Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

cofre-de-porquinho-e-dinheiro

Como consultar se tenho dinheiro esquecido no banco?

Você com certeza sabe em quais bancos você possui conta atualmente. Mas ao longo de toda a sua vida, poderia afirmar em quais instituições financeiras já abriu uma conta, seja para pessoa física ou jurídica, e depois a encerrou? Se a resposta é incerteza, existe a possibilidade inclusive de você ter uma quantia financeira esquecida em alguma dessas instituições.

Dinheiro extra é sempre bem-vindo, não é mesmo? Por isso, vale a pena averiguar se você não tem dinheiro largado em algum banco por aí. A boa notícia é que não é preciso ir de banco em banco perguntado por isso, muito menos criar novas contas nessas instituições. Basta seguir com a gente neste artigo, e quem sabe, ter uma grata surpresa com um valor adicional para as suas economias.

Quem tem direito a receber valores esquecidos em bancos?

Além de desconfiar que encerrou uma conta bancária contendo dinheiro, outros fatores podem fazer você estar na lista de indivíduos e empresas que possuem valores para serem recebidos. Vamos conhecer os principais.

  • Tarifas que foram cobradas pelo banco de forma indevida.
  • Parcelas ou obrigações de crédito cobradas de forma errônea.
  • Cotas de capital e sobras líquidas de ex-beneficiários de cooperativas de crédito.
  • Recursos oriundos de consórcios encerrados.
  • Contas de pagamento pré ou pós pagos encerradas com saldo disponível.
  • Contas em corretoras e distribuidoras de títulos mobiliários que foram encerradas com saldo disponível.
  • Demais situações identificadas por bancos e instituições financeiras que impliquem na devolução de valores.

Como verificar se há dinheiro esquecido?

O próprio Banco Central do Brasil, entidade governamental que possui entre as suas funções a de autorizar e fiscalizar as atividades dos demais bancos atuantes no país, facilita o processo de verificação e saque de valores financeiros esquecidos.

A autarquia tem se empenhado em 2022 em fazer a devolução desses montantes, estimando que cerca de R$ 8 bilhões podem estar disponíveis no total para milhões de pessoas físicas e jurídicas ao redor do país.

Para saber se você é uma dessas pessoas, siga nosso passo a passo:

Passo 1: entre no site do Bacen, clicando aqui.

Passo 2: selecione a opção CPF ou CNPJ e digite o número correspondente a essa opção e a sua data de nascimento ou da abertura da sua empresa. Em seguida, clique em “Consultar”.

como-consultar-se-tenho-dinheiro-esquecido-no-banco-passo-2

Passo 3: caso você não possua dinheiro esquecido em algum banco, uma mensagem dizendo “Não há registros na base de valores a receber” irá aparecer.

como-consultar-se-tenho-dinheiro-esquecido-no-banco-passo-3

Passo 4: caso você tenha valores a receber, irá aparecer uma data de agendamento onde será possível saber o valor exato e o período para solicitar o saque deste montante.

como-consultar-se-tenho-dinheiro-esquecido-no-banco-passo-4

Para sacar o valor, será necessário entrar no site na data e horário indicados pelo Bacen e clicar na opção “Acessar meus valores a receber”. Você precisará fazer login com sua conta do Gov.br e aceitar os termos de ciência da aplicação.

Vale destacar que somente usuários que possuem contas nível prata ou ouro no Gov.br poderão fazer essa solicitação. Feito isso, os bancos onde você possui dinheiro esquecido terão até 12 dias úteis para fazer a devolução. Elas podem ser feitas via PIX ou de outra forma caso você queira. Mas para isso, será necessário combinar com o banco via telefone ou e-mail.

Caso o resultado da pesquisa tenha mostrado que você não possui dinheiro a receber, espere até o dia 2 de maio para efetuar uma nova pesquisa. Segundo normativas do Banco Central, os bancos têm até esta data para enviar novas listas de dados, que podem indicar que você tem montantes esquecidos em alguma instituição.

homem-recebendo-chuva-de-dolares-gif

Atenção! Cuidado com possíveis golpes

Por fim, precisamos destacar alguns cuidados que devem ser feitos em relação à solicitação do dinheiro esquecido em bancos. Apesar do processo ser seguro e estar sob o comando do Banco Central do Brasil, alguns criminosos têm se aproveitado para enganar vítimas e conseguir acesso a dados financeiros.

Lembre-se que somente pelo site do Bacen, indicado acima, é possível fazer a verificação de quantias que podem ser recebidas. O Banco Central e demais bancos não entrarão em contato em relação a este assunto com cada indivíduo ou empresa. Por isso, ignore possíveis e-mails, mensagens SMS e links enviados em aplicativos de mensagens como o WhatsApp e o Telegram.

Vale destacar que você não precisará enviar dados pessoais da sua conta bancária atual onde deseja receber este dinheiro, como a senha ou informações do seu cartão de crédito. A devolução dos valores ainda é isenta de taxas e tarifas. Por isso, desconfie de e-mails ou solicitações que peçam alguns desses dados ou exija uma forma de pagamento, por menor que ele seja.

Agora que você sabe como realizar todo esse processo, basta verificar se você possui dinheiro para receber. Enquanto aguarda a devolução desses valores, não deixe de dar uma olhada nos demais artigos do nosso blog. Temos diversos conteúdos que podem ser prestativos, assim como este artigo.  

Links:

https://www.techtudo.com.br/noticias/2022/03/dinheiro-esquecido-banco-central-libera-consulta-para-nascidos-entre-1968-e-1983.ghtml

https://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/2022/02/banco-central-como-consultar-valores-a-receber.ghtml

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
mapa-da-china-antigo

Calças mais velhas do mundo têm 3 mil anos

foto-do-sol-em-altissima-qualidade-divulgada-pela-ESA

Agência Espacial Europeia divulga foto do Sol em altíssima qualidade

logotipo-3d-do-instagram-em-fundo-roxo

Instagram: 4 apps para baixar vídeos da rede social

mulher-apresentando-slide

4 sites e serviços para fazer slides online

familia-assistindo-lancamentos-da-netflix

Veja os principais lançamentos da Netflix para maio de 2022

mulher-escondendo-fotos-e-videos-com-senha-no-celular

4 apps para ocultar fotos e vídeos no celular

Inscreva-se na nossa

Newsletter