Positivo do seu jeito

Dicas

5 filmes sobre tecnologia para assistir em casa durante o isolamento social

23 de Maio de 2020

por: MKT Positivo

A ficção científica, seja por meio do cinema ou da literatura, é uma forma imaginativa de mostrar o mundo sob um ponto de vista diferente. A nossa relação com a tecnologia é um dos assuntos retratados. Em alguns casos, a visão é otimista; em outros, pessimista.

Há ainda as produções biográficas, que se baseiam na vida e na obra de alguns nomes importantes do avanço tecnológico. Se esse tema chama a sua atenção, listamos aqui cinco filmes sobre tecnologia a que você pode assistir em casa durante a quarentena.

1. A Rede Social

Criado em 2003, o Facebook se tornou a rede social mais popular do planeta, reunindo mais de dois bilhões de usuários. Como essa história começou? O filme “A Rede Social”, dirigido por David Fincher, conta a história do início desse império, criado pelo então jovem estudante Mark Zuckerberg.

O mérito da produção está no fato de mostrar os bastidores da criação de um produto, servindo como uma inspiração para empreendedores que queiram transformar uma realidade, seja ela qual for. Em meio à muitas polêmicas, o filme recebeu oito indicações ao Oscar, incluindo Melhor Diretor, Melhor Ator (Jesse Eisenberg) e Melhor Roteiro Adaptado.

Disponível nos serviços Google Play e Microsoft Store

2. A Teoria de Tudo

O físico inglês Stephen Hawking é considerado um dos homens mais brilhantes de todos os tempos. Apesar de sua condição debilitada em razão de uma doença degenerativa chamada esclerose lateral amiotrófica, ele não desistiu de suas ambições científicas e se tornou um dos teóricos mais importantes da Física.

O filme, lançado em 2015, recebeu cinco indicações ao Oscar, incluindo a de Melhor Filme. O ator Eddie Redmayne, que interpreta Stephen Hawking na produção, recebeu o Oscar de Melhor Ator. Uma produção fundamental para compreender a mente de um dos cientistas mais importantes do nosso tempo.

Disponível nos serviços Netflix e Google Play

3. Minority Report: A Nova Lei

Dirigido por Steven Spielberg, Minority Report: A Nova Lei se passa no ano de 2054. Neste ano, a humanidade desenvolveu um sistema chamado “pré-crime”, que permite à polícia descobrir crimes antes mesmo que eles sejam realizados, impedindo que ocorram.

A produção, estrelada por Tom Cruise, tem como mérito o fato de ter recorrido à consultoria de profissionais renomados da indústria de tecnologia, que ajudaram a “moldar” o cenário futurista que vemos. O filme é de 2002 e, na época, a interface por gestos ainda era uma mera possibilidade, que viria a se tornar real anos depois.

Disponível nos serviços Prime Vídeo, Google Play e Microsoft Store

4. Blade Runner: O Caçador de Androides

Considerado um dos maiores clássicos da ficção científica, Blade Runner: O Caçador de Androides, lançado em 1982, serviu de inspiração para dezenas de outras produções ao longo das últimas décadas. O filme se passa no ano de 2019 e acompanha a história de Rick Deckard, um homem especializado em caçar androides.

Os robôs se tornaram tão avançados que não é mais possível distingui-los dos humanos. A ambientação futurista, com carros voadores e painéis de neon, é icônica. O filme se baseia em um livro do escritor norte-americano Philip K. Dick e é considerado uma obra essencial do cinema.

Disponível nos serviços Netflix, Google Play e Microsoft Store

5. Ela

Theodore Twombly é um homem que se apaixona pela voz de um sistema operacional. O filme “Ela” mostra a curiosa relação entre uma pessoa e um sistema de inteligência artificial, provocando uma interessante reflexão sobre como a nossa relação com os dispositivos eletrônicos mudou com o passar do tempo.

A direção e roteiro é de Spike Jonze, premiado cineasta responsável por grandes produções como “Adaptação” e “Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças”, e que venceu o Oscar de Melhor Roteiro Original. O papel principal é interpretado por Joaquin Phoenix.

Disponível nos serviços Google Play e Microsoft Store

CADASTRE-SE PARA FICAR POR
DENTRO DAS NOVIDADES DA POSITIVO.