Infelizmente, nem todos os formatos de vídeo são suportados pelo player nativo que vem embarcado no Windows 10. A ideia da Microsoft é oferecer aos usuários um aplicativo que suporte os principais formatos, mas sempre há as exceções.
Então como reproduzir vídeos não suportados no Windows 10? O melhor caminho é mesmo recorrer a um player alternativo, desenvolvido por outras empresas.
Nesse artigo, indicaremos algumas das principais opções e mostraremos como torná-los o player padrão para que você nunca mais tenha problema com vídeos de nenhum formato.
Para ter acesso a um player que suporte o maior número possível de formatos de arquivo, há boas opções às quais recorrer. A principal delas é sem dúvida o VLC Media Player. Tradicional, o app gratuito é sinônimo de player de vídeo no Windows e já há pelo menos uma década figura na lista dos mais baixados.
Se você quer uma alternativa ao VLC Media Player, então experimente o MPV. Ele é uma opção também para usuários de Linux. Uma das suas principais vantagens é o fato de que ele é portátil. Ou seja: você não precisa tê-lo instalado no PC: basta baixá-lo e colocá-lo em um pen drive.
Por fim, uma terceira alternativa à qual vale a pena recorrer é o PotPlayer. Ele se destaca pelo fato de oferecer muitas opções de customização e por ter um pequeno, mas poderoso editor de vídeos embutido. Você pode personalizá-lo modificando completamente as cores ou utilizando um tema específico.
Como já mencionamos, o player de vídeo do Windows 10 é o padrão para execução de qualquer formato de arquivo, mas ele tem as suas limitações. Se você optar por qualquer um dos players acima ou mesmo um outro que não esteja nessa lista, o ideal é torná-lo padrão. Qualquer um deles deve resolver 95% dos seus problemas.
Passo 1: No Menu Iniciar, clique em “Configurações”.
Passo 2: Em seguida, vá em “Apps”
Passo 3: Depois, em “Apps padrão”. Nesta aba, procure pelo player de vídeo padrão. Clique sobre ele para ter acesso à lista de opções. Escolha o seu novo player para torná-lo padrão.
Mesmo os players de vídeo que recomendamos não são capazes de executar 100% dos formatos de vídeo existentes. Isso ocorre pelo fato de que há cada dia novos formatos e atualizações de formatos antigos são disponibilizados. Provavelmente, nunca teremos um player perfeito. Porém, há como contornar esse problema também.
O melhor a se fazer é baixar um pacote respeitável de codecs, como o K-Lite Codec Pack. Os codecs são como uma espécie de extensão para os players, permitindo que executem formatos de vídeo que não estão orginalmente em sua base de dados. O pacote do K-Lite é um dos mais completos do mercado e os desenvolvedores de formatos de vídeo se preocupam em enviar para a plataforma suas atualizações.
Com essas soluções, é pouco provável que algum vídeo não rode no seu PC. A combinação VLC Media Player e K-Lite Codec Pack é praticamente imbatível.
****
Você pode encontrar mais dicas como essa acessando o portal Positivo do Seu Jeito. Use nossa barra de busca para encontrar soluções para problemas em smartphones, em computadores, em softwares ou aplicativos. Estamos aqui para te ajudar!