Por várias razões, é preciso que em algum momento você saiba como fazer para formatar o celular. Seja por conta de algum problema ou mesmo para vender o aparelho, apagar os dados gravados nele e restaurar as configurações de fábrica é um procedimento importante.
Fazer isso é bastante simples, como você verá nesse tutorial. No entanto, vale o alerta de que antes de formatar o aparelho é essencial que você faça um backup dos conteúdos que não deseja perder. Fotos e vídeos, por exemplo, são apagadas por completo quando esse procedimento é executado. Portanto, programe-se para salvar primeiro todos os arquivos de que vai necessitar.
Esse procedimento que vamos destacar abaixo é válido para qualquer aparelho Android. Em alguns modelos, os nomes das funções podem variar um pouco, mas em linhas gerais o passo a passo é exatamente o mesmo.
Passo 01: primeiramente, toque sobre o app “Configurações”.
Passo 02: dentro dele, localize a opção “Contas”.
Passo 03: depois, localize e selecione a sua conta Google e toque no ícone de três pontinhos, localizado no canto superior direito da tela.
Passo 04: nas opções que serão exibidas, escolha “Remover conta”.
É possível que seja solicitada a sua senha de acesso à conta ou mesmo a confirmação via impressão digital. Essa medida é tomada para evitar que pessoas mal-intencionadas apaguem a sua conta sem a sua autorização.
Passo 05: agora, retorne novamente à primeira tela do app “Configurações”.
Passo 06: nela, procure pela opção “Fazer backup e redefinir”.
Passo 07: depois, toque em “Configuração original” e, na sequência, em “Redefinir telefone” ou “Configuração original”.
Novamente, reforçamos: ao ativar esse modo, o seu celular voltará às configurações originais de fábrica, exatamente como quando você o tirou da caixa pela primeira vez. Isso significa que todos os seus arquivos bem como as configurações personalizadas serão apagadas.
Passo 08: para confirmar a ação, toque em “Apagar tudo” e aguarde.
Depois que o processo de formatação for concluído, o celular será reiniciado. Você terá que configurar novamente o aparelho com uma conta Google e baixar os aplicativos que deseja utilizar.
São várias as razões que podem levar um usuário a querer formatar um celular. Ao fazer isso antes de vender ou repassar o aparelho para outra pessoa, por exemplo, você garante que os seus dados pessoais não serão acessados por desconhecidos.
Além disso, muitas vezes os smartphones acumulam arquivos inúteis com o passar do tempo, arquivos esses que mesmo apps de limpeza acabam não removendo. A formatação é uma maneira garantida de fazer com que eles sejam apagados e é comum vermos celulares funcionarem melhor depois de passar por esse processo.
Por fim, eventuais problemas com o sistema operacional podem ser corrigidos após a formatação e o posterior download de atualizações “limpas” de software.