Positivo do seu jeito

Dicas

Como usar o Modo Escuro em celulares com Androids antigos

23 de novembro de 2019

por: MKT Positivo

A partir da versão 10 o sistema operacional Android ganhará de forma nativa o recurso Modo Escuro. Porém, há compatibilidade nativa será apenas com os aparelhos novos. Será que há como usar o Modo Escuro em um celular com Android antigo?

A resposta, felizmente, é positiva. Entretanto, para isso será preciso recorrer a softwares de terceiros e a outras alternativas. Nesse artigo, mostramos o passo a passo de como fazer isso em versões anteriores ao Android 10 – que, por sinal, são as mais utilizadas na atualidade.

como-usar-modo-escuro-em-celular-android-antigo
®GIPHY

Utilizando o Modo Escuro em versões Android mais antigas

Se não há como fazer isso de forma nativa, então podemos recorrer a aplicativos de terceiros, como é o caso do Dark Mode, disponível gratuitamente na Play Store. Ele pode ser utilizado em qualquer versão do Android a partir da 4.1.

Passo 01: Baixe e instale o aplicativo Dark Mode.

como-usar-modo-escuro-em-celular-android-antigo

Passo 02: Em seguida, abra o app e marque a opção “Night Mode”.

como-usar-modo-escuro-em-celular-android-antigo

Simples assim. A mudança será aplicada à grande maioria dos seus apps. Outra alternativa dentro do app é utilizar o modo “Auto”, que alterna entre o “Night Mode” e o “Day Mode” de acordo com a hora do dia.

E se o Dark Mode não funcionar?

São pequenas as chances de que isso ocorra, pois o app Dark Mode é considerado bastante estável e está muito bem avaliado pelos usuários na Play Store. Entretanto, há ainda alternativas a ele que podem resolver o problema do usuário da mesma forma.

Uma das opções é o Twilight. Trata-se de um app gratuito, mas com anúncios. Além de oferecer o recurso de tela escura ele também inclui a função de filtro azul, entre outros.

Passo 01: Baixe e instale o app Twilight.

como-usar-modo-escuro-em-celular-android-antigo

Passo 02: Abra o aplicativo e configure manualmente cada um dos itens: “Temperatura da Cor”, “Intensidade” e “Opacidade da Tela”. Quanto menores forem os percentuais, mais escuras e menos intensas as cores de fundo serão.

como-usar-modo-escuro-em-celular-android-antigo

Passo 03: É possível definir ainda a hora exata do pôr e do nascer do sol – um período no qual é possível configurar o aparelho para exibir configurações específicas de cor.

como-usar-modo-escuro-em-celular-android-antigo

Modo Escuro é tendência na atualidade

O Modo Escuro não é exatamente uma novidade: esse tipo de modificação sempre foi bastante solicitada pelos usuários por questões estéticas. Porém, na era dos dispositivos mobile, esse recurso ganha também novos atrativos.

O primeiro deles é o fato de que telas com menor brilho e menor intensidade de luz são mais econômicas, ou seja, a bateria do celular é poupada. Em segundo lugar, por passarmos mais tempo olhando para a tela de smartphones e PCs, estamos mais sujeitos a sentir um certo incômodo no olhos.

Por isso, o Modo Escuro é uma alternativa que permite ao usuário ter maior conforto visual durante o uso do celular. Recentemente, tanto a Microsoft quanto o Google incorporaram essa novidade ao Windows 10 e ao Android 10, respectivamente.

Todavia, usuários de modelos mais antigos ficaram de fora da atualização e, por isso, precisaram recorrer a apps de terceiros.

CADASTRE-SE PARA FICAR POR
DENTRO DAS NOVIDADES DA POSITIVO.