Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

emojis-mais-usados-2021

Os 10 emojis mais usados em 2021

Qual é a sequência de emojis mais utilizada por você? Aparentemente, o preferido entre as pessoas ao redor do globo é a carinha chorando de rir, ou “chorrindo”, como é conhecido por parte da internet. A lista dos emojis mais usados em 2021 também destaca o polegar para cima – o famoso símbolo “curtir”, o coração vermelho, entre outros. 

A classificação foi retirada de um relatório feito pela Unicode, consórcio responsável por definir padrões de emojis e outros símbolos da comunicação na web. O foi divulgado pela última vez em 2019 e foi retomado no ano passado com a lista atualizada. 

Muitas pessoas fazem uso das carinhas para expressar sentimentos, substituir palavras e até complementar frases. Por isso, hoje ele tem grande adesão por parte do público que navega nas redes e interage por meio desses facilitadores de reações. Confira nas linhas a seguir os emojis de destaque no último ano.

Do emoticon ao que temos hoje

Muito antes dos emojis, os famosos emoticons já marcavam presença nos SMS e nas conversas em sites que já nem existem mais. A categoria que usava basicamente dois pontos e parênteses para formular uma expressão conta com exatos 40 anos de existência. 

As carinhas “:-)” ou “:-(” apelidadas de smiley foram criadas em 1982 por Scott Fahlman, professor de ciências da computação da Universidade Carnegie Mellon, uma instituição norte-americana. Elas foram implementadas com o objetivo de sinalizar o tom de uma mensagem, de modo a indicar quando uma pessoa estava falando sério ou fazendo uma piada, por exemplo. 

Anos depois, em 1995, o designer de interface da NTT DoComo, Shigetaka Kurita, criou as famosas carinhas amarelas. O primeiro a ser oficialmente apresentado ao público internauta foi o emoji de coração vermelho, com foco no público jovem. A palavra que usamos hoje une expressões japonesas como “e” de imagem e “moji” de personagem para chegar ao termo “pictograma” usado na tradução literal. 

Emojis mais usados em 2021

O que pode parecer “cringe” ou vergonhoso para as gerações mais novas, é na verdade um símbolo bastante presente nas interações das redes. Sim, os emojis são utilizados por cerca de 92% das pessoas conectadas à internet. Isso significa que grande parte dos usuários são adeptos aos pictogramas. 

emojis-mais-usados-2021

Os emojis não são compostos só de carinhas sorrindo ou chorando. Essa classe já conta com mais de 3.600 opções, que inclusive são divididas em categorias como reações, alimentos, adereços etc. Apesar da grande oferta de possibilidades, os 100 emojis mais usados correspondem a 82% do uso total, deixando os mais de 3 mil sob uso esporádico.

Sem mais delongas, a lista da Unicode destacou a seguinte colocação:

  1. Carinha chorando de rir 😂);
  2. Coração vermelho (❤);
  3. Carinha rolando no chão de rir (🤣);
  4. Polegar para cima ou “curtir” (👍);
  5. Carinha chorando (😭);
  6. Duas mãos juntas (🙏);
  7. Carinha mandando um beijo em formato de coração (😘);
  8. Carinha sorridente com corações em volta (🥰);
  9. Carinha com olhos em formato de coração (😍);
  10. Carinha sorridente com olhos fechados (😊).

O ranking ainda trouxe a coroa (👑) como o destaque do vestuário, o foguete (🚀) como campeão do segmento de transporte e o bíceps (💪) enquanto o mais usado entre as partes do corpo. O buquê de flores (💐) e a rosa (🌹) também garantem suas posições nas áreas de plantas e animais, respectivamente. 

Pelo visto, o morango (🍓) é o preferido mundialmente entre os que usam emojis de fruta, assim como o bolo de aniversário (🎂) é o mais frequente na categoria comida. Quando se trata de eventos, o lança-confetes (🎉) assume o pódio, deixando o balão (🎈) e o presente (🎁) em segundo e terceiro lugar. 

Na contramão das categorias mais usadas, as bandeiras representam a parte de menor adesão. Elas contabilizam 258 opções, mas o público parece não utilizar tanto quanto as outras.

Para fins de comparação, vale pontuar que a lista de 2019 e a de 2021 não demonstra muitas diferenças, como é possível observar a seguir: 

2019 – 😂 ❤️ 😍 🤣 😊 🙏 💕 😭 😘 👍 

2021 – 😂 ❤️ 🤣 👍 😭 🙏 😘 🥰 😍 😊 

No entanto, vale dizer que entre um ano e outro, emojis como o rosto de máscara (😷) e a representação de um microorganismo (🦠) subiram bastante de posição, o que representa um reflexo da pandemia na comunicação por símbolos. 

Como novas carinhas são criadas

Vale lembrar que essas pesquisas como a da Unicode são importantes para segmentar próximas criações. Atualmente, os sistemas operacionais dos celulares entregam emojis diferentes a cada atualização, de modo a garantir novidades de acordo com a demanda analisada pelos estudos de mercado. 

Dessa forma, os updates de software costumam trazer inovações em termos de carinhas. A cada versão são reformulados ou acrescentados novos emojis, independente da categoria. O iOS 15, sistema mais recente da Apple, agregou símbolos de feijão, bateria, flor de lótus e novas carinhas.

O Android 12, por sua vez, redesenhou cerca de 400 emojis, entre eles o rosto com máscara e a representação do Monte Fuji. Para além de acrescentar possibilidades, as interfaces também tentam entregar emojis cada vez mais próximos da realidade

Por fim, vale lembrar que as interfaces influenciam na maneira com que os pictogramas são exibidos nos celulares. Ou seja, a comida, o utensílio ou a fruta mostrada em aparelhos da Motorola podem não aparecer da mesma forma em interfaces gráficas da Xiaomi, por exemplo. 

Diferenças à parte, todos os sistemas buscam trazer cada vez mais variedade para os usuários. Neste sentido, a lista de emojis mais usados em 2021 e o número de pessoas que fazem uso deles reforça que o símbolo em questão é algo cada vez mais presente na web comunicação. 

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo da internet? Continue acompanhando o blog e descubra dicas sobre redes sociais, aplicativos e muito mais. 

Links: UOL, TecMundo, MacRumors, UniCode, TechTudo

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
mapa-da-china-antigo

Calças mais velhas do mundo têm 3 mil anos

foto-do-sol-em-altissima-qualidade-divulgada-pela-ESA

Agência Espacial Europeia divulga foto do Sol em altíssima qualidade

logotipo-3d-do-instagram-em-fundo-roxo

Instagram: 4 apps para baixar vídeos da rede social

mulher-apresentando-slide

4 sites e serviços para fazer slides online

familia-assistindo-lancamentos-da-netflix

Veja os principais lançamentos da Netflix para maio de 2022

mulher-escondendo-fotos-e-videos-com-senha-no-celular

4 apps para ocultar fotos e vídeos no celular

Inscreva-se na nossa

Newsletter