novidades do mundo da tecnologia. Seja bem-vindo e conte com a gente.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
Mulher sorrindo e trabalhando com um notebook Positivo.

Como formatar notebook Positivo?

Vários teclados em uma lixeira.

Como descartar lixo eletrônico corretamente?

Mulher trabalhando no modelo home office na sala de sua casa.

Como escolher os equipamentos para home office?

lente de aumento sobre o título Google Tradutor aberto em um navegador da internet

10 truques do Google Tradutor que vão facilitar a sua vida

Mulher no banco de trás de um carro com o seu cachorro usando o novo serviço Uber Pet.

Uber Pet: descubra como usar para transportar seu animal de estimação

mulher tirando foto pelo smartphone

26 dicas para tirar boas fotos com o celular

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.