Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

Android 12: tudo sobre a nova versão do sistema operacional mobile do Google

Depois de muitos rumores, a Google finalmente revelou o Android 12, a nova versão do seu sistema operacional mobile, que chegará em breve para smartphones e tablets de diversas fabricantes. O anúncio foi feito durante o evento Google I/O, oportunidade em que a empresa mostrou as principais mudanças e recursos que podemos esperar.

Segundo a Google, o Android 12 foi construído sobre a fundação das versões anteriores, trazendo novidades principalmente na interface, que será mais personalizável do que nunca.
Confira a seguir tudo sobre o Android 12, a nova versão do sistema operacional da Google, incluindo o novo visual Material You, as funções inéditas de segurança e privacidade, a disponibilidade das versões Beta e a data de lançamento para os principais smartphones e dispositivos Android do mercado.

Material You: conheça o novo visual do Android 12

As novidades do Android 12 começam pelo visual da interface. A Google afirma que essa versão traz a maior mudança de design do sistema operacional para mobiles desde 2014, buscando melhorar consideravelmente a forma como os usuários interagem com seus dispositivos.
A nova interface é chamada Material You, sendo uma evolução do conceito Material, desenvolvido há alguns anos pela Google. O principal destaque é o uso da tecnologia de extração de cores (color extraction): ela lê a paleta do papel de parede escolhido e aplica as tonalidades dominantes e complementares à interface, desde os menus até os destaques em texto. Tudo isso é feito automaticamente, integrando recursos de hardware e software.
Vale destacar que há um cuidado especial em manter as informações legíveis na tela, mesmo com a utilização da extração de cores. Pessoas com problemas de visão terão opções específicas para melhorar ainda mais questões como contraste e legibilidade, demonstrando a preocupação da Google com a acessibilidade.
Outra grande mudança está no Menu de Configurações rápidas. Ele agora conta com botões maiores que facilitam o acesso a opções como Bluetooth, Wi-Fi, lanterna, modo de voo e modo escuro. O usuário pode personalizar cada uma dessas opções para deixar o celular exatamente do seu gosto.
Aliás, falando no Menu de Configurações, agora há atalhos para as funções Google Pagamentos e Google Home, que ganharam mais integração com aplicativos de terceiros dentro do Android 12.
Veja uma amostra do novo visual do Android 12 e do Material You:

Novos efeitos, menos processamento, mais bateria

Logo ao ligar a tela do smartphone, você verá uma série de mudanças. Os botões estão mais coloridos e arredondados, com o objetivo de facilitar a navegação pelos diferentes menus. Cada ação tem uma animação única que fornece mais feedback sobre os seus toques.
O próprio Pin de desbloqueio terá um efeito de tracejado, que aumenta a precisão visual ao desenhar as formas. Botões como o de volume começam a pulsar quando são ativados pelo seu toque.
Ao abrir um aplicativo, ele se expandirá exatamente a partir de onde o ícone estava na tela. Esse efeito elástico também é aplicado quando o usuário chega ao fim de uma página com o scroll. Em vez de ver a tela simplesmente travar, agora você perceberá tudo esticando, como se fosse gelatina. É uma ideia interessante para mostrar que não há mais nada a ser exibido.
Apesar de estar mais bonito (e animado) do que nunca, os desenvolvedores da equipe Android garantem que isso não pesará mais para o seu smartphone. Pelo contrário: a Google afirma ter conseguido uma redução de até 22% no uso do processador (CPU) durante tarefas como o gerenciamento de janelas e pacotes.

O uso dos núcleos de alto desempenho (conhecidos como Big) também foi reduzido em 15%, algo que certamente resultará em mais desempenho e duração de bateria para o seu smartphone.

Notificações e Google Assistente

As mudanças nas notificações são principalmente visuais, seguindo a estética Material You. Os itens agora estão agrupados de forma mais coesa, contando com um botão maior para expandir o conteúdo da prévia de notificação. Ao dispensar um aviso, você verá claramente qual é o item selecionado, graças às novas animações.
Falando um pouco sobre o Google Assistente, muita gente reclamou do quão difícil é ativar o recurso a partir do gesto utilizado no Android 11. Frequentemente a detecção do toque falha nas bordas dos smartphones, deixando algumas pessoas frustradas.
Por isso, a partir do Android 12 será possível ativar o Assistente segurando o botão de liga/desliga (power) do smartphone. A ativação será contextual, levando em consideração aplicativos, horário e localização. O objetivo é fornecer sugestões mais úteis para você interagir com a ferramenta.

Novos Widgets na tela do seu smartphone

Pensando na personalização, a Google implementou o recurso de extração de cores aos Widgets do Android 12. Isso significa que eles mudarão dependendo de onde forem posicionados, como camaleões. O usuário ainda pode ajustar formas, tamanhos e muitos outros detalhes, algo que traz mais vida à interface do sistema operacional mobile.
Um detalhe interessante é que os Widgets agora interagem com outros elementos. Na tela de bloqueio, por exemplo, ao remover as notificações você verá o relógio expandindo para ocupar todo o espaço. Essa parece ser uma regra geral de design do Android 12.
Para facilitar a troca de mensagens, outro recurso inédito do Android 12 é o Widget de conversação (Conversation widget). Ele pode ser adicionado a qualquer lugar da sua tela inicial e mantém um ponto fixo para você trocar mensagens rapidamente com os seus contatos.
O recurso funciona de modo integrado no sistema operacional, permitindo respostas a mensagens de texto, WhatsApp, Slack e diversos outros aplicativos. Por padrão, o widget de conversação é criado no tamanho de 2×2, mas você pode ajustá-lo para outros formatos. Quanto maior o bloco do widget, mais informações da conversa são exibidas, incluindo notificações, data e o número de mensagens não lidas.
Android 12

Privacidade e segurança na mira da Google

O Android 12 terá novos recursos voltados à privacidade e transparência. O Painel de Privacidade (Privacy Dashboard) reúne em uma única tela todas as informações sobre as permissões dadas a aplicativos, sobre quais apps estão utilizando os seus dados e também com que frequência fazem isso. Será possível revogar rapidamente essas permissões.
A Google também adicionou novos indicadores no canto direito da barra de status do sistema. Eles mostrarão quando a sua câmera e microfone estão sendo utilizados por algum app. Você conseguirá bloquear o acesso dos apps à câmera e ao microfone por meio de novos comandos disponíveis no Menu de Acesso Rápido.
Usuários do Android 12 poderão escolher quais aplicativos têm acesso à localização e modo preciso e ao novo modo de localização aproximada. Segundo a Google, essa função é útil para quem deseja mais privacidade ao utilizar funções como a previsão do tempo, já que não é necessária uma coordenada exata da sua posição.

Mais proteção para seus dados pessoais

Outra preocupação bastante recorrente dos usuários é com o envio indevido dos dados a servidores online, quando utilizamos os assistentes pessoais e comandos de voz. Com o novo Android Private Compute Core do Android 12, a Google garante que todo o processamento de áudio e reconhecimento de linguagem ocorrerá no seu smartphone, de forma isolada da sua conexão com a internet.
A empresa afirma ainda que a tecnologia envolvida no processamento desses dados será de código aberto, para que todos possam inspecionar a segurança das operações.

Troca de senhas sem dor de cabeça

Além do que foi anunciado durante o evento I/O, a Google prometeu disponibilizar uma série de outras novidades relacionadas à segurança, com lançamento previsto ainda para  2021. Uma das mais interessantes é a ferramenta de troca de senhas com um único toque do Google Chrome.
Ao detectar uma senha comprometida (alvo de vazamentos de dados) entre os seus registros, o navegador mostrará o botão “Trocar senha”. Ao tocar nele, você ativará o Google Assistente, que navegará automaticamente até o site, realizando todo o processo de troca de senha em segundos, sem que você precise fazer mais nada.
A tecnologia por trás disso é a Duplex e já vem sendo utilizada em outras operações do Google Assistente, tais como a compra de ingressos para cinema e check-in em voos de alguns países.

Controle remoto? Chave do carro?

O Android 12 promete trazer mais comodidade para o dia a dia, graças ao novo recurso de controle remoto embutido no sistema operacional. Isso possibilitará controlar os canais, digitar senhas pelo teclado virtual do smartphone, fazer buscas e até mesmo aproveitar as suas credenciais salvas no Chrome para logar nos principais serviços de streaming.
A tecnologia de controle remoto pelo smartphone do Android 12 será compatível com dispositivos equipados com o sistema operacional Android TV OS.
Fabricantes automotivos e o Google também vêm trabalhando em conjunto para transformar o celular nas chaves do carro. Em breve, seu smartphone poderá destrancar e até mesmo dar a partida no motor… Tudo isso sem que você precise tirar o aparelho do bolso. Será que essa ideia daria certo aqui no Brasil?

Qual é a data de lançamento do Android 12?

Segundo o cronograma divulgado no evento I/O, o lançamento da versão final do Android 12 está previsto para setembro de 2021. Contudo, essa data se refere apenas à disponibilidade para smartphones da própria Google.
Como cada fabricante modifica o sistema operacional com interfaces e recursos próprios, a atualização pode demorar mais alguns meses até ser liberada para outros celulares disponíveis no mercado.

Como fazer o download do Android 12 Beta

Se você é do tipo de pessoa que gosta de testar as últimas novidades, a boa notícia é que a Google já liberou a versão de testes do Android 12 para muitos modelos de celulares. Para dispositivos da linha Google Pixel, o método mais indicado de atualização é utilizando a ferramenta Android Flash Tool.
Também é possível baixar a imagem do Android 12 e instalá-la manualmente nesses aparelhos ou em emuladores de Android para PCs. Para dispositivos de outras marcas, o ideal é consultar diretamente o site do fabricante para mais instruções de instalação. Confira a seguir para quais dispositivos a versão Beta do Android 12 já está disponível:

Android 12 Beta para smartphones Google

  • Pixel 5
  • Pixel 4a
  • Pixel 4a (5G)
  • Pixel 4
  • Pixel 3a
  • Pixel 3a XL
  • Pixel 3
  • Pixel 3 XL

Android 12 Beta para smartphones de outras fabricantes

  • ASUS Zenfone 8
  • OnePlus 9
  • OnePlus 9 Pro
  • OPPO Find X3 Pro
  • Realme GT 5G
  • Sharp AQUOS sense 5G SH-M17
  • TCL 20 Pro 5G
  • Tecno Spot CAMON 17
  • Vivo iQOO 7Legend
  • Xiaomi Mi 11
  • Xiaomi Mi 11 Ultra
  • Xiaomi Mi 11i
  • Xiaomi Mi 11X Pro
  • ZTE Axon 30 Ultra 5G

Como vimos acima, a versão beta para outras fabricantes ainda pode demorar alguns meses para ser disponibilizada, em virtude das personalizações realizadas por cada marca sobre o Android. Você pode acessar a página de Desenvolvedores/Android 12 neste link.

Mais novidades do Android 12 a caminho

Além das novidades do Android 12 que mostramos até aqui, a Google ainda planeja outras atualizações até o fim de 2021. Como exemplos, ela citou a possibilidade de favoritar conversas no app de mensagens, emojis contextuais e mais integração entre aplicativos de terceiros e comandos por voz. Tudo isso será disponibilizado através de atualizações via Google Play Store.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
mulher assistindo os lançamentos da Netflix e comendo pipoca

Confira os principais lançamentos da Netflix para agosto de 2022

210 imagens de frases para usar no status do WhatsApp

mulher segurando um smartphonee apontando para cima

Como descobrir se alguém tentou desbloquear seu celular? Veja 4 jeitos

bonequinho do Android em frente à uma tela cheia de códigos

Atualização corrige cinco falhas críticas no Android

notebook com ícones de informações pessoais e um ícone maior de cadeado

Como remover informações pessoais da Internet

mulher ouvindo música no Spotify com headphones

Como ouvir música juntos no Spotify

Inscreva-se na nossa

Newsletter