Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

tags-leitores-nfc-como-funcionam

O que é como funcionam as tags e os leitores de NFC

Você sabe o que são tags e leitores NFC? Também conhecida como Comunicação de Campo Próximo, é uma tecnologia de comunicação sem fio presente em diversos produtos, como cartões de crédito/débito e smartphones. Esse tipo de tecnologia se difere de outros sistemas de comunicação, como bluetooth e Wi-Fi, ao exigir apenas uma aproximação entre dois dispositivos para que o compartilhamento ou envio de informações seja realizado.

Dessa forma, ela consegue ser uma alternativa mais prática e até mesmo segura em alguns casos, como para realizar pagamentos. No Brasil, por exemplo, a maioria dos bancos já oferecem para os seus clientes cartões com NFC, que podem ser usados nas maquininhas de estabelecimentos apenas por aproximação, não sendo necessário inserir o cartão e digitar a senha.

Ficou curioso e deseja saber mais sobre como operam as tags e leitores NFC, e como você pode utilizá-las no seu dia a dia? Então fique com a gente neste artigo que iremos te mostrar tudo sobre essa tecnologia.

Como funciona uma tag NFC

As tags NFC possuem uma construção muito simples, consistindo geralmente em uma bobina de cobre e um pequeno espaço de armazenamento em um microchip. A bobina serve para que a tag receba energia sem fio de outro leitor NFC, por meio de indução eletromagnética. 

Dessa forma, sempre que um leitor NFC se aproxima da tag, ela consegue transmitir os dados armazenados no microchip para o dispositivo onde está o leitor. Por ter uma estrutura simples, praticamente qualquer utensílio ou material pode receber uma tag NFC. Por isso, cada vez mais dispositivos, como cards de hotéis, cartões de bancos e até mesmo smartphones estão aderindo a este recurso.

Vale destacar que leitores NFC podem atuar como tags, realizando o processo inverso. Dessa forma, a tecnologia consegue ser mais atrativa do que o RFID, que realiza somente o processo unidirecional de envio de dados e informações.

Tipos de tags NFC

Existem cinco modelos comuns de tags NFC disponíveis no mercado atualmente, todas seguindo o padrão ISO 14443 para transmissão de dados sem fio. As tags do tipo 1 possuem tecnologia menos avançada, mas em contrapartida, preços menores.

Elas são capazes de armazenar somente 1 kilobyte de dados, espaço suficiente apenas para algumas dezenas de caracteres de texto. Além disso, a velocidade de transferência de dados neste modelo não é tão veloz, atingindo cerca de 100 kbps.

Já as tags NFC 5 são as que apresentam o melhor desempenho, podendo armazenar 32 KB, com uma velocidade de transmissão de dados quatro vezes maior que as tags do tipo 1. Por consequência, seu preço acaba sendo bem maior do que o modelo mais básico.

As demais tags, dos modelos 2, 3 e 4, seguem a lógica do padrão de qualidade conforme a ordem crescente de números visto entre os modelos 1 e 5.

tags-leitores-nfc-como-funcionam

Como funciona um leitor NFC

Os leitores NFC, como seu próprio nome diz, lêem os dados disponibilizados pelas tags. Para isso, eles necessitam de uma fonte de energia para passar a corrente elétrica através de uma bobina própria.

Dessa forma, é gerado um campo magnético que resulta no acoplamento indutivo entre a bobina do leitor e a bobina da tag. Uma vez que esse processo é feito, ocorre o processo de transferência de dados da tag para o leitor.

Enquanto a tag é inserida em objetos móveis, como cartões, os leitores são instalados geralmente em dispositivos fixos, como gateways de acesso a transporte, por exemplo. Isso se deve ao fato dos leitores necessitarem de uma fonte de energia e conexão, sendo comumente utilizados baterias e conexão Wi-Fi para isso.

Como ler e gravar dados na tag NFC?

Felizmente, não é necessário ser um gênio da tecnologia para conseguir ler os conteúdos fornecidos numa tag NFC. Smartphones de última geração já contam com hardwares capazes de realizar essa leitura.

Basta você aproximar a parte de trás do seu celular para fazer contato físico com a tag. Dependendo do conteúdo inserido nela, um pop-up irá aparecer na tela do seu celular gerando acesso ao seu conteúdo.

Smartphones também são usados para realizar a gravação de dados das tags, por meio de aplicativos como o NFC Tools. Com ele, você pode escrever textos, URL de um site e até mesmo informações de emparelhamento de bluetooth de algum dispositivo que use NFC para ser conectado.

Mas vale lembrar que não é possível apagar e regravar dados em todas as tags NFC. Certos modelos podem ter mecanismos de proteção contra gravações, que são inseridos para que não haja a possibilidade de adulterações ou modificações não autorizadas.

Gostou deste artigo? Então basta escolher os modelos de tag NFC que mais lhe agrada e começar a testar no seu smartphone. 

Como dica final, recomendamos você dar uma olhada nos demais conteúdos do nosso blog, para ficar ainda mais antenado sobre as tecnologias e novidades que estão revolucionando o mercado e o nosso estilo de vida.

Links: Android Authority

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
mapa-da-china-antigo

Calças mais velhas do mundo têm 3 mil anos

foto-do-sol-em-altissima-qualidade-divulgada-pela-ESA

Agência Espacial Europeia divulga foto do Sol em altíssima qualidade

logotipo-3d-do-instagram-em-fundo-roxo

Instagram: 4 apps para baixar vídeos da rede social

mulher-apresentando-slide

4 sites e serviços para fazer slides online

familia-assistindo-lancamentos-da-netflix

Veja os principais lançamentos da Netflix para maio de 2022

mulher-escondendo-fotos-e-videos-com-senha-no-celular

4 apps para ocultar fotos e vídeos no celular

Inscreva-se na nossa

Newsletter