Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

windows-10-como-otimizar-para-jogos

Windows 10: 7 dicas para otimizar o SO para jogos

O Windows 10 é um sistema operacional que pode receber otimizações que melhoram seu desempenho em jogos. Com a alta exigência de processamento dos games modernos, a Microsoft tem se esforçado para tornar o sistema operacional mais compatível com os motores de jogos atuais. Saiba como otimizar o Windows 10 para jogos com as dicas que preparamos.
O sistema operacional da Microsoft oferece uma grande diversidade de jogos compatíveis. Isso, entretanto, não garante que esses games recebam a performance desejada em computadores que não estão personalizados para jogos. Poucos usuários sabem, mas o sistema permite ativar opções que melhoram o desempenho do PC, alterando significativamente a fluidez de jogos.
Um ponto que os gamers prezam é a qualidade dos gráficos. Além de possuir uma boa placa de áudio, o computador deve estar devidamente configurado para reproduzir a quantidade ideal de quadros por segundos durante o gameplay. Do contrário, os famosos legs de vídeo ficam evidentes na tela, dificultando assim a imersão do jogador com o jogo.
Mesmo sendo a melhor versão do Windows para jogos, a versão 10 do sistema pode ser otimizada para oferecer maior suporte a jogos nativos e retrocompatíveis, assim como maior acesso a loja de jogos do Xbox – que é o console fabricado pela Microsoft.
A incompatibilidade com alguns jogos pode continuar até mesmo quando você mantém seu computador atualizado. A otimização para jogos, portanto, não depende do sistema receber as atualizações da Microsoft, mas sim das configurações que o usuário fará para que o Windows mantenha a fluidez desses softwares.
Essas alterações, entretanto, de nada valem se o seu computador não possuir hardware moderno. Sendo assim, fique atento aos requisitos de hardware indicados para cada jogo que deseja instalar. Se o seu PC não possui as peças ideais, não há configuração que faça ele rodar os jogos mais modernos do mercado. 
A seguir, confira 7 dicas especiais para tornar o seu computador uma verdadeira máquina para jogos.

1. Ativando o Modo de Jogo do Windows 10

A função “Modo de Jogo” é um recurso nativo do Windows 10, mas que pode passar despercebida para alguns usuários. Quando ativada, a ferramenta otimiza o sistema para que ele possa processar melhor as atividades de jogos iniciados pelo usuário. Para isso, tarefas em segundo plano são encerradas para evitar o desperdício de processamento, o que pode trazer a fluidez necessária para o game.
Esse recurso passou a ser ativado por padrão após uma atualização do Windows em 2019. No entanto, caso queira se certificar que ele esteja ativado, reproduza no sistema os passos a seguir.
Passo 1. Pressione as teclas “Windows + I” e acesse o painel de configurações;
Passo 2. Em “Jogos”, clique na opção “Modo de Jogo”;
Passo 3. Caso o recurso esteja desativado, use a chave seletora para ativar.
O recurso pode resolver problemas para rodar jogos que não exigem muito processamento do computador. Há, inclusive, jogos que podem não funcionar quando o Modo de Jogo está ativado. Nesses casos, o recurso compromete o desempenho do game e deve ser desativado para que a performance seja melhorada.

2. Desativando o algoritmo de Nagle

O Algoritmo de Nagle é um recurso nativo do Windows 10. Ele foi desenvolvido para gerenciar pacotes de dados do computador e pode melhorar redes TCP/IP para que elas não comprometam a estabilidade da conexão. Sendo assim, o recurso é muito importante para garantir o desempenho de jogos que necessitam de conexão com a internet.
Para realizar a configuração, entretanto, você precisa identificar o IP do seu computador. Use os passos a seguir.
Passo 1. Clique no ícone de conexão Wi-Fi ou Internet do PC;
Passo 2. Em seguida, clique na opção propriedades da rede em atividade;
Passo 3. Role para encontrar a informação “Endereço IPV4.
Agora que você já sabe o IP, vamos seguir os passos necessários para desativar o algoritmo Nagle.
Passo 1. Pressione simultaneamente as teclas Windows + R;
Passo 2. No comando Executar, digite “Regedit”, sem as aspas;
Passo 3. Feito isso, clique em “OK”;
Passo 4. Use a interface na lateral da tela para seguir o caminho HKEY_LOCAL_MACHINESYSTEMCurrentControlSetServicesTcpipParametersInterfaces;
Passo 5. Copie esse endereço e cole na barra de endereços do editor de registro do PC;
Passo 6. Na pasta “Interface”, encontre as pastas com nomes compostos por combinações de números e letras. Clique em cada uma dessas pastas até encontrar a opção DhcplPAdress que traz seu número de IP.
Quando encontrar a opção que citamos, será necessário realizar outro procedimento. Não se preocupe, vamos explicá-lo a seguir.
Passo 1. Use o clique com botão direito do mouse no número de IP e escolha a opção “Novo” e, em seguida, a opção “Valor DWORD (32 Bits)”;
Passo 2. Mude o nome do registro para TcpAckFrequency;
Passo 3. Dê dois clique sobre o registro e também em “Dados do Valor”. Em seguida, adicione o número 1;
Passo 4. Repita o primeiro passo;
Passo 5. Altera o nome do registro para TCPNoDelay;
Passo 6. Dê dois cliques sobre o registro e mude o valor para 1.

3. Configurando melhores definições para Steam

A plataforma de jogos Steam oferece suporte para o Windows 10. Usuários podem acessar o aplicativo do serviço para navegar na loja de aplicativos e iniciar jogos no computador. A plataforma, no entanto, atualiza os jogos instalados com frequência, incluindo aqueles que estão inativos há algum tempo.
Windows 10: 7 dicas para otimizar o SO para jogos
A função é muito útil para que os games estejam sempre prontos para iniciar com as novidades inseridas pelos fabricantes. Porém, ela pode drenar uma quantidade de memória do computador que poderia ser utilizada para jogos, o que pode trazer legs indesejados durante sua experiência.
Desativar a atualização automática no Steam é um procedimento simples que pode ajudar muito suas partidas. Vamos aos passos.
Passo 1. Abra o app do Stream e siga até “Configurações”;
Passo 2. Clique sobre a aba “Downloads”;
Passo 3. Desmarque a opção “Permitir downloads enquanto joga”.

4. Desativando a melhoria de precisão do mouse

A aceleração do mouse é uma alternativa para melhorar a precisão do dispositivo. Quando ativada, o ponteiro virtual do mouse responderá melhor ao movimento realizado no dispositivo físico na mesa do usuário. Muitos usuários sequer percebem quando essa opção está desativada.
O recurso pode prejudicar de forma contundente a precisão dos movimentos em jogos. A dificuldade é notada, principalmente, em jogos de tiro e outros onde a precisão é de extrema importância. A seguir, confira como desativar a opção nativa do Windows 10.
Passo 1. Digite simultaneamente as teclas “Windows + Q”;
Passo 2. Na barra de pesquisas, digite o termo “Ponteiro do mouse”;
Passo 3. Selecione a opção “Alterar a exibição ou a velocidade do ponteiro do mouse”;
Passo 4. Encontre a caixa “Aprimorar a precisão do ponteiro” e demarque-a;
Passo 5. Finalize o procedimento clicando em “Aplicar”.

5. Ajustando o plano de energia para melhorar o desempenho de jogos

Geralmente, as opções de energia podem prejudicar a execução de processos no PC. Essa característica pode parecer banal, mas deve ser levada em consideração na hora de otimizar o computador para games. O recurso é nativo no Windows há muito tempo e, ainda assim, muitos usuários pensam que a funcionalidade dele está ligada apenas ao desempenho de notebooks.
Claro que a opção ajuda a economizar baterias em dispositivos portáteis. Entretanto, não devemos ignorá-la em computadores de mesa. Vamos aos passos.
Passo 1. Digite ao mesmo tempo as teclas “Windows + Q”;
Passo 2. Acesse a opção “Painel de Controle”;
Passo 3. Encontre a “Opções de Energia”. Se esse recurso não estiver em Painel de Controle, pode ser encontrado em “Hardware e Sons”;
Passo 4. Em “Opções de Energia”, o sistema apresentará as opção “Economia de Energia”, “Equilibrado” e “Alto Desempenho”. Selecione essa última opção para melhorar as ações de hardware.

6. Atualize seus drivers

O tempo é inimigo de computadores mais antigos. Ainda assim, os usuários podem usar as atualizações de drivers antes de pensar em substituir qualquer item de hardware. Uma placa de vídeo, inclusive, é um item que pode comprometer muito a fluidez em jogos. Antes de comprar uma nova, tente atualizar seu driver para a versão mais recente oferecida pelo fabricante.
Windows 10: 7 dicas para otimizar o SO para jogos
Passo 1. Clique com o botão direito do mouse na área de trabalho do PC;
Passo 2. Acesse “Configurações avançadas de rede”;
Passo 3. Encontre o nome da sua placa de vídeo. Isso ajudará a encontrar o driver em uma busca na internet.
Os fabricantes costumam facilitar as atualizações fornecendo softwares que identificam os modelos do hardware. Esses softwares podem, até mesmo, identificar se o dispositivo realmente precisa de atualização. 

Programas para placas de vídeo

– A Nvidia oferece o programa Nvidia GeForce;
– A AMD conta com o aplicativo AMD Radeon;
– A Intel oferece o Intel Download Center.

7. Pensa na possibilidade de fazer um upgrade de hardware em seu PC 

Quando nenhuma dessas dicas ajudam, não há como pensar diferente. A atualização de hardware é evidente para o seu PC. Nesses casos, as peças do computador estão defasadas e não oferecerão a compatibilidade com os novos sistemas presentes em jogos modernos. Sendo assim, prepare algum investimento para melhorar seu computador e poder jogar sem problemas.
Geralmente, a troca de alguns hardwares podem resolver. Inserir mais memória RAM, por exemplo, pode ajudar muito, mas nem sempre é o suficiente. Um upgrade importante é a substituição de disco rígido para um SSD. Além disso, uma placa de vídeo mais poderosa é necessária para compatibilidade com jogos pesados.
Curtiu nossas dicas? Navegue pelo portal Positivo do Seu Jeito para conhecer outras listas, tutoriais e notícias frescas sobre tecnologia. Use também nossa barra de busca para encontrar conteúdos que possam ajudar a resolver seus problemas em smartphones, computadores e outros dispositivos modernos.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
lancamentos-netflix-dezembro-2021

Veja os principais lançamentos da Netflix para dezembro de 2021

o-que-e-metaverso

O que é metaverso e por que as grandes empresas de tecnologia estão investindo nisso?

Positivo é uma das marcas mais lembradas no Folha Top of Mind

Positivo é uma das marcas mais lembradas no Folha Top of Mind

rg-online-rio-de-janeiro-como-fazer

Identidade Digital: como fazer o RG online no Rio de Janeiro

OneDrive deixará de funcionar no Windows 7, Windows 8 e Windows 8.1

OneDrive deixará de funcionar no Windows 7, Windows 8 e Windows 8.1

black-friday-dicas-evitar-golpes

Black Friday: 8 dicas para evitar golpes em compras online

Inscreva-se na nossa

Newsletter