Que tal tornar mais fácil a vida dos clientes da sua empresa que acessam o perfil da companhia pelo Instagram? Há como colocar o link do WhatsApp na bio do Instagram e permitir que com um toque na tela todos possam conversar com a sua conta comercial.
Embora seja uma das redes sociais com maior índice de conversão, ou seja, os posts são de fato entregues para um número maior de seguidores, o Instagram não é muito amigável quando se trata de links externos. Uma das únicas oportunidades é o link da bio e você pode transformá-lo em mais uma oportunidade de conversar diretamente com os seus clientes.
Parcela significativa das companhias prefere colocar um link para o site oficial, mas que tal deixar em primeiro plano uma opção para conversar diretamente com os usuários?
Antes de tudo você precisa aprender a transformar o seu número do WhatsApp em um link. Para isso, siga este passo a passo:
Passo 1. Copie este link: http://api.whatsapp.com/send?1=pt_BR&phone=5500000000000. Somente com ele é possível criar o redirecionamento direto para o seu número. Caso a sua cidade ainda não utilize o nono dígito, opte então pelo seguinte link: http://api.whatsapp.com/send?1=pt_BR&phone=550000000000
Passo 2. Coloque o seu número no link. Substitua todos os ZEROS pelo seu número de telefone, incluindo o DDD da sua cidade. Pronto!
Passo 3. Se você for colocar o link em uma página da web, automaticamente ao clicar sobre ele o usuário poderá iniciar uma conversa via WhatsApp com você, caso ele tenha o aplicativo instalado.
Como você já percebeu, o link para o número do WhatsApp não é uma URL muito amigável. Porém, você pode transformá-la utilizando um encurtador de links. A nossa recomendação é o serviço TinyURL. Veja como fazer isso.
Passo 1. Acesse a página do TinyURL.
Passo 2. Insira a URL do link para o WhatsApp no campo “Enter a long URL to make tiny”.
Passo 3. Se você preferir, é possível customizar a URL no campo “Custom alias”.
Passo 4. Por fim, clique em “Make TinyURL”.
Agora que você já criou um link direto para a sua conta no WhatsApp, é hora de inseri-lo na bio do Instagram. A recomendação é colocá-lo no campo “Site”, único espaço destinado à inclusão de uma URL clicável.
Passo 1. Acesse o seu perfil no Instagram.
Passo 2. Toque em “Editar perfil”.
Passo 3. Em seguida, no campo “Website”, insira a URL recém-criada.
Pronto! O trabalho foi concluído com sucesso. A partir de agora, sempre que um usuário acessar o seu perfil ele poderá ter a opção de iniciar uma conversa via WhatsApp tocando na URL. Como dica adicional, você pode personalizar a URL e criar expressões mais chamativas para atrair o público.
Por exemplo: tiny.url/chamanowhatsapp é uma forma simples e direta de informar a todos que o link direciona o usuário para um local no qual é possível conversar com um representante da marca. Além disso, URLs personalizadas com o nome da empresa também são uma boa ideia. O importante é não perder mais esse canal de comunicação com o consumidor.
WhatsApp: o aplicativo mais utilizado durante a pandemia
Não é nenhum segredo que o WhatsApp já é há muito tempo o aplicativo mais utilizado pelos brasileiros – e um dos mais populares em todo o mundo. Especialmente por aqui ele é praticamente o substituto oficial das mensagens de texto, obrigando as operadoras de telefonia a se adaptarem criando planos que privilegiem o uso da ferramenta.
Durante o período da pandemia de coronavírus, a dependência do mensageiro cresceu ainda mais. Um estudo feito por professores e estudantes do Núcleo de Marketing e Consumer Insights da Escola Superior de Propaganda e Marketing apontou que 97% dos entrevistados utilizam o WhatsApp pelo menos uma vez por dia.
Outro relatório, produzido pela Decode (empresa de pesquisa sobre comportamento digital), destacou ainda que o uso do aplicativo cresceu 97% no Brasil durante o mesmo período. Na prática, é como se o tráfego na plataforma tivesse simplesmente dobrado em poucos meses – um índice impressionante se levarmos em consideração que o volume anterior já era altíssimo.
Em julho de 2020 o WhatsApp chegou a registrar mais de 1,4 bilhão de acessos no país. Grande parte desse aumento se deve a adoção do serviço pelas micro e pequenas empresas. Com as novas regras de distanciamento social, se tornou imperativo evitar lugares com aglomerações e as compras pelo mensageiro passaram a ser a principal alternativa para muitos brasileiros.
“A análise de publicações, comentários e demais expressões dos consumidores nas redes sociais utilizou metodologias linguístico-computacionais de processamento e análise de texto para consolidar o sentimento e percepção pública dos consumidores que utilizam o Whatsapp no contato com as empresas. Neste sentido, 71% do sentimento público sobre o Whatsapp nos negócios é positivo”, destacou a Decode em comunicado enviado à imprensa.
Com mais de 2 bilhões de usuários em todo o mundo, o WhatsApp é um serviço disponível em cerca de 180 países e 60 idiomas. Desde que foi adquirido pelo Facebook, por US$ 16 bilhões em 2014, o app não encontrou dificuldades para se consolidar como o aplicativo mais popular em todo o mundo, roubando até mesmo a primeira posição do próprio Facebook.
No Brasil, estima-se que o WhatsApp esteja presente em 99% dos celulares, independentemente do sistema operacional utilizado. Mesmo os usuários que preferem outros serviços concorrentes, como o Telegram ou o Signal, ainda assim mantêm o app instalado para conseguir se comunicar com a maior parcela da população.
Um curiosidade: segundo dados do comScore, a faixa etária mais ativa no WhatsApp é a dos adultos com mais de 45 anos de idade. O grupo representa nada menos do que 27% do público total da plataforma. Os adultos com idade entre 25 e 34 anos completam a segunda faixa etária mais ativa no serviço.