TikTok vai explicar por que um vídeo foi recomendado para você

Você concorda com as recomendações de vídeos na sua conta do TikTok, você considera que elas estão de acordo com o que você consome na plataforma?

cachorro flutuando com balões e logo do tiktok

Desde sua estreia o algoritmo da rede social Tik Tok é alvo de polêmicas, mas, com o intuito de deixar tudo muito transparente para seus usuários, a plataforma lançou um novo recurso que explica o motivo de um determinado vídeo ter sido recomendado para eles.

Conforme informou o Jornal Daily Mail, a novidade está sendo exibida no feed For You (Para Você), no aplicativo e abre a janela “Por que você está vendo este vídeo?”.

Além disso, mostra uma lista de motivos, por exemplo, “este vídeo é popular em sua região”.

Para entender melhor tudo isso, confira o conteúdo de hoje!

Comunicado do TikTok

Vamos começar compartilhando as informações mostradas na reportagem do jornal britânico Daily Mail.

“No TikTok, queremos que as pessoas se sintam capacitadas para criar, conectar e interagir em nossa plataforma. É por isso que equipamos criadores e espectadores com uma variedade de ferramentas para que eles possam manter o controle de sua experiência. Hoje, estamos adicionando a essa caixa um recurso que ajuda a trazer mais contexto ao conteúdo recomendado no feed ‘’For You”, disse a empresa TikTok em comunicado enviado à imprensa.

Neste mesmo comunicado, o TikTok informou que o sistema deles de recomendação é alimentado por modelos técnicos, que possuem como base as interações de cada usuário, por exemplo, o que ele costuma assistir, o que ele curte ou compartilha, além dos comentários realizados, pesquisas feitas dentro da rede social, entre outros dados.

Um fato que o Daily Mail destacou e que realmente gera muita preocupação, principalmente para os responsáveis de menores que acompanham os conteúdos na plataforma, é que por mais que a plataforma esteja oferecendo uma experiência mais personalizada, o algoritmo pode acabar direcionando para um fluxo de postagens relacionadas a algum conteúdo que viram e que não foi muito positivo. O que pode ser bastante controverso, já que pode promover conteúdos perigosos, tais como: relacionados à violência, fake news, suícidio e mutilação. 

Contudo, o Tik Tok garante que essa é uma das diversas maneiras que eles vêm trabalhando para levar mais transparência para seus usuários e tudo se baseia em muitas etapas que estão tomando rumo a esse objetivo. 

“Por exemplo, publicamos diretrizes para categorias de conteúdo que não são elegíveis para recomendação, ferramentas para ajudar a personalizar as indicações e recursos educacionais que explicam como nossas recomendações de conteúdo funcionam. Olhando para o futuro, continuaremos a expandir esse recurso para trazer mais granularidade e transparência às recomendações de conteúdo”, concluiu o TikTok.

Como funciona a segurança do usuário no TikTok?

Conforme citado acima, a segurança do usuário acaba sendo um fator que gera preocupação, principalmente para os jovens que acessam a rede social. Uma forma de diminuir essa preocupação é ativando o “Modo Restrito”, no Tik Tok. Ao ativar essa função, a rede social vai limitar a exposição a conteúdo que pode não ser adequado para todos.

Para ativar essa função, confira o passo a passo abaixo:

Passo 1. No seu aplicativo do TikTok, toque em Perfil na parte inferior;

Passo 2. Toque no botão “Menu” na parte superior;

Passo 3. Toque em “Configurações e Privacidade”;

Passo 4. Vá em “Preferências de conteúdo” e depois em “Modo restrito”;

Passo 5. Acompanhe as etapas no aplicativo e defina ou insira um código de acesso para ativar (ou desativar) o modo restrito no TikTok. 

Lembrete: o modo restrito só está disponível no aplicativo do TikTok. Ou seja, não está disponível para navegadores nos dispositivos móveis e desktop.

Como usar o novo recurso de transparência?

O novo recurso já está disponível, para acessá-lo em seu aparelho Android, siga o passo a passo abaixo:

Passo 1. Com o aplicativo do TikTok aberto, ao visualizar um vídeo, toque na opção “Compartilhar”, disponível no ícone com o símbolo do WhatsApp;

Passo 2. Depois disso, vá na nova alternativa com o ícone de ponto de interrogação (?), chamada “Por que esse vídeo”;

Passo 3. Uma nova página será aberta, e lá você conseguirá compreender o que levou aquele determinado vídeo a aparecer em seu feed.

Importante: pode ser que a novidade ainda não esteja aparecendo no seu aplicativo, neste caso é só verificar na loja de aplicativos do seu celular, por exemplo, a Google Play Store para os dispositivos Android e confirmar se existe alguma atualização pendente. Caso não haja, é só aguardar, afinal  o recurso vem sendo liberado de maneira gradual para a base de usuários do TikTok.

Conforme explicamos no conteúdo de hoje o TikTok assim como outras plataformas, está sempre trazendo novas funcionalidades para seus usuários. E para acompanhar todas as novidades das redes sociais, continue acompanhando o blog Positivo do Seu Jeito.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
Robô bonitinho sentado em uma escrivaninha estudando, mostrando como a inteligência artificial pode ajudar nos estudos.

Saiba como usar as IA para potencializar seus estudos

Mulher dona de um pequeno negócio usando inteligência artificial em um computador para otimizar seu trabalho.

11 dicas para usar IA no crescimento do seu negócio

Casal assistindo séries da Netflix sentados em um sofá comendo pipoca.

14 séries imperdíveis para você assistir na Netflix sem medo de ser feliz

Homem cobrindo o rosto com várias notas de dinheiro em formato de leque.

Como ganhar dinheiro com inteligência artificial

Mulher segurando um confrinho em formato de porco, simbolizando as ecnonmias ao comprar online.

Compare e economize: 9 apps para comparar preço antes de comprar

Vários desenhos de dispositivos eletrônicos formando um círculo. No centro, há um prédio com o G do Google, e em seu topo há uma nuvem, representando o armazenamento em nuvem do Google Drive.

Google Drive tem funções que vão melhorar a sua forma de trabalhar

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.