Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

aprenda-como-verificar-a-velocidade-ram-em-computadores-com-windows-10

Aprenda como verificar a velocidade RAM em computadores com Windows 10 ou 11

A quantidade de memória RAM disponível no PC pode interferir no desempenho de softwares e ferramentas do sistema. Os usuários precisam se atentar para verificar a velocidade na qual elas estão trabalhando para evitar problemas maiores. Se você é usuário comum ou trabalha com softwares pesados, fique atento à memória do PC. Pensando nisso, preparamos um artigo onde mostramos como verificar a velocidade RAM do computador. 

Muitos usuários desconhecem que pentes de memória são itens de hardware muito importantes para o funcionamento do PC. Em muitos casos, as pessoas tendem a achar que esse upgrade é simples e pode ser realizado sem qualquer conhecimento técnico do assunto.

Uma memória RAM conta com diferentes tecnologias e pode apresentar diferentes conexões com a placa mãe. Sem o conhecimento básico sobre elas, o usuário pode adquirir pentes que não encaixam no PC ou que funcionam de forma incorreta, o que pode provocar problemas de desempenho do sistema. 

Existem três maneiras de verificar a velocidade RAM de um computador. Mas antes de apresentar essas opções, vamos falar mais sobre os problemas que um pente de memória errado pode causar ao seu PC. 

Problemas com velocidades diferentes em pentes de memória RAM

Assim como os computadores são diferentes, as memórias também não são iguais. Nos dias de hoje, os pentes de RAM mais comuns são 2.400 MHz e 3200 MHz. Os upgrades de memória, entretanto, podem causar alguns problemas que muitos usuários desconhecem. Quando o PC conta com duas memórias, uma de 2.400Mhz e outra de 3.200 Mhz, um problema acontece.

O computador vai equiparar as memórias e definir que o valor mais baixo será o padrão de funcionamento. Sendo assim, o usuário pode se decepcionar quando descobrir que a melhoria de desempenho que buscou não será alcançada. Percebe como é importante conhecer mais sobre a memória que está instalando em seu PC?

aprenda-como-verificar-a-velocidade-ram-em-computadores-com-windows-10

Mas não é só isso. Quando o upgrade de RAM é realizado com um pente de frequência inferior ao instalado, haverá perda na velocidade de transferência de dados. Imagine gastar seu suado dinheiro com uma peça e perceber que copiar arquivos grandes para outro ponto do PC ou para um HD externo se tornou algo demorado. Faça um upgrade usando pentes com a mesma frequência para evitar esses problemas.

Verifique o adesivo da memória RAM

Todos os pentes de memória RAM apresentam um adesivo onde é possível consultar suas velocidades. Sendo assim, é possível abrir o computador, remover a memória e verificar essa informação rapidamente. Muito cuidado. Se você não tem o conhecimento técnico necessário, chame um profissional para evitar problemas maiores.

Outro ponto que é preciso ficar atento. Os diferentes fabricantes de RAM tendem a mostrar a velocidade do pente de maneira diferente e a localização desse dado pode variar a depender da peça que esteja consultando.

Verificando a velocidade de uma memória instalada através do gerenciador de tarefas do Windows

Uma opção mais prática e que não exige abrir o computador pode ser melhor para você? O gerenciador de tarefas do Windows, também conhecido como Task Manager, é uma ferramenta nativa que permite listar ações que devem ser realizadas no computador. Esse software também permite monitorar todos os programas abertos e aqueles que rodam em segundo plano.

Ele pode ser utilizado para verificar a velocidade dos pentes de memória de forma simples e prática. Vamos aos passos.

Passo 1. Repouse o ponteiro do mouse sobre o Menu Iniciar. Ele é aquele símbolo do Windows localizado no canto inferior esquerdo da tela. No Windows 11, você pode usar o atalho Win + X;

Passo 2. Clique sobre a opção “Gerenciador de tarefas” e aguarde alguns instantes até que a ferramenta inicie;

Passo 3. Nesse momento, clique sobre a aba “Desempenho”, localizada no menu suspenso;

Passo 4. Selecione a opção “Memória” no painel que fica na parte esquerda da tela;

Passo 5. A informação que queremos está em “Velocidade”. Essa região apresenta qual a velocidade padrão da memória RAM de seu computador.

Verificando a memória RAM através do prompt de comando do Windows

Outra opção que não demanda abrir o computador é usar o prompt de comando. Através da ferramenta nativa do Windows, qualquer usuário pode verificar a velocidade dos pentes de memória RAM. O procedimento, entretanto, necessita do uso de códigos específicos. Portanto, é imprescindível seguir os passos com o máximo de atenção. Vamos ao procedimento.

Passo 1. Abra o Menu Iniciar e, na barra de buscas, digite o comando “cmd”, sem as aspas;

Passo 2. Digite o comando abaixo e, em seguida, pressione a tecla “Enter” do teclado:

wmic memorychip get speed

Passo 3. Aguarde alguns instantes até que a informação sobre a velocidade da memória surja na tela.

Gostou da dica? Então não deixe de acessar o portal Positivo do Seu Jeito para conhecer nossos tutoriais, análises de softwares e notícias quentes sobre o mundo da tecnologia. Use também a nossa barra de buscas para encontrar soluções para seus problemas em dispositivos móveis, computadores, softwares, redes sociais e mensageiros online.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
lancamentos-netflix-dezembro-2021

Veja os principais lançamentos da Netflix para dezembro de 2021

o-que-e-metaverso

O que é metaverso e por que as grandes empresas de tecnologia estão investindo nisso?

Positivo é uma das marcas mais lembradas no Folha Top of Mind

Positivo é uma das marcas mais lembradas no Folha Top of Mind

rg-online-rio-de-janeiro-como-fazer

Identidade Digital: como fazer o RG online no Rio de Janeiro

OneDrive deixará de funcionar no Windows 7, Windows 8 e Windows 8.1

OneDrive deixará de funcionar no Windows 7, Windows 8 e Windows 8.1

black-friday-dicas-evitar-golpes

Black Friday: 8 dicas para evitar golpes em compras online

Inscreva-se na nossa

Newsletter