Positivo do seu jeito

Dicas

Como recuperar o ícone da lixeira no Windows 10 se ele sumir?

22 de julho de 2018

por: MKT Positivo

Sempre que há algum tipo de atualização de sistema no Windows, é comum que um bug ou outra apareça para alguns usuários “premiados”. Um dos mais frequentes é o sumiço do ícone da Lixeira. Por isso, saber como recuperar o ícone de Lixeira no Windows 10 pode salvar o seu dia caso o problema ocorra com você.

Embora seja possível buscar a Lixeira diretamente em outras partes do sistema, para muitos não há nada mais prático do que acessar o atalho sempre que é preciso recuperar algum arquivo. Por isso, nesse tutorial, vamos ensinar o passo a passo para que você saiba como trazer o ícone de volta para a tela inicial.

®GIPHY

Recuperando o ícone de Lixeira no Windows 10

Passo 01: A primeira coisa a se fazer é acessar as “Configurações de sistema”. Para isso, pressione a tecla “Windows” juntamente com tecla “I” para abrir essa opção.

Passo 02: Entre as alternativas disponíveis, localize “Personalização” e clique sobre ela.

®WINDOWS

Passo 03: Na barra da lateral esquerda, encontre a opção “Temas” e clique para abrí-la.

®WINDOWS

Passo 04: Na nova página que será carregada, preste atenção nas opções que estão disponíveis do lado direito da tela. Ali, preste atenção no submenu “Configurações relacionadas” e clique sobre “Configurações de ícones da Área de Trabalho”.

®WINDOWS

Passo 05: Uma nova janela será aberta. Nessa caixa de diálogo, marque o ícone da Lixeira e confirme clicando em OK.

®WINDOWS

Pronto! Agora é só voltar para a Área de Trabalho para conferir o retorno do ícone da Lixeira. Repita essa operação sempre que for preciso.

Problema ocorre não apenas com atualizações

Logo no início desse texto, mencionamos que o sumiço do ícone da Lixeira tem relação com atualizações do sistema operacional. De fato, esse é o caso mais frequente, mas infelizmente não é único. Usuários que optam por personalizações de sistema muitas vezes acabam sendo “vítimas” da ocultação do ícone da Lixeira.

Independente da razão que tenha levado o problema a ocorrer na sua máquina, basta seguir esse passo a passo para que tudo volte a ser como era antes. Importante: o sumiço é apenas do ícone de atalho e não do conteúdo que está na Lixeira. Portanto, se o ícone sumir, ao fazer com que ele volte para a Área de Trabalho será possível acessar o conteúdo que estava lá anteriormente da mesma forma, ok?