A Google surpreendeu seus usuários ao oferecer um recurso que permite controlar o Android com os olhos. Os recursos de acessibilidade do Android podem ajudar pessoas que buscam mais autonomia ao manusear um smartphone. Gostou da novidade? Fica com a gente que vamos mostrar detalhes sobre como controlar Android com os olhos.
As empresas de tecnologia seguem investindo em alternativas que visam ampliar a acessibilidade de seus dispositivos. Os sistemas mobile contam com recursos diversos para que as pessoas com deficiências possam usar smartphones e outros tipos de aparelhos como uma ferramenta de auxílio em suas rotinas.
Com o novo recurso “Interruptores de Câmera”, a Google apresentou uma maneira nova de navegar pelo Android usando os olhos. A funcionalidade permite iniciar aplicativos, navegar por menus e realizar ações mais complexas por meio de gestos realizados com os olhos direcionados para a tela do celular.
Para que você entenda como funciona o recurso e seus principais benefícios, preparamos esse artigo.
Parece algo que vemos em filmes de ficção científica, mas é uma realidade. Para usuários mais atentos, entretanto, essa novidade não chega a ser muito surpreendente. Os smartphones já contavam com sistemas avançados de detecção de rostos, digitais e movimento.
As pequenas revoluções, muitas vezes, são as mais importantes. A possibilidade de usar os olhos para controlar um smartphone é um grande avanço para pessoas com dificuldades de locomoção, como em casos de paralisia em membros do corpo. Em alguns casos graves, o movimento dos olhos é a única alternativa que a pessoa possui para se comunicar.
Pensando nisso, a Google apresentou o reconhecimento de gestos dos olhos como uma das mais importantes atualizações de acessibilidade do Android. O sistema é capaz de detectar o movimento dos olhos e os gestos faciais dos usuários para que eles funcionem como comandos do sistema mobile.
O recurso foi apresentado como uma atualização quase que global. Ao todo, a detecção de movimento e gesto dos olhos funciona em 80 idiomas, inclusive com o português. A configuração é simples, sendo realizada de forma muito prática através das configurações do Android, na área específica de acessibilidade.
Você pode estar se perguntando como é o funcionamento do recurso. Como você já deve imaginar, não basta apenas realizar os gestos e esperar que o sistema obedeça comandos que não foram configurados. Para que funcione, a novidade precisará ser meticulosamente configurada para que os gestos sejam atribuídos a diferentes ações no sistema como se funcionassem como seus dedos na tela.
Isso significa que o usuário com limitação de movimentos precisará de ajuda para realizar a configuração. Após esse procedimento, entretanto, qualquer tipo de ação no celular poderá ser controlada usando os gestos que serão reconhecidos pelo sistema Android.
O sistema também permite que usuários criem atalhos para comandos específicos. Para isso, é necessário configurar gestos as funções que o usuário deseja realizar de forma direta, sem que seja necessário percorrer diferentes páginas no menu do sistema. É possível, por exemplo, criar um atalho que imediatamente abra a página inicial do Android.
E não foi apenas essa novidade que a Google apresentou como update de acessibilidade. O Action Blocks, famoso recurso de acessibilidade, recebeu suporte para funcionar com o idioma português. A funcionalidade foi desenvolvida para que pessoas com deficiências intelectuais possam interagir melhor com smartphones.
O aplicativo Lookout também recebeu um recurso chamado visão computacional. A ferramenta, que foi criada para para melhorar a inclusão das pessoas com deficiência no mundo físico, conta agora com um sistema inteligente capaz de reconhecer textos que foram escritos à mão.
E não é de hoje que a Google vem desenvolvendo melhorias para ampliar a acessibilidade de seus usuários. Esse tema sempre foi uma preocupação da empresa, mas foi em 2014 que ele recebeu mais destaque com o lançamento de opções para facilitar o manuseio dos smartphones, é o que afirma a gerente de produto do time de acessibilidade do Google, Allen Nikka.
“Em 2015, lançamos o acesso ao interruptor do Android para que pessoas com dificuldades pudessem interagir com seus dispositivos com mais facilidade usando botões adaptáveis, que chamamos de interruptores físicos. Entretanto, o recurso anunciado hoje transforma a câmera do celular em um botão personalizado que detecta gestos faciais e a movimentação dos olhos, permitindo assim que qualquer pessoa utilize o celular sem usar as mãos”, afirma Allen Nikka.
Gostou das novidades? Então continue navegando no portal Positivo do Seu Jeito para conhecer mais notícias sobre o mundo da tecnologia. Novos artigos com tutoriais, dicas e análise de ferramentas são publicados todos os dias no blog. Use também a nossa barra de pesquisas para encontrar soluções para seus problemas em smartphones, computadores e serviços na web.