conceito de certificado digital representado por um cadeado em cima de uma placa mãe

O que é certificado digital?

Não é novidade que hoje em dia quase todos os processos estão sendo digitalizados.

homem velho usando celular no trem

O certificado digital funciona como uma identidade eletrônica de alguma empresa ou de uma pessoa.

Para entender melhor o que é um certificado digital, para que ele serve e quais são as vantagens, confira o conteúdo de hoje!

Afinal, o que é um certificado digital?

Um certificado digital nada mais é do que um arquivo ou senha eletrônica que compra a identidade e autenticidade de um dispositivo, servidor ou usuário por meio da criptografia e da infraestrutura de chave pública PKI.

Ele atua como uma carteira de identificação virtual e possibilita que documentos sejam assinados à distância com o mesmo valor jurídico da assinatura feita de próprio punho. Mas, sem que haja a necessidade de reconhecer firma em cartório.

E como o certificado digital comprova a identidade de alguém?

carteira de habilitação falsa do McLovin, personagem do filme Superbad

O método que o certificado digital comprova a identidade de alguma empresa ou pessoa é quase que inviolável, e como falamos acima, é um processo legalizado.

O sistema usa um par de chaves criptográficas que não se repete nunca, sendo elas:

  • Chave privada – usada para criptografar dados que comprovam a identidade sobre o usuário ou organização, seja para acessar um determinado sistema ou para a assinatura de algum documento eletrônico. Só possui acesso a essa chave, aquele que está previamente autorizado a utilizar o certificado de quem a gerou;
  • Chave pública – é compartilhada com aqueles que precisam decodificar a criptografia das informações que comprovam a identidade para que a mesma seja reconhecida e aceita. Essa chave só serve para decodificar o que foi criptografado utilizando a chave privada criada em conjunto.

Para a validação de uma assinatura digital, o certificado atrela a ela um arquivo eletrônico com dados sobre a pessoa ou a organização para comprovar a quem ela pertence e que foi criada por quem pode usá-la de maneira legalizada.

Resumidamente, tanto a assinatura quanto esse arquivo são protegidos por criptografia e a assinatura permite o acesso por meio da chave pública para validar aquela certificação, ou seja, para confirmar se ela é verdadeira. Porém, não permitem que o acesso seja irrestrito, evitando assim, fraudes.

Quais são as vantagens do certificado digital?

O certificado digital oferece várias funções em seu uso e algumas vantagens, que vamos citar abaixo:

  • Segurança a partir de uma assinatura digital com o mesmo valor jurídico de uma assinatura feita de próprio punho;
  • A assinatura digital reduz os gastos, isso porque não é necessário reconhecer firma em cartório, deslocar-se para enviar documentos ou mesmo imprimir papéis, além de poupar o tempo dos funcionários;
  • Colabora com a sustentabilidade, afinal, é possível economizar papel;
  • Oferece praticidade, negociações e assinaturas digitais, acabam sendo bem menos burocráticas e facilitam a rotina das pessoas.

Quais são os modelos disponíveis?

Confira abaixo uma lista de modelos de certificados digitais:

Certificado digital A1

É gerado e armazenado no PC ou no dispositivo móvel (smartphone e tablet). Possuindo a validade de 1 ano. Serve apenas para um único dispositivo, e seu preço é mais acessível.

Certificado digital A3

O modelo A3 é emitido e armazenado em mídia criptográfica (Cartão, Pen Drive, Token ou Nuvem). A validade varia de 1 a 5 anos. Por ser portátil e sua validade ser maior, é o modelo mais caro para ser adquirido.

Qual a diferença entre certificado digital e assinatura digital?

Agora vamos explicar melhor o que citamos acima sobre a função do certificado digital e da assinatura digital, entenda abaixo:

  • Certificado digital: é um arquivo que analisa a identidade de um dispositivo ou usuário e possibilita conexões criptografadas;
  • Assinatura digital: é o recurso que o usuário tem à sua disposição para comprovar sua identidade na internet. Elas foram feitas para garantir a segurança das transações digitais, sejam com ou sem fins lucrativos.
menino usando um computador antigo fazendo sinal de positivo com o dedão

Quem realiza a emissão dos certificados?

Quem emite os certificados digitais são as agências certificadas para controle dos arquivos criptográficos. Os certificados digitais são feitos por empresas, que assinam um certificado para comprovar a autenticidade do indivíduo ou organização que fez a solicitação.

A empresa é responsável por controlar a verificação de controle de domínio e analisar se a chave pública anexada ao certificado pertence ao usuário ou organização que a solicitou. 

Eles possuem um papel fundamental no processo de PKI.

Agora você já sabe o que é um certificado digital e como ele funciona, mas caso precise dessa solução para sua empresa, não deixe de procurar um profissional especializado!

E para continuar obtendo mais informações que podem ser úteis no seu dia a dia, siga acompanhando o blog Positivo do Seu Jeito.

Fonte(s):

TechTudo e Tecnoblog.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
Robôzinho fofo tirando foto com uma câmera antiga.

10 melhores aplicativos para editar fotos com inteligência artificial

Filme sendo exibido em uma TV que está espelhando um notebook.

Como espelhar notebook na TV?

Conceito de tecnologia e sustentabilidade da empresa Positivo com mãos segurando um planeta terra formado por circuitos eletrônicos.

Saiba como a Positivo alia tecnologia e sustentabilidade

Homem que trabalha com TI sentado diante de sua mesa com 3 monitores exibindo linhas de código de programação.

Como iniciar uma carreira em TI?

Homem e robô em uma cafeteria. O robô está mexendo no celular do homem para aumentar sua produtividade.

Como usar a IA para melhorar a produtividade?

Mulher assistindo os lançamentos da Netflix de junho de 2024 enquanto come pipoca.

Confira os principais lançamentos da Netflix para Junho de 2024

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.