Você não possui o hábito ou então acha um saco precisar atualizar o seu smartphone Android sempre que uma nova atualização está disponível? Você pode estar correndo mais perigo do que imagina. Realmente, esperar a mais recente versão do sistema operacional ser baixada e instalada não é muito divertido, mas é essencial para a segurança do seu aparelho, e por consequência, a sua.
Temos um caso recente para ressaltar o nosso ponto de vista. Nas últimas semanas, o Google – empresa responsável pelo Android – corrigiu cinco vulnerabilidades críticas do SO. Essas vulnerabilidades davam diversas brechas para que hackers tivessem acesso a dados e até mesmo conseguissem realizar tarefas no telefone de suas vítimas.
Você com certeza não quer que um criminoso tenha acesso às suas informações, sejam elas pessoais ou referentes ao seu trabalho, muito menos consiga realizar tarefas se passando por você, não é mesmo? Então vale a pena ficar por dentro dessas vulnerabilidades que foram corrigidas e da importância de sempre atualizar o seu telefone.
Uma das falhas mais graves que foram detectadas e corrigidas pelo Google atinge o firmware de chips da Unisoc, empresa que é uma das maiores fornecedoras deste material no mundo. Batizada de CVE-2022-20210, a falha permite o travamento do celular, com hackers conseguindo com isso realizar ataques de negação de serviço ou execução de alguns comandos no dispositivo à distância.
Outra correção foi feita em relação a uma abertura em um framework de mídia, que dava permissão para hackers invadirem e rodarem códigos sem identificação. Essa falha poderia permitir que os invasores conseguissem tomar o controle do aparelho, acessar e roubar arquivos e dados e instalar vírus que realizassem explorações ainda mais prejudiciais para as vítimas.
Além das cinco falhas mais críticas, outras dezenas de bugs de menor gravidade também foram corrigidos. A boa notícia é que essas correções já estão disponíveis para as versões 10, 11 e 12 do Android. Em comunicado, o Google recomenda que todos os seus usuários baixem e instalem essa nova versão do sistema operacional.
Por mais que as falhas geram certo receio, vale destacar que o Android em si continua sendo um ótimo SO, e que até o anúncio do Google, não havia indícios de que hackers tinham conhecimento e estavam explorando essas vulnerabilidades. No entanto, esse cenário mudou a partir que as brechas foram expostas, o que aumenta ainda mais a necessidade de manter o seu smartphone com a última versão do sistema.
Para muitas pessoas, ficar realizando updates do SO é mera futilidade, mas como foi possível observar neste caso, as atualizações servem para inibir as explorações dos hackers, mantendo com isso as informações mantidas no seu aparelho protegidas.
Vale destacar que como em tudo na vida, os sistemas operacionais não são perfeitos, sendo bem possível que novas falhas sejam descobertas num futuro próximo. Essas, por sua vez, exigirão correções e melhorias do Google, que serão trazidas por meio de novas atualizações.
Por causa disso, é sempre importante verificar se o seu celular está rodando com a versão mais recente do Android. Geralmente, o próprio smartphone emite um sinal de alerta quando uma nova versão de seu SO está disponível para download. Outra forma de verificar se algum update está disponível é seguir os passos abaixo:
Passo 1: acesse o aplicativo Configurações do seu telefone.
Passo 2: toque em “Sobre o telefone”.
Passo 3: selecione a opção “Atualizações do sistema” e depois toque em “Verificar se há atualizações”.
Passo 4: caso haja alguma atualização disponível, basta tocar no botão “Baixar e instalar”.
Recomendamos que você faça o download da última atualização do Android quando seu smartphone estiver conectado a uma rede Wi-Fi e com bateria de sobra. Como última dica, não poderíamos não incentivar você a dar uma olhada nos demais conteúdos do nosso blog. Clicando aqui, você tem acesso as principais novidades relacionadas ao mundo da tecnologia e entretenimento, além de contar com dicas incríveis para aumentar a sua segurança enquanto explora o mundo digital.
Fonte(s):