garota usando RG digital no celular

Como baixar o RG digital no celular

Costuma esquecer seus documentos ou não tem o hábito de levá-los quando sai de casa? Agora é possível ter o seu RG na palma da sua mão. O RG digital é totalmente seguro e possui a mesma validade da sua versão física, sendo ótimo para aqueles que não querem ficar carregando documentos, mas desejam contar com eles caso precisem.

Mas é preciso se atentar a um ponto. Pelo fato da emissão dos RGs ser de responsabilidade dos estados, cada unidade da federação é responsável por disponibilizar a versão digital deste documento. Atualmente, cidadãos que possuem o registro nos seguintes estados podem usar a versão digital: Alagoas, Distrito Federal, Goiás, Pará, Paraíba, Rio de Janeiro e São Paulo.

Se o estado onde você emitiu o seu RG impresso está nesta lista, você pode ter a versão digital deste documento à sua disposição no seu celular. Confira como no tutorial abaixo.

Selena Gomez dizendo vamos fazer isso em inglês

Acessando o RG Digital pelo celular

Passo 1: acesse a loja de aplicativos do seu celular e busque pelo app do RG do seu estado. Para aqueles que registraram o documento em São Paulo, por exemplo, ele estará como “RG Digital SP”. Lembrando que estes aplicativos estão disponíveis tanto para Android como iOS.

Passo 2: com o app instalado, entre e toque na opção “Adicionar RG”.

Passo 3: escaneie o QR Code localizado no verso do seu RG impresso.

Passo 4: faça o reconhecimento facial. Esta etapa é requisitada como medida de segurança, para que outra pessoa não tenha a chance de ter acesso ao seu documento.

Passo 5: crie uma nova senha de acesso para poder visualizar o documento.

Pronto! Seu RG Digital estará sempre disponível no seu celular, não sendo mais necessário você carregar a versão física na sua carteira.

É necessário ter o RG Digital?

A resposta para esta pergunta é não! Apesar do governo, assim como nossa sociedade como um todo, estar se digitalizando, não é necessário utilizar o RG Digital, visto que a versão física deste documento possui a mesma validade em nosso território. Além disso, como boa parte dos estados ainda não disponibilizaram este recurso para os seus cidadãos, não haveria como o governo obrigar o seu uso.

Porém, se esta opção está disponível para você, não custa nada aderi-la. O app não consome muito da memória de armazenamento do celular, e poder contar com o RG a qualquer momento pode ser útil em diversas situações, sem falar na praticidade de não precisar carregar a versão física em todos os lugares.

Atenção! RG Digital não é o RG único

Por fim, vale ressaltar que o RG Digital não se refere ao RG único, novo documento desenvolvido pelo governo federal que unifica o RG e o CPF. Com ele, as pessoas passarão a ser identificadas somente pelo seu número de Cadastro de Pessoa Física.

Todavia, sua implementação só deve acontecer em 2023. Portanto, até lá você pode usar o seu RG, seja ele físico ou digital, sem medo, pois ele continua sendo um documento válido em todo o país.

Cena do filme Superbad em que McLovin tem seu documento conferido no caixa de uma loja de conveniência

Esperamos que tenha gostado deste artigo. Para ter acesso a mais dicas e informações sobre os mais variados temas, principalmente sobre assuntos relacionados a tecnologia e internet, acesse o nosso blog. Você irá se surpreender com a quantidade de informações que serão relevantes para o seu dia a dia. Clique aqui e confira!

Fonte(s):

Canaltech e Edital Concursos Brasil.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
Logo do Google Gemini.

Gemini: o que é e como usar a IA do Google

Teclado de um notebook em 3D com uma tecla com um ponto de interrogação, expressando a dúvida entre instalar Linux ou Windows.

Linux ou Windows: compare os recursos dos sistemas para PC

Crianças em uma sala de aula moderna e usando tecnologia.

Como a tecnologia melhora o processo de aprendizagem escolar?

Satélites em órbita ao redor da Terra.

Primeiros satélites que fornecem rede a celulares são lançados pela Starlink

Homem falando em um celular em uma chamada com tecnologia VoLTE.

Chamada VoLTE: tudo que você precisa saber

Tecla Copilot será inserida nos novos teclados Windows.

Primeiros PCs com tecla especial para inteligência artificial chegam em 2024 no Windows

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.