Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

O que é SSID? Entenda como esse recurso pode ajudar a proteger o seu roteador

Você sabe o que é SSID? Trata-se de uma sigla para “service set identifier” – algo como “identificador do conjunto de serviços”. Essa simples informação nada mais é do que o nome da sua rede e modificá-lo pode tornar mais segura a conexão entre os seus dispositivos e a rede Wi-Fi.

Em outras palavras, a escolha do nome da sua rede Wi-Fi pode ser determinante para a segurança dela. Um nome acessível ou chamativo pode acabar atraindo a presença de mais curiosos enquanto uma escolha mais comedida ou segura pode resultar em uma rede de pouco interesse para os bisbilhoteiros.

®GIPHY

O que você precisa saber sobre o SSID?

Primeiramente, saiba que os nomes de redes Wi-Fi podem ter até 32 caracteres. Além disso, eles são do tipo “case sensitive”, ou seja, fazem distinção entre letras maiúsculas e minúsculas. Por essa razão, uma rede chamada “minharede” é diferente de outra chamada “MinhaRede”. Portanto, preste bastante atenção na hora de escolher o nome para a sua.

Você também pode usar caracteres especiais na criação do nome das redes, mas eles não são considerados convenientes, pois dispositivos mais antigos podem apresentar problemas na leitura. Todos os roteadores oferecem um nome padrão para as redes, mas é conveniente que você os mude logo em seu primeiro acesso.

A conexão pode ser pública ou privada. Em estabelecimentos com grande circulação de pessoas e que oferecem Wi-Fi gratuita, pode ser que não exista a necessidade de colocar uma senha. Já nas conexões privadas, como a da sua casa ou do seu escritório, é importante definir um nome seguro e criar uma senha forte para garantir a proteção.

Como ocultar um SSID

Para facilitar a identificação, o SSID da sua rede sempre é exibido de forma visível, para que todos que os dispositivos que estejam nas proximidades possam encontrá-la. No entanto, uma das formas de proteção é desligar a exibição do SSID. Dessa forma, aqueles que quiserem se conectar à rede terão que saber, necessariamente, login e senha – e não apenas a senha como é de praxe.

Para fazer essa mudança, basta acessar as configurações do seu roteador. No mesmo local, você pode mudar o nome da rede e também a senha. Outra opção disponível nos roteadores é a de configuração das regras do que pode e do que não pode em termos de nomes. Portanto, ficar de olho nessa etapa é essencial para a sua segurança.

Além disso, manter um nome diferenciado para sua rede evita uma série de problemas. Redes com nomes repetidos, por exemplo, dentro de uma mesma área podem gerar confusão nos dispositivos. Nomes com caracteres especiais também devem ser evitados.

E, por fim, evite deixar o nome padrão de rede que é disponibilizado pelo roteador. Se nas proximidades alguém decidir não mexer no SSID, então você terá redes com nome similar e as chances de recair em problemas de conexão são grandes.

 

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
mulher assistindo os lançamentos da Netflix e comendo pipoca

Confira os principais lançamentos da Netflix para agosto de 2022

210 imagens de frases para usar no status do WhatsApp

mulher segurando um smartphonee apontando para cima

Como descobrir se alguém tentou desbloquear seu celular? Veja 4 jeitos

bonequinho do Android em frente à uma tela cheia de códigos

Atualização corrige cinco falhas críticas no Android

notebook com ícones de informações pessoais e um ícone maior de cadeado

Como remover informações pessoais da Internet

mulher ouvindo música no Spotify com headphones

Como ouvir música juntos no Spotify

Inscreva-se na nossa

Newsletter