No Brasil, o uso de notebooks em hospitais, clínicas e consultórios tem crescido devido ao armazenamento e o acesso rápido aos dados dos pacientes. Muito em vista dos registros eletrônicos de saúde (EHRs), geridos pelo DATASUS, que desempenham um importante papel na melhoria da qualidade do atendimento.
Afinal, esses sistemas permitem que os profissionais de saúde acessem informações precisas e atualizadas sobre os pacientes, promovendo uma assistência mais segura e eficiente. Além disso, também é visto o avanço da telemedicina como uma grande modalidade que adota hardware específico para profissionais de saúde.
🩺 Veja também: 6 novas possibilidades que o uso de IA traz na área da saúde
A telemedicina foi potencializada significativamente durante a pandemia de COVID-19, com o uso de notebooks no centro de todo o processo. Equipados cada vez mais com câmeras e microfones de alta definição, estes dispositivos possibilitam consultas remotas de qualidade.
Segundo dados da American Medical Association, 85% dos médicos utilizaram telessaúde, melhorando o acesso aos cuidados e proporcionando uma experiência mais conveniente para os pacientes (BID Development Blog).
É claro que os computadores pessoais são amplamente utilizados em clínicas para diversas finalidades, sobretudo nos registros eletrônicos de saúde (EHRs), facilitando o acesso a históricos médicos e dados dos pacientes em tempo real.
Em hospitais, esses dispositivos permitem a integração de sistemas de monitoramento, diagnósticos por imagem, e gestão de leitos, otimizando o fluxo de trabalho e aumentando a eficiência operacional.
Para atender às demandas específicas da área da saúde, a escolha do notebook ideal deve considerar vários fatores:
Os modelos abaixo possuem especificações que atendem bem às necessidades dos profissionais de saúde, oferecendo alta performance e confiabilidade:
Os notebooks tornaram-se indispensáveis na área da saúde, agregando mais agilidade, precisão e segurança no atendimento aos pacientes. Sendo assim, a escolha do equipamento adequado às demandas deve ser levada em consideração, principalmente pela grande variação de preço e dos recursos.