Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

O que é uma conta internacional e como abrir uma? Veja como funciona

Você sabe o que é uma conta internacional e quais são as vantagens de ter uma? Muitos brasileiros que viajam com frequência para o exterior recorrem a essa modalidade como uma maneira de manter moeda estrangeira declarada no Brasil.

A principal vantagem é que as taxas para transações são menores e alguns bancos oferecem ainda um câmbio mais atrativo, o que pode ser interessante em períodos de baixa da moeda brasileira. Neste artigo, explicamos como funciona uma conta internacional e damos dicas para quem deseja abrir uma.

O que é uma conta internacional?

Tecnicamente, uma conta internacional é uma conta digital na qual é possível depositar moeda estrangeira. O simples fato de ter moeda estrangeira a disposição em conta facilita a vida daqueles que viajam com muita frequência ao exterior ou que enviam dinheiro e realizam transações para fora do Brasil.

Outras facilidades incluem a possibilidade de fazer saques em moeda estrangeira diretamente nos caixas eletrônicos em outros países. O principal atrativo, nesse caso, é a redução do pagamento de taxas se comparadas às transações internacionais feitas por contas tradicionais.

As conversões levam em consideração o dólar comercial, cujo valor costuma ser menor do que o dólar turismo. Além disso, taxas com o IOF são aplicadas somente quando há transferência de moeda estrangeira para moeda nacional. Portanto, é possível economizar um bom dinheiro se o volume de transações internacionais realizado for alto.

Não se preocupe mais com a flutuação do câmbio

A flutuação do câmbio é um motivo de alerta para os brasileiros. Em períodos em que a cotação do dólar ou do euro disparam, converter essas moedas para reais não é um bom negócio. Uma conta internacional permite que você mantenha o dinheiro em moeda estrangeira e, independentemente do câmbio, o valor nominal eu euros ou dólar é mantido.

Embora existam vantagens, há também desvantagens. Nesse caso, as contas precisam sempre ter saldo positivo – não há um limite ou uma linha de crédito para cobrir eventuais gastos fora do planejamento. Além disso, os valores em moeda estrangeira não podem ser utilizados no Brasil para aplicação em nenhum tipo de investimento.

Como fazer uma conta internacional?

Diversos bancos tradicionais e, mais recentemente, as chamadas fintechs são possibilidades para quem deseja abrir uma conta internacional. Serviços como o Banco BS2, o Nomad Banking e o C6 Bank são algumas das alternativas que permitem abertura de conta e movimentações online.

Vale lembrar que cada uma dessas instituições tem as suas próprias regras e taxas. Em alguns lugares, é cobrado IOF, mas com uma taxa mais vantajosa – 1,1% por transferência ao invés dos tradicionais 6,38%, por exemplo. Outros têm valores mínimos de transação e limites anuais de transferência de dinheiro, além de taxas mensais.

Por isso, vale lembrar: trata-se de uma alternativa vantajosa para quem tem um grande volume de transações com o exterior. Aqueles que viajam apenas uma ou duas vezes por ano, por exemplo, dificilmente conseguirão se beneficiar dessa modalidade economizando dinheiro no final das contas.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
mulher assistindo os lançamentos da Netflix e comendo pipoca

Confira os principais lançamentos da Netflix para agosto de 2022

mulher segurando um smartphonee apontando para cima

Como descobrir se alguém tentou desbloquear seu celular? Veja 4 jeitos

notebook com ícones de informações pessoais e um ícone maior de cadeado

Como remover informações pessoais da Internet

mulher ouvindo música no Spotify com headphones

Como ouvir música juntos no Spotify

celular com o aplicativo do Spotify aberto

Como funciona a contagem de streaming no Spotify

mulher ouvindo música no Spotify

Como ver sua “pizza do Spotify” dos artistas e estilos musicais mais ouvidos

Inscreva-se na nossa

Newsletter