Positivo do seu jeito

Dicas

WhatsApp: 4 funções que devem estrear no aplicativo em 2021

13 de Janeiro de 2021

por: MKT Positivo

A disputa pela preferência dos usuários está cada vez mais acirrada entre os mensageiros. Serviços como WhatsApp, Telegram e, mais recentemente, o Signal, têm se esforçado bastante para oferecer novidades e manter a base de consumidores crescendo.

No Brasil, o WhatsApp é líder com folga nesse segmento, mas nem por isso está acomodado. O serviço prepara para 2021 a chegada de diversos novos recursos, a maioria deles ainda sem data oficial, mas já em fase de testes com grupos específicos. Veja quais são as novidades que devem pintar em breve.

Conexão em múltiplos dispositivos

Esse é um recurso que vem sendo solicitado há bastante tempo pelos usuários. O processo de validação de uma conta no WhatsApp é feito pelo número de telefone e, por essa razão, não é possível utilizá-lo de forma simultânea em mais de um aparelho.

A nova ferramenta prevê que isso será possível em breve. O processo de verificação passaria pela autenticação de um QR Code, nos mesmos moldes do que já ocorre para utilização do WhatsApp Web.

Chamadas de áudio e vídeo no WhatsApp Web

A pandemia de coronavírus intensificou a necessidade de termos ferramentas para realização de conferências online, em áudio ou vídeo. O WhatsApp já oferece esses recursos, mas eles não são compatíveis com a versão web do serviço.

De acordo com o site WABetaInfo, esse recurso já foi visto em fase de testes com grupos restritos de usuários nos Estados Unidos e em breve deve aparecer em alguma atualização do serviço. Sem sombra de dúvidas, ficaria muito prático utilizar a ferramenta também no PC para chamadas de vídeo.

Ler depois

Quando recebemos uma mensagem, basta passar os olhos por ela para que imediatamente ela seja marcada como lida. A menos que você saiba exatamente qual termo foi utilizado para encontrá-la pela busca depois, o fato é que se você não a viu na hora, dificilmente vai se lembrar dela depois.

A função “Ler depois” vem justamente para resolver esse problema. Ao marcar uma mensagem como “visualizada, mas não lida” ela ficará disponível em uma aba específica para que você possa ler depois com calma.

Pagamentos pelo WhatsApp

Essa função estava prevista para entrar em funcionamento já em 2020, mas em razão de alguns desencontros com o Banco Central foi adiada. O WhatsApp, assim como Facebook, caminha para se tornar uma plataforma de pagamentos, incorporando tecnologias como o PIx.

Na Índia, país no qual o WhatsApp também é a principal ferramenta de comunicação, outras possibilidades devem ser testadas em breve, como venda de seguros de vida e até mesmo fundos de pensão com investimento via mensageiro.

…..

E aí, qual dessas novidades você está mais ansioso para ver no WhatsApp? Que outras ferramentas você gostaria de ver no aplicativo. Conte para a gente quais são as suas expectativas em relação ao mensageiro mais popular do Brasil.