A possibilidade de utilizar extensões no navegador sempre foi uma das razões pelas quais o Google Chrome fez sucesso. Porém, o que pouca gente sabe é que há como usar extensões do Google Chrome no celular Android.
Embora tanto a ferramenta quanto o sistema operacional sejam do Google, infelizmente não há nenhuma compatibilidade entre eles de forma nativa. Ou seja, você não pode simplesmente abrir o Google Chrome no seu celular e contar com as extensões lá.
Porém, há como fazer isso graças a um outro browser, o Kiwi. Neste artigo, vamos aprender como fazer isso.
Para ter as extensões do Google Chrome no seu celular será preciso baixar um outro navegador: trata-se do popular Kiwi, software que possui ótimas avaliações e já conta com mais de um milhão de downloads.
Passo 1: Baixe e instale o app Kiwi Browser na Play Store.
Passo 2: Abra o navegador e acesse a página oficial de extensões disponíveis para o Google Chrome, a Chrome Web Store.
Passo 3: Pesquisa o nome da extensão que você deseja baixar.
Passo 4: Ao encontrar a extensão que deseja, toque na opção “Usar no Chrome”.
Passo 5: Em seguida, na caixa de diálogo que será aberta, toque em “Ok”.
Pronto! Agora é só utilizar a extensão instalada no seu navegador Kiwi Browser. Elas funcionam normalmente, como se você estivesse no PC. Porém, há limitações e algumas delas podem não funcionar de maneira eficiente.
Com o passar do tempo, é normal que você não se lembre mais das extensões que instalou no navegador. Você pode conferir a lista completa ou até mesmo desabilitar certos plug-ins de maneira simples.
Passo 1: Abra o navegador Kiwi Browser.
Passo 2: Toque no símbolo de três pontinhos, no canto superior direito da tela.
Passo 3: No menu que será aberto, escolha “Extensões”.
Passo 4: Serão listadas todas as extensões instaladas no Kiwi Browser. Você pode optar por desativar algumas delas ou desinstalá-las completamente.
Você pode estar se perguntando: como o Kiwi Browser consegue instalar extensões do Google Chrome se nem mesmo a versão mobile do Google Chrome suporta esse recurso? O mérito, nesse caso, é dos desenvolvedores do Kiwi Browser.
O Kiwi Browser foi desenvolvido baseado em Chromium e utiliza o Blink, exatamente o mesmo motor para renderização utilizado pelo Google Chrome. Por essa razão seu funcionamento é muito similar em diversos aspectos.
A possibilidade de instalar extensões é um bônus, já que os desenvolvedores do Google optaram por não habilitar essa função.
Como já mencionamos, embora a maioria das extensões funcione corretamente, existem algumas que podem apresentar problemas. Em teoria, para não oferecer uma experiência insatisfatória para os usuários, o Google optou por não habilitar esse recurso no Google Chrome.
Vale lembrar ainda que, assim como ocorre nas versões para PC, as extensões instaladas solicitam acesso aos seus dados pessoais, como contatos, por exemplo. Algumas delas funcionam em segundo plano e, por essa razão, podem interferir no consumo de bateria.
****
Quer ficar por dentro de todas as novidades sobre tecnologia e inovação? Não deixe de conferir o blog Positivo Do Seu Jeito, onde você encontrará análises aprofundadas, tutoriais úteis e as últimas atualizações do mundo digital.