Positivo do seu jeito

Dicas

Aplicativo para fazer figurinhas no WhatsApp: 7 melhores apps para criar stickers no mensageiro

25 de Março de 2021

por: MKT Positivo

Desde que foram incorporadas ao mensageiro, as famosas “figurinhas do WhatsApp” se tornaram um grande sucesso. Porém, embora todo mundo saiba como usá-las, nem todos têm um aplicativo para fazer figurinhas no WhatsApp.

Já que o WhatsApp, ou mesmo o Facebook, proprietário do WhatsApp, não fornece nenhuma ferramenta oficial para isso, os desenvolvedores se encarregaram de popular a loja de aplicativo com dezenas de apps com essa finalidade.

Nesse artigo, selecionamos os 7 melhores apps para criar stickers para WhatsApp.

1. Sticker Studio

A primeira sugestão da nossa lista é o app Sticker Studio. Simples de ser utilizado, ele permite que o usuário crie até 10 pacotes de figurinhas, sejam elas a partir de fotos tiradas com a câmera ou salvas na biblioteca.

A usabilidade do software é bastante simples: basta fazer o recorte na foto como desejar e salvá-la no pacote. Não é possível importá-las individualmente para o WhatsApp, por isso inclua o máximo de imagens que puder em um pacote antes de fazer isso.

Conheça o app Sticker Studio para Android

2. Sticker Maker

Outro app com boas avaliações na Play Store é o Sticker Maker. Em linhas gerais seu visual e sua utilização são similares às do Sticker Studio. Porém, aqui há limite de 30 figurinhas por pacote – a importação para o WhatsApp ocorre sempre em pacotes.

Um dos itens que vale destacar é a forma como os stickers já criados são organizados. A galeria listada pelo app torna simples a localização das imagens e você pode incluir ou excluir figurinhas do pacote sempre que desejar.

Conheça o app Sticker Maker para Android

3. Sticker Make for WhatsApp

Um dos diferenciais do Sticker Make for WhatsApp é o fato de que ele conta com uma ferramenta que faz recortes automáticos em certas imagens. Para isso, é preciso que elas tenham um fundo de cor única.

O aplicativo é compatível com imagens nos formatos JPG, PNG e WEBP e traz ferramentas para adição de textos, emojis e bordas aos adesivos. Outra vantagem é o fato de que as imagens utilizadas podem ser salvas à parte, podendo ser reaproveitadas para a criação de outros stickers.

Conheça o app Sticker Make for WhatsApp para Android

4. Wemoji

Outro app gratuito que está entre os mais populares dessa categoria é o Wemoji. Ele é um dos editores de stickers mais simples e práticos disponíveis para Android e permite a criação de figurinhas em apenas quatro passos.

Abra o aplicativo, importe a foto que desejar e faça o recorte. Adicione textos ou emojis, se desejar. Em seguida, salve a figurinha no pacote de stickers e importe-o para o WhatsApp. Simples, prático e grátis, sem complicação.

Conheça o app Wemoji para Android

5. Stickers for WhatsApp

Mais uma opção da nossa lista é o ótimo Stickers for WhatsApp. Ele se destaca pelo fato de não só permitir a criação de figurinhas, mas também pelas ferramentas que oferece.

Você pode, por exemplo, criar stickers utilizando uma ferramenta de escrita à mão livre. Imagens com fundo transparente podem ser recortadas automaticamente. Não há limites no número de pacotes que podem ser criados. Por fim, há dezenas de emojis e desenhos que podem ser utilizados para combinar com as suas fotos.

Conheça o app Stickers for WhatsApp para Android

6. Sticker Maker da Stickify

O nome pode ser igual, mas esse Sticker Maker é desenvolvido pela empresa Stickify. Com uma interface bem convidativa, o app permite importar as suas fotos preferidas, recortar o fundo delas e aplicar uma série de efeitos aos seus stickers personalizados.

Algumas das decorações disponíveis são emojis customizados, bem como óculos, adesivos e uma série de enfeites divertidos que vão animar ainda mais o seu pack para o Whats.

Depois de salvar o seu sticker, é só adicioná-lo a um pack e compartilhar com o WhatsApp. Um ponto legal é a facilidade de compartilhamento, feita por meio de links. Assim, todos os seus amigos podem usufruir do seu pack e se divertir no grupo!

Conheça o app Sticker Maker da Stickify para Android

7. Sticker.ly

Encerrando a nossa lista, temos o Sticker.ly. Esse é um dos apps de criação e gerenciamento de packs de figurinhas para o WhatsApp mais conhecidos da Google Play Store. Seu funcionamento é bem simples: você cria um pack personalizado, escolhe quais as imagens deseja para ele e as edita em seguida.

Há ferramentas para a remoção manual do plano de fundo, mas o destaque é a limpeza automática, que geralmente reconhece bem o cenário. Em termos de embelezamento, infelizmente vocÊ só contará com opções para adicionar textos coloridos.

Contudo, apesar das suas limitações, o Sticker.ly também traz uma vasta seleção de memes e figurinhas prontas para você adicionar à sua biblioteca do WhatsApp.

Conheça o app Sticker.ly para Android

Como acessar e mandar figurinhas no WhatsApp?

Depois de compartilhar o seu Pack de figurinhas personalizadas com o WhatsApp, abra uma conversa e selecione o campo de texto. Você verá o teclado aparecendo automaticamente na parte de baixo da tela.

Depois, dê um toque na figura do Emoji que está ao lado do campo de escrita. Por fim, na parte mais baixa da tela, selecione a terceira opção, que lembra um adesivo. Todos os seus packs de stickers (personalizados ou prontos) estarão ali para você. Para enviar dê um toque na figurinha desejada!

Dicas para você criar figurinhas incríveis para o WhatsApp

A diversão de uma figurinha depende do contexto, do seu significado para quem está no grupo. Contudo, existem algumas dicas que você pode seguir para conseguir um resultado ainda melhor com os seus packs de figurinhas.

Para criar stickers em formatos recortados e com fundo transparente, o ideal é escolher fotos com um plano de fundo mais chapado, sem tantas informações. Isso facilitará o trabalho dos softwares na hora de fazer o reconhecimento automático do cenário. Se você pretende fazer o recorte manualmente, use e abuse das ferramentas de zoom e de rotação da imagem para conseguir se livrar dos pontos mais difíceis.

Caso prefira, outra dica é trabalhar as imagens que serão transformadas em figurinhas em programas específicos para a edição de imagens. Há diversas opções poderosas e gratuitas, a exemplo do Google Photos, Snapseed e Fotor Photo Editor, todas elas disponíveis na Google Play Store.

Siga as dicas de quem entende

Em sua página sobre figurinhas, o WhatsApp traz ainda algumas recomendações sobre os tamanhos das fotos e das bordas. Os primeiros detalhes aos quais você deve se atentar é que todas as figurinhas precisam necessariamente:

  • – Ter resolução de 512 x 512 pixels
  • – Ter fundo transparente
  • – Ter tamanho máximo de 100 KB

Os programas que listamos acima fazem todas essas adaptações automaticamente, mas nem sempre produzem os melhores resultados. Por isso é importante testar diferentes opções de apps e configurações.

Mas a dica mais importante é nunca deixar uma borda vazia muito grande na sua imagem. Como as figurinhas já são pequenas, o ideal é aproveitar todo o espaço para torná-las mais visíveis e maiores na tela do chat. O Facebook recomenda algo em torno de 16 pixels de borda vazia, como mostrado abaixo, na imagem da esquerda:

A última dica é adicionar uma borda branca (código hexadecimal #FFFFFF) em torno de toda a figurinha. Isso dará mais destaque para ela e aumentará sua legibilidade, independentemente do plano de fundo que você estiver utilizando no mensageiro.

Seguindo essas dicas, você estará pronto para criar figurinhas incríveis no WhatsApp. Depois, é só disparar nos grupos e compartilhar o resultado com os amigos. Diversão garantida!