Positivo do seu jeito

Dicas

Como enviar uma tabela de dados ao Excel a partir de uma foto

24 de junho de 2019

por: MKT Positivo

Transformar fotos de tabelas em planilhas editáveis. Esse sempre foi o sonho de muitos usuários e graças as atualizações mais recentes, agora há como enviar uma tabela de dados ao Excel a partir de uma foto.

O recurso está disponível na versão do Microsoft Excel para Android. A ideia é simples: graças à câmera do celular, um foto é capturada. As informações são interpretadas e os dados são convertidos em um planilha editável.

O conteúdo é salvo no One Drive. Depois, é só acessar as informações pelo PC e concluir a edição da planilha como você desejar. Nesse artigo vamos aprender o passo a passo de como utilizar esse recurso.

como-enviar-tabela-de-dados-ao-excel-a-partir-de-uma-foto
®GIPHY

Transformando fotos em tabelas editáveis no Excel

O Microsoft Excel é ainda hoje o principal aplicativo de planilhas do mercado. Disponível gratuitamente na Play Store, você pode baixa-lo por meio deste link. Se você ainda não o tem, baixe-o e instale-o antes de iniciar o passo a passo abaixo.

  • Passo 01: Abra o app Excel no seu smartphone Android. Em seguida, abra um documento qualquer ou crie uma nova pasta de trabalho.

como-adicionar-dados-excel-partir-foto-01

  • Passo 02: Toque na seta no canto inferior direito.

como-adicionar-dados-excel-partir-foto-02

  • Passo 03: Escolha “Inserir” e toque na opção “Dados de Imagem”.

como-adicionar-dados-excel-partir-foto-03

  • Passo 04: Se for a primeira vez que você utiliza esse recurso, autorize o app a ter acesso às informações da câmera.

como-adicionar-dados-excel-partir-foto-04

  • Passo 05: Agora, tire uma foto da tabela que deseja compartilhar. Faça os ajustes de enquadramento na imagem e toque em “Concluído”.

como-adicionar-dados-excel-partir-foto-05

  • Passo 06: A foto será processada em alguns segundos. Quando o processo terminar, escolha “Inserir”.

como-adicionar-dados-excel-partir-foto-06

  • Passo 07: O sistema utilizado pelo Microsoft Excel é bastante eficiente, mas ainda assim pode ser que alguns dados importados não sejam feitos de maneira precisa. Selecione a opção “Analisar” para checar se os textos e números capturados estão mesmo corretos.

como-adicionar-dados-excel-partir-foto-07

  • Passo 08: Por fim, salve a planilha. Você pode optar por salvá-la na nuvem, em serviços como o One Drive. Depois, acesse o conteúdo pelo PC e edite-o da maneira que desejar.

como-adicionar-dados-excel-partir-foto-08

Recurso é uma das novidades da Microsoft ao pacote Office

Para quem utiliza o Microsoft To-Do, agora é possível anexar arquivos e fotos às tarefas, tornando-as mais completas. As informações adicionadas via mobile ou desktop são enviadas para a nuvem e, depois de sincronizadas, podem ser acessadas a partir de qualquer lugar.

O Office ganhou ainda atalhos rápidos. Basta fazer o login com uma conta Microsoft pessoal ou de trabalho para ter acesso a links rápidos para utilização dos apps. Da mesma forma, os arquivos mais recentes também ficam disponíveis a um clique. O melhor de tudo é que essa tela pode ser personalizada.

A Microsoft aproveitou ainda para reforçar a segurança do seu pacote de aplicativos com um app chamado Microsoft Autenticador. Quando alguém acessa uma conta à qual seu endereço de e-mail está vinculado, uma notificação é enviada. Nesse momento, você pode conferir o acesso e tomar medidas para impedir a utilização, se necessário. Outra possibilidade é a de realizar verificações em duas etapas.