Instagram Lite: o que é e como funciona a versão mais leve do Instagram

Instagram Lite: o que é e como funciona a versão mais leve do Instagram

O Instagram Lite finalmente chegou ao Brasil. O app foi lançado no mês de abril em 170 países, prometendo mais desempenho e uma economia considerável de dados móveis, algo importante principalmente para quem não tem um smartphone top de linha ou uma conexão 4G com sinal estável. 
Além de ser mais leve no consumo de memória, processamento e dados, o Instagram Lite ocupa apenas 2 MB de armazenamento no aparelho (contra cerca de 30 MB da versão padrão do Instagram). Confira todas as novidades desse app e veja o que muda em relação ao Instagram padrão!
Instagram Lite: o que é e como funciona a versão mais leve do Instagram

O que é o Instagram Lite?

O Instagram Lite é uma versão mais leve do app Instagram, desenvolvida especialmente para usuários com smartphones de entrada ou modelos mais antigos. O aplicativo é oficial e foi desenvolvido pelo próprio Facebook, mais especificamente pela equipe de Tel Aviv, Israel. 
Segundo a empresa, os usuários da versão Lite encontrarão mais desempenho ao navegar, acessar feeds, stories e publicar suas fotos. Tzach Hadar, diretor de Gestão de Produtos do Facebook, afirma que a versão foi criada também para pessoas com baixa conectividade ou planos de dados limitados. O executivo ressaltou que o objetivo é “manter a experiência do Instagram rápida, de alta qualidade e confiável, independentemente do dispositivo, plataforma ou rede em que as pessoas estão”.
O Instagram Lite segue uma tendência global de acessibilidade, considerando que apenas 63% da população mundial tem acesso à internet (e que muitas das pessoas com acesso não o fazem em aparelhos ou condições ideais). 
Outros apps lançados recentemente em versão Lite incluem Facebook, Messenger, Uber, TikTok, Twitter e Spotify.
Instagram Lite: o que é e como funciona a versão mais leve do Instagram

Como funciona a versão Instagram Lite

Segundo dados do Tecnoblog, os engenheiros do Instagram retrabalharam toda a arquitetura do aplicativo, movimentando muito do processamento que ocorria no smartphone para os servidores da rede social. Isso e outras alterações permitiram diminuir consideravelmente o tamanho do app (de 30 MB para 2 MB). 

O que muda em relação ao Instagram normal?

Durante a conversão para o app Lite, a equipe de desenvolvimento do Instagram tentou preservar os aspectos e recursos mais utilizados da rede social. Os usuários do novo aplicativo de Android podem fazer praticamente tudo o que há na versão padrão do Instagram, incluindo trocar mensagens diretas, tirar e publicar fotos online (com stickers e GIFs animados), gravar vídeos e postá-los nos Stories, no feed e no IGTV (Instagram TV). 
Contudo, devido às restrições de desempenho, qualidade de conexão com internet e espaço de armazenamento, foram cortadas as transmissões ao vivo, os vídeos completos do IGTV e o Shopping. Também não estão presentes os filtros de realidade aumentada (AR), que dependem diretamente do poder de processamento dos nossos smartphones. 
Em termos visuais, alguns sacrifícios foram feitos para preservar o desempenho. Por isso, animações mais complexas foram adaptadas para transições simples e instantâneas. Outra vantagem dessa mudança é o feedback imediato quando há problemas com a conexão de internet. 
O ícone da lixeira, por exemplo, foi trocado por um “X”, enquanto o restante da interface tem um visual mais limpo. Cada mudança veio com o único propósito de permitir que mais pessoas acessem o Instagram.

Como instalar o Instagram Lite no smartphone

O Instagram Lite já está disponível na Google Play, a loja oficial de aplicativos para dispositivos Android. Acesse a página do app clicando neste link. Lembre-se de que o Instagram Lite foi liberado apenas para smartphones menos potentes. Pessoas com celulares mais novos devem utilizar o Instagram em sua versão completa. 
Fonte: Facebook, Tecnoblog

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
Bateria carregada em 3D.

Indicador de saúde da bateria pode chegar ao Android

Mulher contando segredo sobre os mitos da tecnolgia que todo mundo já caiu.

6 mitos sobre tecnologia que muita gente já caiu

Logo do Google Gemini.

Gemini: o que é e como usar a IA do Google

Teclado de um notebook em 3D com uma tecla com um ponto de interrogação, expressando a dúvida entre instalar Linux ou Windows.

Linux ou Windows: compare os recursos dos sistemas para PC

Crianças em uma sala de aula moderna e usando tecnologia.

Como a tecnologia melhora o processo de aprendizagem escolar?

Satélites em órbita ao redor da Terra.

Primeiros satélites que fornecem rede a celulares são lançados pela Starlink

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.