Acessibilidade: Android adiciona recurso que permite controlar celular com os olhos

Acessibilidade: Android adiciona recurso que permite controlar celular com os olhos

A Google surpreendeu seus usuários ao oferecer um recurso que permite controlar o Android com os olhos. Os recursos de acessibilidade do Android podem ajudar pessoas que buscam mais autonomia ao manusear um smartphone. Gostou da novidade? Fica com a gente que vamos mostrar detalhes sobre como controlar Android com os olhos.

As empresas de tecnologia seguem investindo em alternativas que visam ampliar a acessibilidade de seus dispositivos. Os sistemas mobile contam com recursos diversos para que as pessoas com deficiências possam usar smartphones e outros tipos de aparelhos como uma ferramenta de auxílio em suas rotinas.

Com o novo recurso “Interruptores de Câmera”, a Google apresentou uma maneira nova de navegar pelo Android usando os olhos. A funcionalidade permite iniciar aplicativos, navegar por menus e realizar ações mais complexas por meio de gestos realizados com os olhos direcionados para a tela do celular.

Para que você entenda como funciona o recurso e seus principais benefícios, preparamos esse artigo.

Gestos dos olhos controlam as ações no celular

Parece algo que vemos em filmes de ficção científica, mas é uma realidade. Para usuários mais atentos, entretanto, essa novidade não chega a ser muito surpreendente. Os smartphones já contavam com sistemas avançados de detecção de rostos, digitais e movimento.

As pequenas revoluções, muitas vezes, são as mais importantes. A possibilidade de usar os olhos para controlar um smartphone é um grande avanço para pessoas com dificuldades de locomoção, como em casos de paralisia em membros do corpo. Em alguns casos graves, o movimento dos olhos é a única alternativa que a pessoa possui para se comunicar.

Pensando nisso, a Google apresentou o reconhecimento de gestos dos olhos como uma das mais importantes atualizações de acessibilidade do Android. O sistema é capaz de detectar o movimento dos olhos e os gestos faciais dos usuários para que eles funcionem como comandos do sistema mobile.

como-controlar-android-com-os-olhos

O recurso foi apresentado como uma atualização quase que global. Ao todo, a detecção de movimento e gesto dos olhos funciona em 80 idiomas, inclusive com o português. A configuração é simples, sendo realizada de forma muito prática através das configurações do Android, na área específica de acessibilidade.

Atalhos atribuídos aos movimento dos olhos

Você pode estar se perguntando como é o funcionamento do recurso. Como você já deve imaginar, não basta apenas realizar os gestos e esperar que o sistema obedeça comandos que não foram configurados. Para que funcione, a novidade precisará ser meticulosamente configurada para que os gestos sejam atribuídos a diferentes ações no sistema como se funcionassem como seus dedos na tela.

Isso significa que o usuário com limitação de movimentos precisará de ajuda para realizar a configuração. Após esse procedimento, entretanto, qualquer tipo de ação no celular poderá ser controlada usando os gestos que serão reconhecidos pelo sistema Android.

O sistema também permite que usuários criem atalhos para comandos específicos. Para isso, é necessário configurar gestos as funções que o usuário deseja realizar de forma direta, sem que seja necessário percorrer diferentes páginas no menu do sistema. É possível, por exemplo, criar um atalho que imediatamente abra a página inicial do Android.

Suporte para o português no Action Blocks e Lookout

E não foi apenas essa novidade que a Google apresentou como update de acessibilidade. O Action Blocks, famoso recurso de acessibilidade, recebeu suporte para funcionar com o idioma português. A funcionalidade foi desenvolvida para que pessoas com deficiências intelectuais possam interagir melhor com smartphones.

O aplicativo Lookout também recebeu um recurso chamado visão computacional. A ferramenta, que foi criada para para melhorar a inclusão das pessoas com deficiência no mundo físico, conta agora com um sistema inteligente capaz de reconhecer textos que foram escritos à mão.

A Google segue apostando em recursos de acessibilidade

E não é de hoje que a Google vem desenvolvendo melhorias para ampliar a acessibilidade de seus usuários. Esse tema sempre foi uma preocupação da empresa, mas foi em 2014 que ele recebeu mais destaque com o lançamento de opções para facilitar o manuseio dos smartphones, é o que afirma a gerente de produto do time de acessibilidade do Google, Allen Nikka.

“Em 2015, lançamos o acesso ao interruptor do Android para que pessoas com dificuldades pudessem interagir com seus dispositivos com mais facilidade usando botões adaptáveis, que chamamos de interruptores físicos. Entretanto, o recurso anunciado hoje transforma a câmera do celular em um botão personalizado que detecta gestos faciais e a movimentação dos olhos, permitindo assim que qualquer pessoa utilize o celular sem usar as mãos”, afirma Allen Nikka.

Gostou das novidades? Então continue navegando no portal Positivo do Seu Jeito para conhecer mais notícias sobre o mundo da tecnologia. Novos artigos com tutoriais, dicas e análise de ferramentas são publicados todos os dias no blog. Use também a nossa barra de pesquisas para encontrar soluções para seus problemas em smartphones, computadores e serviços na web.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
Robô bonitinho sentado em uma escrivaninha estudando, mostrando como a inteligência artificial pode ajudar nos estudos.

Saiba como usar as IA para potencializar seus estudos

Mulher dona de um pequeno negócio usando inteligência artificial em um computador para otimizar seu trabalho.

11 dicas para usar IA no crescimento do seu negócio

Casal assistindo séries da Netflix sentados em um sofá comendo pipoca.

14 séries imperdíveis para você assistir na Netflix sem medo de ser feliz

Homem cobrindo o rosto com várias notas de dinheiro em formato de leque.

Como ganhar dinheiro com inteligência artificial

Mulher segurando um confrinho em formato de porco, simbolizando as ecnonmias ao comprar online.

Compare e economize: 9 apps para comparar preço antes de comprar

Vários desenhos de dispositivos eletrônicos formando um círculo. No centro, há um prédio com o G do Google, e em seu topo há uma nuvem, representando o armazenamento em nuvem do Google Drive.

Google Drive tem funções que vão melhorar a sua forma de trabalhar

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.