hacker fazendo ciberataques

Proteja-se! Ciberataques a dados bancários cresceram 141%

Aplicativos bancários, serviços de pagamentos, cartões de débito/crédito virtual, Pix, Open Finance. O dinheiro e a forma que lidamos com ele estão cada vez mais digitais. Infelizmente, as ações dos criminosos também. Se antigamente era preciso cuidar com batedores de carteira, hoje é necessário ter a mesma prudência ao utilizarmos a internet em relação às finanças.

Bancos e demais instituições do setor financeiro estão entre os principais alvos de ciberataques no Brasil, segundo uma análise feita pela Apura, empresa especializada em segurança na web. O estudo ainda mostrou que ataques hackers cujo alvo eram dados bancários cresceram 141% em 2021.

Ao que tudo indica, os esforços dos criminosos serão cada vez maiores, visto que a população tende a usar cada vez mais aplicativos e demais meios digitais em relação às suas finanças – ir a uma agência bancária ou usar dinheiro em papel estão se tornando coisas do passado. Devido a isso, saber como se proteger desses ciberataques é fundamental. Confira abaixo as principais formas usadas pelos hackers para atingir suas vítimas e como você pode ficar a salvo delas.

Ciberataques mais usados na atualidade

Golpe do funcionário do banco

Um dos golpes mais aplicados atualmente. Nele, o criminoso entra em contato, seja por e-mail, ligação ou WhatsApp, e afirma ser um funcionário do banco onde essa pessoa tem conta para informar que algo grave ocorreu. Para conseguir a confiança da vítima, o golpista confirma alguns dados bancários que são públicos ou foram obtidos através de outros meios ilegais.

Gerando o senso de emergência na vítima, o criminoso pede algumas ações para que o suposto problema seja resolvido, sendo as principais: envio de valores via Pix para a regularização de cadastro, informe a senha da conta bancária ou dados de cartão de crédito.

rafael portugal dizendo não caiam nesse golpe em vídeo do porta dos fundos

Golpe do WhatsApp

Outro golpe muito conhecido é o do WhatsApp, feito quando hackers conseguem clonar a conta de um usuário no mensageiro. Ao fazer isso, os criminosos começam a enviar mensagens para os contatos deste usuário, relatando que precisam de dinheiro emprestado para alguma emergência.

Se valendo da boa-fé das pessoas, afinal, quem não emprestaria dinheiro para um filho ou amigo que está em apuros? Esses hackers têm conseguido enganar milhares de pessoas no país.

Golpe do e-mail falso

Um dos ciberataques mais ardilosos e bem montados pelos hackers. Nele, é enviado um e-mail falso para clientes de um determinado banco, simulando o aviso ou contato dessa instituição. Neles, é dito que o indivíduo está com alguma situação ou cadastro irregular, sendo necessário entrar em suas contas para resolver o problema.

Ao clicar no link disponibilizado pelos golpistas, as vítimas acabam infectando seus dispositivos com um vírus ou ransomware. Além disso, elas podem ser encaminhadas para algum site falso que aparenta ser o da instituição bancária, e ao inserir os dados de sua conta, acabam revelando-os para os criminosos.

Golpe do cartão clonado

O cliente de um banco recebe uma ligação de um criminoso se passando por um funcionário da instituição, afirmando que o seu cartão de crédito foi clonado. Ao causar pânico na vítima, o golpista consegue convencê-lo a confirmar os dados do seu cartão para que ele seja “bloqueado”.

Como se proteger desses ciberataques

Utilize apenas aplicativos bancários como base

A grande maioria dos bancos já usa seus respectivos aplicativos mobile como maior fonte de comunicação e envio de informações aos seus clientes. Dessa forma, leve em consideração somente as solicitações pedidas pelo banco via o app, e não por e-mail, ligação, SMS ou WhatsApp.

Porém, certifique-se de realizar o download dos aplicativos do seu banco em uma plataforma de confiança, como a Apple Store ou Google Play Store, e não através de links encontrados na internet. Mantenha esses apps sempre atualizados, pois as novas atualizações sempre vêm com correções de bugs e com melhorias de segurança em seu sistema.

Entre você em contato com o banco

Recebeu um e-mail ou ligação informando que algo aconteceu na sua conta e que você precisa realizar algo? Ligue para a sua agência ou entre no chat de atendimento ao cliente do aplicativo do banco para certificar se algo realmente ocorreu ou se foi apenas mais uma tentativa de golpe.

Proteja o acesso aos seus aplicativos

Usar aplicativos bancários é bom, mas proteger o acesso a eles é ainda melhor. Sempre que possível, habilite a autenticação de dois fatores para o acesso desses app. Além disso, é importante não esquecer de sair da conta nos dispositivos sempre que terminar suas atividades. Assim, caso alguém consiga roubar o seu celular, o ladrão não conseguirá ter acesso a sua conta.

senha muito difícil no celular

Use um cartão virtual para compras online

Alguns bancos oferecem a criação de um cartão totalmente virtual para as compras online. Assim, há mais segurança ao informar os dados desse cartão na hora de concretizar uma conta, sabendo que os dados do cartão original não correm o risco de caírem nas mãos de um hacker.

Por fim, queremos ressaltar que o nosso intuito não é desestimular o uso de recursos bancários via internet. Pelo contrário, acessar e usar a sua conta digital oferece muito mais conforto e praticidade do que ir à uma agência bancária. Porém, é necessário tomar os cuidados que listamos acima e ficar atento para não se tornar mais uma vítima de ciberataques.

Para receber mais dicas de como se proteger na internet, acesse o nosso blog. Conte conosco para navegar na web e utilizar aplicativos e sites de forma mais segura.

Fonte(s): 

Consumidor Moderno, iDinheiro e Mundo Conectado

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