A tecnologia está por toda parte. Carregamos nossos smartphones para cima e para baixo e os utilizamos na maioria das tarefas cotidianas. Esse é um fato que não pode mais ser ignorado pelos professores, que têm se deparado com uma realidade na qual as salas de aula virtuais predominam, preenchidas por alunos cada vez mais conectados.
O ponto de partida para uma aula online mais interativa é o ambiente de ensino remoto. Nossa recomendação para isso é a plataforma Google Classroom (Google Sala de Aula). Totalmente gratuito, esse app permite que professores criem ambientes online completamente personalizados para seus alunos.
Uma vez criada a sala, todos podem interagir por meio do mural ou pelos encontros virtuais. Os professores ainda contam com ferramentas para a aplicação de exercícios, trabalhos e provas, com direito ao lançamento e acompanhamento das notas da turma. Todas as informações ficam concentradas em uma única interface de fácil navegação.
O TED Talks possui um acervo riquíssimo em temas de palestras, abrangendo praticamente todas as áreas de conhecimento e níveis de ensino. Os professores podem explorar essa ferramenta apresentando algumas das TED Talks mais interessantes aos seus alunos, fomentando debates ou ainda utilizando o tema como ponto de partida para resumos e trabalhos.
Para os alunos, a vantagem do app do TED é a possibilidade de realizar o download das palestras para assistir quando quiser. A maior parte do conteúdo tem legendas para até 100 idiomas.
Até aqui você viu como utilizar o Google Classroom para montar uma sala de aula. Também comentamos sobre os conteúdos do TED, que podem servir como tema para os debates mais interessantes nas aulas online. Mas como os professores podem gerar engajamento e testar os conhecimentos dos alunos simultaneamente?
A resposta está no Kahoot! Com esse app, professores podem transformar as aulas em verdadeiros jogos mentais, que desafiam o raciocínio e o conhecimento da turma. Com ele é possível criar Quizzes sobre qualquer tema. Depois de preparar o seu, basta compartilhar o link (ou o código do Quiz) com a turma para que todos joguem simultaneamente.
Ao fim da brincadeira, o professor ainda tem acesso a relatórios de erros e acertos dos alunos, algo que serve como parâmetro para verificar quais assuntos precisam ser retomados em uma revisão futura. O Kahoot! pode ser usado ao vivo (durante as aulas) e também na forma assíncrona.
Na superfície, a suíte de apps do Google é uma versão online e gratuita do Microsoft Office. Mas há algumas ferramentas que se destacam quando falamos do ambiente de aprendizagem. Um exemplo é a possibilidade de os alunos colaborarem online na construção de um documento, como uma redação ou um questionário, por exemplo.
Com esse recurso, professores podem aplicar tarefas em grupo durante as aulas, aumentando a interatividade durante cada encontro online.
Se você costuma varrer a internet em busca de materiais para as suas aulas, o Pocket pode ajudar. Esse app permite fazer clippings rapidamente no smartphone. Com um toque na tela, você salva notícias, revistas, posts de redes sociais, sites ou qualquer outro tipo de informação. Também é possível organizar o conteúdo em listas personalizadas para cada turma.
Depois, na hora da aula, é só puxar os conteúdos do Pocket e compartilhar com a turma. Em poucos segundos todos estarão discutindo os temas mais quentes do momento!
Assim como o Google Classroom, o ClassDojo é um ambiente completo para o ensino virtual (à distância). O destaque dessa plataforma fica por conta das várias ferramentas de incentivo positivo disponíveis aos professores, que podem se comunicar diretamente com pais e alunos sobre o desempenho obtido na sala de aula.
Para alunos, o diferencial é a possibilidade de criar e compartilhar portfólios digitais. Há também ferramentas para compartilhamento de fotos, mensagens e outros recursos que podem tornar as aulas bem mais divertidas e participativas para todos.
Um dos desafios do ensino online é a transição entre o meio físico e o digital. Muitos dos alunos precisam escrever à mão, fazer anotações e manter cadernos das disciplinas, que mais tarde serão utilizados para estudar. Para traduzir esse material analógico e possibilitar o compartilhamento no ambiente virtual, uma das melhores opções é o Microsoft Lens.
Esse app digitaliza o material escrito à mão em questão de segundos e o converte para formatos que podem ser facilmente compartilhados com os colegas. Há opções para salvar arquivos como PDF, Word, imagem e OneNote. Outro destaque é a integração com o serviço de armazenamento na nuvem OneDrive, da própria Microsoft.
Bastante parecido com o Kahoot!, o Quizlet é um app de flashcards que permite criar jogos interativos para testar o conhecimento dos alunos. Crie suas perguntas e desafios, defina o tempo de cada resposta e aplique testes para toda a turma.
Depois de cada rodada, os professores podem compartilhar os flashcards e quizzes criados com os alunos, garantindo uma excelente opção para eles estudarem e memorizarem os conteúdos abordados durante as aulas.
Para professores que desejam criar aulas mais visuais, o Canva é uma das melhores opções disponíveis atualmente. Esse app é como um “Photoshop no modo fácil”, especializado em criar todo tipo de comunicação gráfica.
Ele oferece milhares de templates prontos para cartões, slides de apresentações, cartazes de eventos, entre outros. É só navegar pela coleção, escolher o modelo que melhor se adapta ao que você deseja e editar textos, imagens e cores. Tudo isso em pouquíssimos cliques e com o mínimo de esforço.
Quer criar uma aula mais divertida? Veja os templates prontos, aplique stickers divertidos e trabalhe até mesmo com GIFs animados. Se quiser, insira uma trilha sonora e salve tudo como vídeo para facilitar a transmissão aos alunos!
Procurando por uma forma de ilustrar os conteúdos que serão trabalhados na sua aula? O Khan Academy é uma plataforma de ensino bastante robusta, com foco em disciplinas como Matemática, História e Ciência. Nela, professores encontrarão uma série de vídeos e figuras ilustrativas, que podem servir para capturar a atenção dos alunos.