representação tecnológica da evolução do homo sapiens

Dia da Informática: relembre a evolução de tecnologias em 76 anos

15 de agosto é uma data muito especial: o Dia da Informática. Mesmo que você não seja um profissional ou um aficionado desta área, é preciso reconhecer que ela mudou a sua vida – muito mais do que você imagina. Praticamente todas as atividades que realizamos nos dias de hoje são dependentes, ou então sofrem influência, deste meio. O simples fato de você estar lendo esta matéria agora prova isso.

Patrick apontando para um computador para o Bob Esponja "nós temos tecnologia"

Curiosamente, neste ano também é celebrado o 76º aniversário do evento que deu origem a esta data: a criação do Electrical Numerical Integrator Analyzer and Computer (ENIAC). Você provavelmente nunca ouviu falar disso antes, mas esse dispositivo mudou a história da humanidade, sendo considerado o primeiro computador digital de grande escala.

Pensando nisso, que tal ficar por dentro das evoluções e mudanças vistas nos principais aparelhos que englobam o ramo da informática? Vamos lá!

Computadores

Quando falamos em informática, logo nos vem em mente um computador. Muito antes de nomes como Bill Gates e Steve Jobs imaginarem cada casa tendo uma unidade dessa máquina e no seu uso doméstico, cientistas e engenheiros já projetavam modelos gigantes para outras funcionalidades.

Pioneiro, o ENIAC ocupava uma sala de cerca de 170 m² e pesava 30 toneladas. Apesar de todos esses números, ele era capaz de processar apenas 5 mil operações por segundo. Mas lembre-se que estamos falando de quase 80 anos atrás.

mulher operando o computador ENIAC
Fonte: CNN Brasil.

A nível de comparação, o Summit, computador mais rápido da atualidade, consegue processar 200 quadrilhões de cálculos em apenas um segundo. Mas para isso, ele exige muito mais espaço do que o ENIAC – 520 m². Porém, computadores considerados comuns nos dias de hoje para o uso pessoal também deixam o ENIAC bem para trás. Um PC ou notebook que conte com um processador de 3 GHz é capaz de processar bilhões de operações por segundo.

Os avanços não foram vistos somente no poderio computacional, mas também na acessibilidade dessas máquinas. Na década de 1970, um computador comum da IBM custava cerca de 8 mil euros, uma verdadeira fortuna para a época. Hoje em dia, modelos mais simples são vendidos por preços bem menores, possibilitando que pessoas de diversas condições financeiras consigam usar essas máquinas.

Televisão

Na década de 1940 surgiu o primeiro modelo de televisão em massa, o RCA 630-TS. O aparelho, apesar de não ser nada portátil e exibir uma imagem muito ruim quando comparado aos modelos atuais, foi uma verdadeira revolução em comparação ao rádio da época.

Vale ressaltar que a primeira TV, além de custar US$350 dólares – muito dinheiro para aqueles dias – pesava 40 kg e tinha uma tela de apenas 10 polegadas. Por sorte, a tecnologia evoluiu e as próximas décadas foram marcadas por TVs cada vez maiores e com cores e imagens de melhor qualidade.

Além disso, é preciso destacar as mudanças que a televisão trouxe para diversos segmentos, como o jornalismo, por exemplo. Esses aparelhos influenciaram bilhões de pessoas ao redor do mundo ao mostrar tendências em diversos segmentos como música, cinema e esportes.

Televisão antiga em loop

Telefones e smartphones

Curiosamente, o conceito de telefones móveis surgiu na Segunda Guerra Mundial, quando a Motorola desenvolveu os walkie-talkies. Após o fim do conflito, o primeiro serviço de telefonia móvel comercial surgiu, mas foi preciso esperar quatro décadas até que um celular se tornasse realmente portátil.

Em 1983, a Motorola lançou o DynaTAC pela “barganha” de 4 mil dólares. Já em 2001, a Nokia inovou ao trazer o primeiro celular com câmera embutida, o Nokia 5510. Apesar do aparelho não fazer grande sucesso na época, os celulares evoluíram cada vez mais até se tornarem os smartphones de hoje – aparelhos que são praticamente essenciais para as mais diversas tarefas do nosso dia a dia, se tornando praticamente extensões de nosso próprio corpo. Vai me dizer que você consegue ficar um dia inteiro longe do seu aparelho?

Pierce, do desenho The Strange Chores, digitando em seu celular

Devemos mencionar ainda outras esferas que foram profundamente impactadas pela informática, como a economia, a comunicação, a política, a segurança e, é claro, a internet como a conhecemos hoje. Dessa forma, o Dia da Informática deve ser sempre celebrado, afinal ela mudou e tem mudado cada vez mais as nossas vidas.

Com isso em mente, confira as demais matérias do nosso blog para ficar antenado sobre tudo o que está acontecendo no mundo digital. Temos dezenas de tutoriais e informações sobre os mais variados temas que lhe serão úteis.

Fonte(s):

Tecmundo.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
Mulher deitada no sofá assistindo os lançamentos da Netflix em seu tablet.

Confira os principais lançamentos da Netflix para Abril de 2024

Imagem em 3D de uma mulher em pé utilizando novas tecnologias de realidade aumentada para trabalhar.

Como as tecnologias emergentes impactam o mercado

Robô desenhando fazendo alusão à criação de imagens por meio de Inteligência Artificial.

Guia prático para criar imagens no ChatGPT

Garota sorrindo e piscando um olho enquanto aponta para a câmera de um jeito divertido, como quem está dando uma dica.

6 extensões úteis para usar no Google Drive

Bateria carregada em 3D.

Indicador de saúde da bateria pode chegar ao Android

Mulher contando segredo sobre os mitos da tecnolgia que todo mundo já caiu.

6 mitos sobre tecnologia que muita gente já caiu

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.