Deseja ter mais privacidade ao usar a internet? Uma boa alternativa é utilizar uma guia anônima no seu navegador. Toda vez que um usuário navega pela web, seja para realizar uma pesquisa, acessar uma rede social ou jogar um jogo online, ele acaba deixando informações que são armazenadas pelos navegadores e sites por onde ele passa.
Essas informações são usadas, e em alguns casos, até mesmo vendidas, para outras empresas e organizações que tenham interesse em saber mais sobre o seu respeito. Já reparou que ao pesquisar muito sobre um tema ou produto, diversos anúncios com itens relacionados começam a ser exibidos quando você acessa a internet? Ou então que empresas enviam propagandas no seu e-mail ou por meio de SMSs e ligações sem que você tenha compartilhado os seus dados com essas organizações?
Nesse sentido, abrir uma guia anônima pode lhe ajudar a ter uma atuação mais discreta e não ser incomodado pelos algoritmos e anunciantes, pois seu histórico de navegação, cookies e informações inseridas em sites não ficarão salvos. Por mais que seja praticamente impossível não deixar rastros na web, o uso dessas guias pode ajudar a manter a sua privacidade e a preservação de suas informações.
Pensando nisso, criamos este artigo para mostrar como abrir uma guia anônima nos principais navegadores da atualidade.
Passo 1: abra o navegador do Chrome.
Passo 2: no canto superior direito da tela, clique no ícone de três pontos e selecione a opção “Nova janela anônima”.
Passo 3: caso preferir, você pode usar o atalho “Ctrl + Shift + N” em computadores Windows e Linux, ou apertar as teclas “Command + Shift + N” no MacOS.
Passo 1: com uma página do Firefox aberta, clique no botão de menu localizado no canto superior direito e selecione a opção “Nova janela privativa”.
Passo 2: caso preferir, use o atalho “Ctrl + Shift + P” no Linux ou Windows. No MacOS, a guia anônima é aberta pelo atalho “Command + Shift + P”.
Passo 1: abra o Internet Explorer e clique no ícone de engrenagem.
Passo 2: no menu que se abrir, clique em “Segurança”. Entre as opções disponíveis, selecione “Navegação InPrivate”.
Passo 3: no Windows, é possível usar o atalho “Ctrl + Shift + P”.
Passo 1: no menu do Edge, clique em “Mais” e, em seguida, em “Configurações”.
Passo 2: clique na opção “Exibir configurações avançadas”.
Passo 3: ative as opções “Enviar solicitações” e “Não rastrear”.
Passo 4: se preferir, use o atalho “Crtl + Shift + P” no Windows.
Passo 1: abra o Safari e clique no ícone “Arquivo”.
Passo 2: entre as opções disponíveis, selecione “Nova Janela com Navegação Privada”.
Passo 3: outra opção é utilizar o atalho “Command + Shift + N”.
Por mais que usar uma aba anônima seja uma boa opção para se ter mais privacidade, é preciso ressaltar que ela não impede que as suas ações na internet sejam rastreadas. Sua atividade online continuará visível para os sites que você visitar e para os controladores da rede, caso você esteja usando a internet de seu local de trabalho ou escola, além do provedor que conecta seu dispositivo na web.
Porém, outros usuários que acessarem este mesmo dispositivo não conseguirão ver o seu histórico de buscas, muito menos acessar suas contas em redes sociais e demais plataformas. Além disso, você ficará livre dos rastreadores de anúncios e algoritmos que acompanham suas atividades online. Portanto, podemos concluir que o uso da aba anônima acaba gerando benefícios para aqueles que querem ter uma atuação mais discreta na web.
Você sabia que há outras formas de se manter seguro e menos visível na internet? No nosso blog, você encontrará matérias e tutoriais sobre este e outros temas relacionados a web, tecnologia e entretenimento. Clique aqui e descubra!
Fonte(s):