como-usar-o-navegador-vivaldi

Aprenda como usar o navegador Vivaldi no seu celular Android

Embora o Google Chrome seja o navegador feito sob medida para o Android, isso não significa que os usuários não possam testar outras alternativas. Uma delas, recém-chegada ao mercado, é o navegador Vivaldi.

Desenvolvido por um ex-CEO do Opera, o novo browser, que ainda está em fase de testes, promete entre outras coisas um design mais limpo, mais velocidade no carregamento de páginas e maior segurança. Além disso, há nele alguns recursos exclusivos.

Portanto, vale a pena aprender a como usar o navegador Vivaldi no seu smartphone Android e tirar proveito dos novos recursos que ele oferece.

 como-usar-o-navegador-vivaldi

®GIPHY

Como usar o navegador Vivaldi para Android

Antes de tudo, convém lembrar que o navegador ainda está em versão beta. Por essa razão, certos recursos podem apresentar algumas falhas em dados momentos, mas os desenvolvedores garantem que estão trabalhando para deixá-lo cada vez melhor.

O Vivaldi está disponível gratuitamente na Play Store. Você pode baixá-lo e instalá-lo a partir deste link. Feita a instalação, é hora de começar a utilizá-lo.

Passo 01: Ao abri-lo pela primeira vez serão exibidas algumas telas de introdução. Toque em “Aceitar e continuar” para prosseguir.

como-usar-o-navegador-vivaldi

Passo 02: Em seguida, se desejar, ative o modo de economia de dados e toque em “Próxima”. Com o Modo Lite ativado as páginas são carregadas mais rapidamente e, segundo os desenvolvedores, há uma economia de dados de até 60%. As páginas são otimizadas graças à tecnologia Google Cloud.

como-usar-o-navegador-vivaldi

Passo 03: Na tela inicial do browser você pode digitar uma URL no campo de endereços ou fazer pesquisas na internet. O mecanismo de buscas padrão é o Bing, da Microsoft.

como-usar-o-navegador-vivaldi

Passo 04: No canto inferior esquerdo da tela há um pequeno botão. Toque sobre ele para acessar as suas páginas favoritas.

como-usar-o-navegador-vivaldi

Passo 05: No ícone na parte superior da tela é possível abrir o histórico de sites visitados, adicionar anotações ou encontrar arquivos baixados.

como-usar-o-navegador-vivaldi

Passo 06: Já o botão no canto inferior direito da tela, no qual um número estará sempre presente, permite que você acesse as abas. Tocando sobre ele um gerenciador de abas é aberto.

como-usar-o-navegador-vivaldi

Passo 07: No canto superior direito, ao tocar sobre o ícone do Vivaldi, o usuário tem acesso ao menu principal. A partir dele é possível recarregar o site atual (“Atualizar página”), abrir novas guias (“Nova guia” e “Nova guia privada”) ou guias recentes (“Guias recentes”) e acessar as “Configurações”.

como-usar-o-navegador-vivaldi

Alguns diferenciais do Vivaldi

Em linhas gerais, o Vivaldi se propõe a ser um navegador mais simples e mais rápido do que o Google Chrome. Para isso, oferece um design mais minimalista e clean, sem muitos elementos associados, e um modo de recarga mais rápida de páginas.

Outro destaque interessante é a inclusão de um recurso chamado “Bloco de Notas”. A ideia é que o usuário possa fazer pequenas anotações enquanto navega.

Os conteúdos escritos ficam salvos online, vinculados à sua conta de usuário no navegador, podendo ser acessados a partir de qualquer lugar.

Por fim, a forma de encriptação utilizada pelo Vivaldi garante maior privacidade para os usuários, segundo os desenvolvedores. Isso porque o navegador não rastreia e nem obtém os seus dados durante a navegação. Portanto, para quem não abre mão de segurança, essa pode ser uma excelente alternativa.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
Vários teclados em uma lixeira.

Como descartar lixo eletrônico corretamente?

Mulher trabalhando no modelo home office na sala de sua casa.

Como escolher os equipamentos para home office?

lente de aumento sobre o título Google Tradutor aberto em um navegador da internet

10 truques do Google Tradutor que vão facilitar a sua vida

Mulher no banco de trás de um carro com o seu cachorro usando o novo serviço Uber Pet.

Uber Pet: descubra como usar para transportar seu animal de estimação

mulher tirando foto pelo smartphone

26 dicas para tirar boas fotos com o celular

Garota pensando na redação do ENEM segurando um caderno e olhando para cima com um lápis apoiado no queixo.

15 dicas para você tirar nota 1000 na redação Enem em 2024

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.