Positivo do seu jeito

Dicas

Aprenda como usar o navegador Vivaldi no seu celular Android

20 de setembro de 2019

por: MKT Positivo

Embora o Google Chrome seja o navegador feito sob medida para o Android, isso não significa que os usuários não possam testar outras alternativas. Uma delas, recém-chegada ao mercado, é o navegador Vivaldi.

Desenvolvido por um ex-CEO do Opera, o novo browser, que ainda está em fase de testes, promete entre outras coisas um design mais limpo, mais velocidade no carregamento de páginas e maior segurança. Além disso, há nele alguns recursos exclusivos.

Portanto, vale a pena aprender a como usar o navegador Vivaldi no seu smartphone Android e tirar proveito dos novos recursos que ele oferece.

 como-usar-o-navegador-vivaldi
®GIPHY

Como usar o navegador Vivaldi para Android

Antes de tudo, convém lembrar que o navegador ainda está em versão beta. Por essa razão, certos recursos podem apresentar algumas falhas em dados momentos, mas os desenvolvedores garantem que estão trabalhando para deixá-lo cada vez melhor.

O Vivaldi está disponível gratuitamente na Play Store. Você pode baixá-lo e instalá-lo a partir deste link. Feita a instalação, é hora de começar a utilizá-lo.

Passo 01: Ao abri-lo pela primeira vez serão exibidas algumas telas de introdução. Toque em “Aceitar e continuar” para prosseguir.

como-usar-o-navegador-vivaldi

Passo 02: Em seguida, se desejar, ative o modo de economia de dados e toque em “Próxima”. Com o Modo Lite ativado as páginas são carregadas mais rapidamente e, segundo os desenvolvedores, há uma economia de dados de até 60%. As páginas são otimizadas graças à tecnologia Google Cloud.

como-usar-o-navegador-vivaldi

Passo 03: Na tela inicial do browser você pode digitar uma URL no campo de endereços ou fazer pesquisas na internet. O mecanismo de buscas padrão é o Bing, da Microsoft.

como-usar-o-navegador-vivaldi

Passo 04: No canto inferior esquerdo da tela há um pequeno botão. Toque sobre ele para acessar as suas páginas favoritas.

como-usar-o-navegador-vivaldi

Passo 05: No ícone na parte superior da tela é possível abrir o histórico de sites visitados, adicionar anotações ou encontrar arquivos baixados.

como-usar-o-navegador-vivaldi

Passo 06: Já o botão no canto inferior direito da tela, no qual um número estará sempre presente, permite que você acesse as abas. Tocando sobre ele um gerenciador de abas é aberto.

como-usar-o-navegador-vivaldi

Passo 07: No canto superior direito, ao tocar sobre o ícone do Vivaldi, o usuário tem acesso ao menu principal. A partir dele é possível recarregar o site atual (“Atualizar página”), abrir novas guias (“Nova guia” e “Nova guia privada”) ou guias recentes (“Guias recentes”) e acessar as “Configurações”.

como-usar-o-navegador-vivaldi

Alguns diferenciais do Vivaldi

Em linhas gerais, o Vivaldi se propõe a ser um navegador mais simples e mais rápido do que o Google Chrome. Para isso, oferece um design mais minimalista e clean, sem muitos elementos associados, e um modo de recarga mais rápida de páginas.

Outro destaque interessante é a inclusão de um recurso chamado “Bloco de Notas”. A ideia é que o usuário possa fazer pequenas anotações enquanto navega.

Os conteúdos escritos ficam salvos online, vinculados à sua conta de usuário no navegador, podendo ser acessados a partir de qualquer lugar.

Por fim, a forma de encriptação utilizada pelo Vivaldi garante maior privacidade para os usuários, segundo os desenvolvedores. Isso porque o navegador não rastreia e nem obtém os seus dados durante a navegação. Portanto, para quem não abre mão de segurança, essa pode ser uma excelente alternativa.

CADASTRE-SE PARA FICAR POR
DENTRO DAS NOVIDADES DA POSITIVO.