Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

mulher segurando um smartphonee apontando para cima

Como descobrir se alguém tentou desbloquear seu celular? Veja 4 jeitos

Desconfia que alguém está tentando desbloquear seu celular sem o seu consentimento quando você não está por perto? Por mais que esses aparelhos estejam se tornando cada vez mais indispensáveis no nosso dia a dia, não dá para ficar 24 horas por dia grudados com eles, não é mesmo?

Por causa disso, é recomendável colocar senhas para desbloqueio e compartilhá-las somente com pessoas próximas e de confiança, para evitar que invasores consigam acessar seus dados e realizar ações se passando por você. Para aqueles que deixam seus smartphones sozinhos em locais com fluxos de pessoas, como a mesa do escritório quando há uma reunião, por exemplo, a segurança precisa ser redobrada.

Por sorte, existem aplicativos que podem ser usados para informar caso algum indivíduo tente desbloquear a tela do seu smartphone, com alguns podendo tirar uma foto ou emitir um alarme quando esse bisbilhoteiro entrar em ação. Ficou interessado? Então confira abaixo quatro apps que podem ser úteis para descobrir quem está querendo ter acesso ao seu celular sem a sua permissão.

Tina Fey dizendo vamos fazer isso em inglês

1. ThirdEye

Como o próprio nome já diz, o ThirdEye atua como um terceiro olho quando você estiver longe do seu celular. Com ele, é possível verificar todos os desbloqueios de tela que foram feitos no aparelho, além do tempo de uso em cada um deles. Assim, caso você não tenha usado seu dispositivo durante uma tarde, mas o app tenha informado que ele foi usado, você saberá que alguém possui sua senha e está usando seu aparelho.

Outro grande recurso do app é o de emitir alertas quando houver uma tentativa mal-sucedida de desbloqueio. Saber que alguém tentou desbloquear seu celular é bom, mas o ThirdEye oferece ainda mais. A cada vez que há uma tentativa de desbloqueio sem êxito é feita, uma foto usando a câmera frontal do seu celular é tirada. Assim, você saberá quem é o intrometido que está tentando fuçar o seu celular.

macaco usando celular

Disponível somente para Android, o aplicativo possui uma versão grátis e uma premium, que não oferece recursos extras, apenas a remoção de anúncios de publicidade.  

2. CrookCatcher

O CroockCatcher funciona de forma semelhante ao ThirdEye, tirando uma selfie dos indivíduos que tentam sem êxito desbloquear a tela do seu celular. Todavia, ele possui como diferencial o envio dessa foto por e-mail, informando a localização do celular no momento em que a tentativa de usar o aparelho foi feita. Dessa forma, ele se torna extremamente útil para aqueles que tiveram seus dispositivos roubados ou extraviados.

Todavia, o aplicativo precisa de permissões específicas e acesso a algumas de suas informações para operar, o que pode ser um pouco invasivo para alguns usuários. Por isso, é sempre importante dar uma olhada em seus termos de uso e política de privacidade.

Outro fator negativo do CroockCatcher é que ele só reconhece senhas que têm quatro ou mais dígitos. Por isso, se o invasor tentar desbloquear seu celular com a digital ou Face ID, o app não irá identificar essa tentativa de invasão.

O app também está disponível somente para Android, e conta com uma versão grátis e uma premium, que conta com funções extras como o disparo de alarmes caso muitas tentativas de desbloqueio sejam feitas em sequência. Outros recursos são a captura de áudio do momento da tentativa de invasão e a exibição de uma mensagem que pode ser enviada para o invasor.

3. WTWP

Assim como os outros aplicativos, o WTWP informa quantas tentativas de acesso foram realizadas no seu celular e em quais horários elas ocorreram, além de tirar uma selfie desses enxeridos. O app também informa quando o aparelho foi desbloqueado e por quanto tempo ele foi usado, com uma foto também sendo tirada nessas situações. Dessa forma, você saberá se apenas você ou algum outro indivíduo está usando seu celular sem o seu consentimento.

macaco deitado na cama usando celular

4. Não toque no meu celular!

O “Não toque no meu celular!” é outra boa alternativa para descobrir se existem pessoas que tentam mexer no seu smartphone. Você pode com ele configurar um alarme para momentos em que você estiver longe do aparelho, como em reuniões, treinos da academia ou horário de almoço.

Dessa forma, se alguém tentar desbloquear o aparelho ou tirá-lo do carregador, um alarme será disparado, sendo interrompido apenas quando o celular for desbloqueado. Você ainda pode definir um PIN para ter ainda mais segurança em relação ao seu celular. Disponível somente para Android, o app conta com uma versão grátis e uma premium, que não oferece recursos e funções extras, somente a pausa de anúncios.

minion com sirenes na cabeça representando um alarme disparando

Agora que você já conhece esses quatro aplicativos, basta escolher o que mais lhe agrada e ter total conhecimento sobre quem está acessando ou tentando acessar o seu celular. Para mais dicas de segurança e uso em relação a smartphones e demais dispositivos eletrônicos, acesse o nosso blog.

Fonte(s):

TechTudo.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
mulher assistindo os lançamentos da Netflix e comendo pipoca

Confira os principais lançamentos da Netflix para agosto de 2022

210 imagens de frases para usar no status do WhatsApp

mulher segurando um smartphonee apontando para cima

Como descobrir se alguém tentou desbloquear seu celular? Veja 4 jeitos

bonequinho do Android em frente à uma tela cheia de códigos

Atualização corrige cinco falhas críticas no Android

notebook com ícones de informações pessoais e um ícone maior de cadeado

Como remover informações pessoais da Internet

mulher ouvindo música no Spotify com headphones

Como ouvir música juntos no Spotify

Inscreva-se na nossa

Newsletter