A batalha entre os aplicativos mensageiros promete ser das mais acirradas em 2021. No mês de janeiro, o WhatsApp atualizou os termos de serviço do app, obrigando os usuários a compartilharem suas informações com o Facebook.
A medida repercutiu mal no mercado e fez com que muitos usuários começassem a buscar alternativas. Os desenvolvedores chegaram a voltar atrás da decisão, tamanha foi a repercussão, mas nem isso foi suficiente para modificar o panorama.
Em razão disso, o app Telegram, principal rival do WhatsApp, acabou aproveitando a brecha e cresceu de forma significativa. Segundo o levantamento da Sensor Tower, foram mais de 63 milhões de downloads em todo o mundo, somente nos primeiros 30 dias do ano.
A segunda posição ficou com outro mensageiro, o Signal, que tem crescido bastante desde então. Ele tem se posicionado como uma novidade até mesmo em relação ao Telegram e, com bons recursos, acabou conquistando a segunda posição no mês.
A medalha de bronze do ranking ficou com o app chinês TikTok. Ele vem apresentando seguidamente um crescimento expressivo em diversos mercados, especialmente nos Estados Unidos. O público jovem compõe a maior parcela ativa no serviço, o que dá aos desenvolvedores boas perspectivas para os próximos meses.
A quarta posição ficou com o app indiano MX TakaTak. Sucesso na Índia, o aplicativo funciona de maneira similar ao TikTok – o nome parecido não é uma mera coincidência –, mas por enquanto ele ainda não decolou em outros mercados, como no Brasil ou nos Estados Unidos.
A quinta posição ficou com o Facebook. Essa colocação pode ser vista sob duas perspectivas: se por um lado a rede social ainda é o serviço mais utilizado em todo o mundo, por outros o número de downloads vem caindo ano após ano, no que pode ser um indício de estagnação.
A sexta posição ficou com o WhatsApp. O mensageiro que frequentemente ocupava as três primeiras posições desta vez ficou em uma colocação muito abaixo da média. A reversão das medidas relacionadas aos termos de uso pode frear essa queda e representar uma recuperação no próximo mês.
A sétima posição ficou com o Instagram, outro app que vem sofrendo com o crescimento dos concorrentes, especialmente o TikTok. Apesar disso, em países como o Brasil a plataforma segue em alta, sendo cada vez mais procurada por pessoas de todas as idades.
Vale ressaltar que a lista elaborada pela Sensor Tower não leva em consideração os jogos, somente os demais tipos de aplicativo. Além disso, os apps baixados na China também não são contabilizados.