Como criar um pendrive bootável para instalar o Windows 10

A ampla maioria dos PCs e notebooks que são lançados hoje em dia não contam mais com drives de CD, DVD e Blu-ray. Por isso, se você precisar reinstalar o sistema operacional, é bem possível que você precise saber como criar um pendrive bootável para instalar o Windows 10.

Felizmente, o passo a passo é bastante simples. Com um pendrive bootável, o seu PC ou notebook vai iniciar buscando o sistema operacional a partir da unidade removível. Por isso, nesse tutorial, vamos ensinar como criar um pendrive bootável para resolver todos os seus problemas na hora de instalar (ou reinstalar) o Windows 10.

®GIPHY

Como criar um pendrive bootável para instalação do Windows 10

Passo 01: A primeira coisa a se fazer é pressionar as teclas WinKey + R. A tecla WinKey é aquela com a logo do Windows. Esse comando fará com que seja aberta a caixa de diálogo “Executar”. Nela, digite o comando “diskpart”, sem as aspas, e tecle Enter.

Passo 02: Depois, conecte o pendrive ao PC e na tela de Prompt de comando, que será aberta após você digitar o comando acima, digite “List Disk”, sem as aspas, e pressione Enter.

Passo 03: Na sequência, digite o comando “Select Disk”, também sem as aspas, seguido pelo número do disco em questão. Em geral, o pendrive é sempre o último disco da lista, mas você pode conferir essa informação observando a coluna “Tam”. Ela indica o tamanho de cada disco e, portanto, fica mais fácil localizar o pendrive dessa forma. Caso ele seja o segundo da lista, portanto, seu comando ficará assim: “Select Disk 2”. Tecle Enter.

Passo 04: Depois disso, digite o comando “Clean”. Ele será responsável por apagar todos os dados do pendrive. Por isso, certifique-se antes que não há itens importantes salvos nele.

Passo 05: Com o disco completamente limpo, é hora de seguir em frente. Digite o comando “create partition primary” e tecle Enter. Ele será o responsável por criar uma partição primária. Feito isso, digite o comando “active” para ativá-la.

Passo 06: Estamos chegando ao final. Agora é hora de formatar a nova partição para associá-la a uma letra, de forma que essa unidade possa ser acessada pelo Windows Explorer. Para isso, digite o seguinte comando, sem as aspas: “format fs=fat32 quick”. Após ver uma mensagem informando que a formatação foi realizada com sucesso, digite o comando “assign”.

Passo 07: Pronto, o processo está finalizado. Digite o comando “exit” para fechar o Prompt de Comando. Agora é só arrastar todos os arquivos e pastas de instalação do Windows 10 diretamente para dentro do pendrive.

Agora o seu pendrive se tornou bootável e foi transformando em um dispositivo de instalação do Windows 10 via entrada USB.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
Mulher deitada no sofá assistindo os lançamentos da Netflix em seu tablet.

Confira os principais lançamentos da Netflix para Abril de 2024

Imagem em 3D de uma mulher em pé utilizando novas tecnologias de realidade aumentada para trabalhar.

Como as tecnologias emergentes impactam o mercado

Robô desenhando fazendo alusão à criação de imagens por meio de Inteligência Artificial.

Guia prático para criar imagens no ChatGPT

Garota sorrindo e piscando um olho enquanto aponta para a câmera de um jeito divertido, como quem está dando uma dica.

6 extensões úteis para usar no Google Drive

Bateria carregada em 3D.

Indicador de saúde da bateria pode chegar ao Android

Mulher contando segredo sobre os mitos da tecnolgia que todo mundo já caiu.

6 mitos sobre tecnologia que muita gente já caiu

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.