Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

homem-protegendo-celular-de-espiao

6 dicas para proteger seu smartphone contra aplicativos espião

Nem todo programa feito para smartphones é seguro e confiável. Infelizmente, existem alguns softwares, chamados de spywares e stalkerwares, que foram pensados para monitorar todas as ações do usuário sem que ele faça ideia do que está acontecendo. É preciso saber como proteger seu smartphone contra apps espiões, que podem ter acesso a mensagens, prints, dados bancários, contatos da agenda e histórico de buscas na internet.

Essas informações colhidas de maneira obscura podem facilitar a aplicação de diversos tipos de golpes e, inclusive, prejudicar a vida pessoal do usuário e seus relacionamentos familiares, profissionais, amorosos e de amizades.

As pessoas por trás desse tipo de espionagem podem ser desde companheiros patologicamente ciumentos até hackers com mais experiência em roubar dados, senhas e documentos de terceiros. Por mais que essas informações sejam alarmantes, saiba que é possível se proteger desse tipo de invasão.

hacker-espiao

Algumas medidas básicas incluem o uso de senhas para bloquear o celular, medida extremamente simples, mas eficaz ao impedir que desconhecidos acessem seu celular e acabem instalando aplicativos espiões. É fundamental também não clicar em links suspeitos ou enviados por pessoas aleatórias — sempre que algum contato enviar um link, sem qualquer mensagem que acompanhe ou explique a necessidade do clique, não abra. Fale com a pessoa antes, de preferência por áudio, e peça que ela explique do que se trata. 

Como diferenciar spyware de starkerware?

Ambos os termos são utilizados para falar a respeito de softwares que podem monitorar as atividades em seu celular ou computador, de forma secreta, transmitindo essas informações para o usuário espião, que pode ser um hacker ou alguém do seu convívio.

A diferença é que o spyware costuma ser um arquivo oculto, que é instalado juntamente com outro programa ou por meio de arquivos infectados, e o stalkerware é um app instalado diretamente no dispositivo da pessoa que o stalker quer rastrear — esse segundo tipo de programa espião necessita que a pessoa tenha acesso físico ao celular que deseja monitorar.

Como proteger seu celular contra aplicativos espiões

Para que seu aparelho fique mais protegido contra esse tipo de invasão, é preciso tomar alguns cuidados:

1. Nunca deixe seu celular desbloqueado

Para que alguém instale um stalkerware em seu aparelho, essa pessoa vai precisar estar com seu celular em mãos. Por isso, é recomendado que você cadastre uma senha para proteger seu aparelho e que nunca o deixe desbloqueado em qualquer lugar. Se suspeitar de alguém do seu convívio, altere a senha e não compartilhe essa informação com ninguém. Lembre-se de configurar seu celular para que ele bloqueie automaticamente quando você não estiver usando.

2. Use antivírus

É preciso não apenas instalar um bom programa antivírus, mas também mantê-lo atualizado, pois os cibercriminosos costumam se empenhar para deixar seus malwares mais fortes. Cada update do antivírus traz recursos novos e ajustes em termos de falhas, garantindo que seu aparelho fique protegido das tentativas mais recentes de espionagem. Para verificar as atualizações, busque pelo nome do antivírus na loja de apps do seu smartphone.

3. Desabilite a opção que permite a instalação de apps de fontes externas

Os celulares com sistema operacional Android oferecem ao usuário a possibilidade de desativar a instalação de apps de fontes externas. Isso significa que nada que não esteja na Play Store poderá ser baixado em seu aparelho, minimizando os perigos de programas espiões. 

Para desativar esse recurso, vá nas Configurações do seu aparelho e, na parte “Segurança”, ache a opção “Instalar Apps Desconhecidos”. Agora é só selecionar a caixinha cujo status é “Não permitido”.

4. Não clique em links enviados pelas redes sociais

Como mencionamos mais acima, é importante não clicar nos links que seus contatos enviam por WhatsApp ou outros meios. Para garantir que o link foi enviado pela pessoa e não por um vírus, fale com o contato e pergunte se o endereço foi mesmo enviado por ele.

As URLs encurtadas servem para que os criminosos consigam enganar os usuários que, ao clicarem nesses links, acabam instalando aplicativos espiões em seus aparelhos.

Você também pode “desencurtar” um link e descobrir o verdadeiro endereço por trás dele. Para isso, acesse o site checkshorturl.com e cole o endereço que foi enviado por mensagem, sempre tomando cuidado para não clicar nele. 

5. Evite clicar em anúncios

Sempre desconfie de propagandas que mostram produtos ou serviços com preços muito abaixo do normal. Alguns criminosos usam marcas famosas para criar anúncios falsos e, quando o usuário clica nesses anúncios, acaba baixando programas espiões ou caindo em sites com muitos vírus. Para não correr esse risco, acesse o site oficial da marca e confira se a promoção existe mesmo.

6. Faça backups com frequência

Fazer backups diminui os danos causados por apps espiões. Em alguns casos, é necessário formatar o smartphone ou até mesmo trocar de celular para fugir dos perigos de um malware. 

Se você é usuário Android, acesse as configurações do celular, vá em “Contas e backup” e, em seguida, em “Fazer backup e restaurar”. Depois, escolha a conta e salve uma cópia dos seus dados.

Para quem usa iOS, o caminho passa por “Ajustes” e, na sequência, “iCloud”. Feito isso, basta selecionar os arquivos que precisam ser salvos e seguir para a opção “Backup do iCloud”. Para concluir, vá em “Fazer backup agora”.

As ameaças virtuais são muitas, mas com alguns cuidados simples é possível não cair em golpes e manter seu aparelho seguro. Não deixe de colocar nossas dicas em prática! E se quiser conferir mais dicas de segurança e também de outros assuntos sobre tecnologia, cultura, entretenimento e educação, visite nosso blog!

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
mapa-da-china-antigo

Calças mais velhas do mundo têm 3 mil anos

foto-do-sol-em-altissima-qualidade-divulgada-pela-ESA

Agência Espacial Europeia divulga foto do Sol em altíssima qualidade

logotipo-3d-do-instagram-em-fundo-roxo

Instagram: 4 apps para baixar vídeos da rede social

mulher-apresentando-slide

4 sites e serviços para fazer slides online

familia-assistindo-lancamentos-da-netflix

Veja os principais lançamentos da Netflix para maio de 2022

mulher-escondendo-fotos-e-videos-com-senha-no-celular

4 apps para ocultar fotos e vídeos no celular

Inscreva-se na nossa

Newsletter