conceito de certificado digital representado por um cadeado em cima de uma placa mãe

O que é certificado digital?

Não é novidade que hoje em dia quase todos os processos estão sendo digitalizados.

homem velho usando celular no trem

O certificado digital funciona como uma identidade eletrônica de alguma empresa ou de uma pessoa.

Para entender melhor o que é um certificado digital, para que ele serve e quais são as vantagens, confira o conteúdo de hoje!

Afinal, o que é um certificado digital?

Um certificado digital nada mais é do que um arquivo ou senha eletrônica que compra a identidade e autenticidade de um dispositivo, servidor ou usuário por meio da criptografia e da infraestrutura de chave pública PKI.

Ele atua como uma carteira de identificação virtual e possibilita que documentos sejam assinados à distância com o mesmo valor jurídico da assinatura feita de próprio punho. Mas, sem que haja a necessidade de reconhecer firma em cartório.

E como o certificado digital comprova a identidade de alguém?

carteira de habilitação falsa do McLovin, personagem do filme Superbad

O método que o certificado digital comprova a identidade de alguma empresa ou pessoa é quase que inviolável, e como falamos acima, é um processo legalizado.

O sistema usa um par de chaves criptográficas que não se repete nunca, sendo elas:

  • Chave privada – usada para criptografar dados que comprovam a identidade sobre o usuário ou organização, seja para acessar um determinado sistema ou para a assinatura de algum documento eletrônico. Só possui acesso a essa chave, aquele que está previamente autorizado a utilizar o certificado de quem a gerou;
  • Chave pública – é compartilhada com aqueles que precisam decodificar a criptografia das informações que comprovam a identidade para que a mesma seja reconhecida e aceita. Essa chave só serve para decodificar o que foi criptografado utilizando a chave privada criada em conjunto.

Para a validação de uma assinatura digital, o certificado atrela a ela um arquivo eletrônico com dados sobre a pessoa ou a organização para comprovar a quem ela pertence e que foi criada por quem pode usá-la de maneira legalizada.

Resumidamente, tanto a assinatura quanto esse arquivo são protegidos por criptografia e a assinatura permite o acesso por meio da chave pública para validar aquela certificação, ou seja, para confirmar se ela é verdadeira. Porém, não permitem que o acesso seja irrestrito, evitando assim, fraudes.

Quais são as vantagens do certificado digital?

O certificado digital oferece várias funções em seu uso e algumas vantagens, que vamos citar abaixo:

  • Segurança a partir de uma assinatura digital com o mesmo valor jurídico de uma assinatura feita de próprio punho;
  • A assinatura digital reduz os gastos, isso porque não é necessário reconhecer firma em cartório, deslocar-se para enviar documentos ou mesmo imprimir papéis, além de poupar o tempo dos funcionários;
  • Colabora com a sustentabilidade, afinal, é possível economizar papel;
  • Oferece praticidade, negociações e assinaturas digitais, acabam sendo bem menos burocráticas e facilitam a rotina das pessoas.

Quais são os modelos disponíveis?

Confira abaixo uma lista de modelos de certificados digitais:

Certificado digital A1

É gerado e armazenado no PC ou no dispositivo móvel (smartphone e tablet). Possuindo a validade de 1 ano. Serve apenas para um único dispositivo, e seu preço é mais acessível.

Certificado digital A3

O modelo A3 é emitido e armazenado em mídia criptográfica (Cartão, Pen Drive, Token ou Nuvem). A validade varia de 1 a 5 anos. Por ser portátil e sua validade ser maior, é o modelo mais caro para ser adquirido.

Qual a diferença entre certificado digital e assinatura digital?

Agora vamos explicar melhor o que citamos acima sobre a função do certificado digital e da assinatura digital, entenda abaixo:

  • Certificado digital: é um arquivo que analisa a identidade de um dispositivo ou usuário e possibilita conexões criptografadas;
  • Assinatura digital: é o recurso que o usuário tem à sua disposição para comprovar sua identidade na internet. Elas foram feitas para garantir a segurança das transações digitais, sejam com ou sem fins lucrativos.
menino usando um computador antigo fazendo sinal de positivo com o dedão

Quem realiza a emissão dos certificados?

Quem emite os certificados digitais são as agências certificadas para controle dos arquivos criptográficos. Os certificados digitais são feitos por empresas, que assinam um certificado para comprovar a autenticidade do indivíduo ou organização que fez a solicitação.

A empresa é responsável por controlar a verificação de controle de domínio e analisar se a chave pública anexada ao certificado pertence ao usuário ou organização que a solicitou. 

Eles possuem um papel fundamental no processo de PKI.

Agora você já sabe o que é um certificado digital e como ele funciona, mas caso precise dessa solução para sua empresa, não deixe de procurar um profissional especializado!

E para continuar obtendo mais informações que podem ser úteis no seu dia a dia, siga acompanhando o blog Positivo do Seu Jeito.

Fonte(s):

TechTudo e Tecnoblog.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
Mulher segurando um confrinho em formato de porco, simbolizando as ecnonmias ao comprar online.

Compare e economize: 9 apps para comparar preço antes de comprar

Vários desenhos de dispositivos eletrônicos formando um círculo. No centro, há um prédio com o G do Google, e em seu topo há uma nuvem, representando o armazenamento em nuvem do Google Drive.

Google Drive tem funções que vão melhorar a sua forma de trabalhar

Homem atrás de uma planta, abrindo as folhagens com as mãos e sorrindo.

Gosta de plantas? Saiba quais apps você precisa instalar no seu smartphone

mulher em frente à planta de uma casa segurando pincéis de pintura, pois ela está planejando fazer uma reforma

20 apps que vão ajudar você a decorar sua casa

duas amigas comendo pipoca e pizza enquanto assistem os lançamentos da Netflix

Confira os principais lançamentos da Netflix para Fevereiro de 2024

pessoa guardando uma moeda em um cofrinho com formato de porquinho

Dicas e apps para você criar hábitos financeiros saudáveis no Ano Novo

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.