mulher usando celular

Qual o sistema operacional de celular mais usado do mundo?

O smartphone é um item quase indispensável atualmente. Até o ano passado, cerca de metade da população mundial já possuía um aparelho. Mas, você já parou para pensar qual é o qual o sistema operacional mais usado no mundo para celular? Leia o conteúdo a seguir para descobrir o software que predomina entre os mais de 3,95 bilhões de aparelhos ao redor do globo. 

O que é sistema operacional?

Android, iOS, você sabe do que se tratam esses nomes? São eles os softwares chamados de sistema operacional e que, via de regra, acompanham a maior parte dos telefones comercializados no mundo. Sem eles, não seria possível executar ações como baixar aplicativos, navegar nas redes e até mesmo desempenhar funções mais simples, como atender uma chamada. 

alienígena da série Rick and Morty perguntando, em inglês, se alguém quer desenvolver um aplicativo com ele

Independente do desenvolvedor, o software em questão serve como uma ponte que integra hardware (ou seja, componentes físicos) e interface (informações que aparecem na tela). Ele opera com uma série de programas que enviam e recebem informações que viabilizam o uso do celular.

Com o passar do tempo, ele foi acumulando cada vez mais funções, desde recursos para fotografia até métodos de machine learning. Recursos de inteligência artificial, ferramentas de privacidade de dados e ferramentas funcionais são os destaques dos programas de hoje. 

Por ser algo em constante atualização, todo ano são lançadas novas versões. Porém, nem todos os aparelhos são capazes de suportar os novos softwares, o que induz a troca de celular ao longo dos anos. A Apple, por exemplo, é conhecida pelo amplo suporte aos seus aparelhos, oferecendo vários anos de atualização dos programas. 

Apesar de serem predominantes, Android e iOS não são os únicos sistemas, tampouco os primeiros no mundo dos softwares. A exemplo disso, podemos citar o Blackberry OS, um sistema pioneiro e que acompanhou os famosos celulares BlackBerry – modelos que foram febre nos anos 2000.

celular Blackberry, febre nos anos 2000

Desde então, surgiram alguns OS, como Windows Phone, Symbian e HP WebOS. No entanto, Android, sistema do Google, e iOS, da Apple, foram os únicos que tiveram fôlego para continuar na disputa até então. 

Qual o sistema operacional mais usado no mundo para celular?

Agora que você já sabe do que se trata um sistema, resta saber qual deles é o mais usado pelas pessoas. Essa é uma pergunta curiosa que o site Statista se ocupou em responder. Segundo a pesquisa realizada pelo portal, o top 3 se organiza da seguinte forma:

  1. Android (71,47%)
  2. iOS (27,88%)
  3. Outros (0,65%)

Vale destacar que a categoria “Outros” abarca alguns sistemas que tentam sobreviver na grande correnteza dos dois predominantes. O KaiOS é um exemplo, mas ele não compete diretamente com os programas hegemônicos, pois ele é comumente usado em feature phones.

Entram neste rol o PureOS e o Ubuntu Touch, nomenclaturas mais específicas e que não costumam chegar às massas por conta de sua baixa usabilidade. 

Por que o Android é mais usado que o iOS?

Sem muita surpresa, é o sistema do Google que leva a medalha de ouro. Com o chamado “código aberto”, o software do robozinho pode ser usado por diversos modelos, desde telefones dobráveis até devices maiores, como os tablets

Com a ascensão dos aparelhos inteligentes, é possível ver até mesmo carros e TVs usando o sistema (adaptados a cada um deles). Mas é por isso, pela possibilidade de uso nos mais diversos telefones, que ele leva a melhor.

Assim, desde modelos mais simples, até os mais caros, o Android marca presença em devices da Samsung, da Motorola, da Xiaomi, da Asus e até mesmo de marcas estrangeiras não tão conhecidas pelos brasileiros, como a Huawei. 

pessoa vestida de robô do Android dançando na rua

É preciso destacar, no entanto, que existe uma diferença entre sistema e interface. O que distingue um aparelho da Motorola de outro da Samsung, por exemplo, são suas interfaces – configurações particulares de cada fabricante que diferenciam os smartphones em termos de aparência virtual, formato de apps e até mesmo algumas funcionalidades. Confira algumas versões existentes no mercado:

  • MIUI (Xiaomi);
  • One UI (Samsung);
  • Moto Ui (Motorola);
  • LG UX (LG);
  • ZenUI (Asus);
  • EMUI (Huawei).

O programa da empresa de Tim Cook tem particularidades que o limitam apenas ao uso em seus próprios dispositivos. E mais, o iOS roda apenas em celulares. Em iPads e computadores, por exemplo, o sistema muda: entram aqui o iPad OS e o famoso MacOS. 

Últimas atualizações

O iOS está, hoje, em sua 16ª versão. Anunciada ainda neste ano, ela traz novidades como personalização da tela de bloqueio e novas funcionalidades na galeria. No primeiro caso, é possível alterar relógio, disposição de informações da tela e adicionar widgets logo no display inicial. 

A ferramenta mais famosa, sem dúvidas, é a que permite criar stickers, as famosas “figurinhas”, a partir de uma foto tirada. O sistema de inteligência artificial e os recursos avançados permitem recortar prontamente um elemento ou uma pessoa no clique feito e, assim, usá-la separadamente em outras fotos etc.

Além disso, a privacidade – questão cada vez mais frequente nos sistemas – também ganha recursos, com destaque para o curioso “Modo Lockdown” que reforça a segurança de usuários vulneráveis para evitar que eles sofram ciberataques.

Não muito atrás, o Android aparece em sua 13ª versão, embora já tenha a 14ª à vista em testes. Por ora, falaremos do 13, pois é o software que tem sido distribuído aos modelos mais recentes e demais que também são compatíveis. 

Assim como o iOS, o sistema do robô também investe em personalização, em especial nas configurações rápidas. Agora, ele permite conferir com agilidade os apps em segundo plano, além das permissões conferidas a cada um deles. Ainda neste sentido, vale destacar que será possível definir a cor dos ícones na gaveta de aplicativos. 

Em termos de privacidade, o Google otimiza a questão do acesso a câmera e microfone, para que usuários tenham controle do que está sendo usado no momento por cada app. 

Seja no Android ou no iOS, a tecnologia tem avançado para atender cada vez mais a demanda de cada usuário em específico. Cada vez mais, os celulares assumem funções variadas em nossa rotina, tanto para trabalho quanto para lazer. Assim, programas caminham para se adequar às necessidades, com updates e personalizações.

E aí, já aprendeu tudo sobre software? Agora que você já sabe qual o sistema operacional de celular mais usado do mundo, aproveite para espiar outras curiosidades do mundo tecnológico no blog da Positivo

Fonte(s):

Canaltech, TechTudo (1), TechTudo (2), Tecnoblog e TudoCelular.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
Pessoa usando o celular para fazer pagamento por aproximação em uma maquininha.

Positivo Tecnologia integra terminais inteligentes de pagamento com aplicativo Urbanky

Mulher trabalhando com tecnologia em um escritório muito moderno.

12 profissões na área de tecnologia para ficar de olho

Homem segurando um globo terrestre nas mãos simbolizando a alfabetização digital.

O que é a alfabetização digital e por que é importante?

Pessoa segurando um celular com o X aberto na tela, ao fundo dá para ver desfocado o passáro do Twitter.

X libera chamadas de áudio e vídeo no Android

Garota brava porque sua conta no Instagram foi hackeada.

Instagram: como recuperar contas hackeadas

Adolescentes encostados na parede mexendo no celular.

Instagram: atualização do app alerta adolescentes a fecharem o app durante a noite

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.