Positivo do seu jeito

Dicas

Como fazer vídeos ao vivo com o novo recurso de “Stories” do Twitter

25 de Abril de 2019

por: MKT Positivo

Em uma tentativa de acirrar a competição com redes sociais mais populares, como o Instagram e o Facebook, o microblog está disponibilizando para os usuários uma ferramenta similar ao “Stories”, de forma que agora há como fazer vídeos ao vivo no Twitter.

A novidade já está presente na maioria dos smartphones cujo aplicativo do Twitter foi atualizado para a versão mais recente. Nesse artigo, vamos aprender como utilizá-lo para que você possa tirar proveito de tudo aquilo que a ferramenta oferece.

®GIPHY

Como fazer vídeos ao vivo no Twitter

Antes de tudo, é conveniente lembrar que as transmissões de vídeo consomem mais dados do seu celular. Portanto, se você estiver com um pacote de dados limitado, talvez seja melhor aguardar e se conectar em uma rede Wi-Fi ao invés de utilizar o 3G ou 4G:

  • Passo 01: No aplicativo Twitter, deslize o dedo da direita para a esquerda. O recurso de câmera será imediatamente ativado.

 

  • Passo 02: Em seu primeiro acesso, toque em “Continuar” para conceder ao aplicativo acesso à câmera, às mídias e ao microfone.

  • Passo 03: Por padrão, a tela inicial da câmera é o recurso “Capturar”. Ele serve para tirar fotos. Na parte superior há dois botões: ativar/desativar flash e alternar entre a câmera traseira e frontal. Após capturar uma foto, campos para inclusão da legenda e da localização são exibidos.

  • Passo 04: Ao tocar no botão da paleta de cores é possível mudar a cor de fundo sobre a qual a legenda aparece. Ao concluir o texto, toque em “Tweetar”.

  • Passo 05: E para gravar vídeos? É simples. Basta manter o botão de captura pressionado. Após a conclusão da gravação, as mesmas opções listadas acima aparecem.

  • Passo 06: Por fim, há como fazer transmissões ao vivo. Na tela inicial, toque sobre a opção “Ao vivo”, localizada na parte inferior da tela.

A diferença aqui é que a localização e a legenda são inseridas antes da gravação. Basta tocar no botão “Entrar ao vivo” para começar a transmissão.

  • Passo 07: Para encerrar uma transmissão, toque sobre o botão “Parar”, no topo da tela, e depois confirme a ação tocando sobre “Parar transmissão”.

  • Passo 08: Por fim, é importante destacar que ao final de uma transmissão são liberadas ferramentas para que você veja as estatísticas relacionadas ao vídeo que acabou de transmitir. Para isso, toque em “Ver Estatísticas”.

Briga pelo vídeo cada vez mais acirrada

Não é nenhum segredo que a principal aposta da maioria das redes sociais é a de aumentar as transmissões em vídeo. Depois de o Facebook adotar, essa estratégia, visando competir diretamente com o YouTube, foi a vez do Instagram incorporar recursos como o Stories e o IGTV.

A tentativa do Twitter é similar. Embora seja uma das redes sociais mais relevantes no mundo, quando o assunto é vídeo a preferência dos usuários ainda é pelas concorrentes. Muito disso se deve ao fato de que a ferramenta Periscope, que já existia há um bom tempo integrada ao Twitter, nunca foi nenhum primor para as transmissões.

Com o recurso completamente integrado ao microblog, a expectativa é que passemos a ver mais lives dos usuários. As lives terão ainda destaque na transmissão, com notificações informando os seus seguidores para que eles possam prestigiar o conteúdo ao vivo.

Agora que você já aprendeu como fazer vídeos ao vivo no Twitter, você tem à disposição mais um canal de distribuição das suas lives!

CADASTRE-SE PARA FICAR POR
DENTRO DAS NOVIDADES DA POSITIVO.