Positivo do seu jeito

Dicas

Como regularizar o CPF pela internet

4 de Maio de 2020

por: MKT Positivo

No início do mês de abril, o Governo Federal liberou o pedido de resgate do Auxílio Emergencial, medida que visa atribuir renda para pessoas que foram prejudicadas pelo fechamento do comércio em razão da pandemia de coronavírus.

Porém, um dos pré-requisitos para o recebimento dos valores é estar com o CPF em dia. É justamente aí que muitos brasileiros têm sido impedidos de ter acesso ao benefício. A boa notícia é que não é preciso ir até uma agência da Receita Federal para resolver eventuais problemas: há como regularizar o CPF pela internet.

O procedimento pode ser feito online, pelo PC ou pelo smartphone, e não há a necessidade de baixar nenhum aplicativo. Veja como é simples acessar essas informações.

Como regularizar os dados do seu CPF

Antes de tudo, é importante lembrar que o passo a passo a seguir se aplica a mudanças que sejam necessárias em dados cadastrais do CPF. Eventualmente, outros problemas podem requerer outras formas de auxílio. Nesse caso, será preciso buscar a solução por e-mail.

Passo 1. Acesse o site da Receita Federal.

Passo 2. Na tela inicial, clique na opção CPF.

Passo 3. Depois, clique em “Alterar Cadastro CPF”.

Passo 4. Role a tela até chegar à seção “Onde solicitar a alteração”. Lá, clique no link correspondente.

Passo 5. Um formulário será aberto para que você faça as alterações cadastrais necessários. Os campos para preenchimento são os seguintes: número do CPF, nome completo, data de nascimento, sexo, cidade de nascimento, estado de nascimento, número do Título de Eleitor e nome da mãe. Há ainda o campo “Documento”, no qual você pode escolher entre RG, Passaporte, Carteira Nacional de Habilitação ou Certidão de Nascimento.

Passo 6. Depois, preencha as informações relacionadas ao seu endereço atual. Isso inclui CEP, município, estado, endereço completo e telefone com DDD.

Passo 7. Por fim, clique em “Enviar”.

Passo 8. Digite os caracteres de segurança que serão exibidos na tela seguinte e aguarde o recebimento de uma mensagem informando que a alteração cadastral foi feita com sucesso.

Passo 9. Você pode ainda obter um comprovante da sua alteração cadastral. Para isso, clique em “Gerar Comprovante de Situação Cadastral”.

Regularização do CPF via e-mail

Se o passo a passo acima não resolver o problema, a recomendação da Receita Federal é para que os usuários tentem buscar uma solução por e-mail. A ida à uma agência da Receita Federal só deve ser realizada se essa orientação for estritamente necessária. A maior parte dos problemas pode ser resolvido online.

Por e-mail, o procedimento é o seguinte:

Passo 1. Escolha o seu estado na lista abaixo e verifique qual é o e-mail correspondente.

Passo 2. Anexe ao e-mail os seguintes documentos:

  • Cópia do documento de identificação (RG)
  • Cópia do Título de Eleitor
  • Cópia de um comprovante de endereço
  • Protocolo de atendimento, se houver.
  • Uma foto (selfie) mostrando o RG em frente e verso com o número do documento legível.

Todos os dados serão checados pela Receita Federal e, se estiverem de acordo, o seu CPF será regularizado automaticamente. Caso esse procedimento não funcione, então somente aí a Receita Federal indicará a necessidade do contribuinte de ir pessoalmente a uma agência do órgão.

CADASTRE-SE PARA FICAR POR
DENTRO DAS NOVIDADES DA POSITIVO.