Twitter: como solicitar um pedido de verificação da conta (selo azul)

Twitter: como solicitar um pedido de verificação da conta (selo azul)

Se você utiliza muito o Twitter, já deve ter visto que alguns perfis, especialmente de famosos, possuem um ícone azul do lado do nome. Segundo o próprio site, este ícone representa um selo que informa aos demais usuários da rede que essa conta de interesse público é autêntica.

Dessa forma, o ícone acaba funcionando como uma espécie de validação, para provar que determinada conta foi realmente criada e é gerenciada por aquela pessoa ou organização conhecida e influente, e não por um perfil fake que tenta se passar por ela.

Porém, não é preciso ser uma mega celebridade para conseguir ter esse selo. Talvez você se enquadre nos requisitos exigidos pelo Twitter, especialmente se você utiliza com frequência o seu perfil na rede social.

Neste artigo, descubra quais os requisitos para ter um perfil verificado no Twitter e como você pode solicitar o seu selo de verificação.

O que é preciso fazer para ter um perfil verificado?

O Twitter estabelece três requisitos que uma conta precisa ter para ganhar um selo de verificação: autêntica, notável e ativa. Vamos entender melhor como cada um funciona:

Autêntica

Você precisa provar que você realmente é a pessoa que diz ser na rede social. Para isso, existem três métodos de verificação de identidade que podem ser feitos:

  • Website oficial: mais utilizado para contas de empresas, mas também pode ser feito por pessoas físicas que possuam um website próprio ou sobre o seu trabalho.
  • Verificação de documentos: é preciso enviar uma foto de um documento oficial emitido pelo governo, como a carteira de motorista ou o passaporte.
  • Endereço de e-mail oficial: é preciso apresentar um endereço oficial de um domínio pertinente a categoria que será escolhida na hora de fazer a verificação.

Notável

Sua conta precisa representar algo, seja uma empresa ou você mesmo, que desperte interesse geral do público. O Twitter separou os temas que podem gerar interesse nos seguintes critérios de notabilidade:

  • Governo: contas de funcionários atuais ou de escritórios governamentais relevantes, como candidatos, políticos, ministros, embaixadores e representantes oficiais. Além disso, entidades oficiais também podem possuir o selo de verificação.
  • Empresas, marcas e organizações: contas que representam organizações ou afiliados secundários de organizações do setor privado. Além disso, seus líderes e funcionários de maior destaque também estão aptos a receber o selo.
  • Veículos de imprensa e jornalistas: qualquer veículo ou profissional de imprensa qualificado, como: jornais, revistas, transmissão e streaming de TV, rádio, notícias digitais ou mídia semelhante.
  • Entretenimento: contas de grandes empresas de entretenimento, como estúdios de cinema, redes de TV e entidades musicais. Além disso, artistas, performances e diretores também se enquadram neste critério.
  • Esportes e jogos: contas ligadas a instituições esportivas como competições, clubes e campeonatos. Além disso, os atletas que competem nas modalidades de esporte também podem solicitar o seu selo de verificação.
  • Ativistas, organizadores e demais indivíduos influentes: pessoas ou organizações que não se enquadram em nenhuma categoria anteriormente citada, mas que utilizam seu perfil na rede para conscientizar e informar os demais usuários sobre assuntos e causas relevantes.

Ativa

Por fim, o usuário precisa estar ativo com um registro de adesão às Regras do Twitter, que são:

  • Ter nome completo e foto de perfil
  • Ter usado a sua conta nos últimos seis meses
  • Conta precisa ter um endereço de e-mail e número de celular
  • O usuário não pode ter sido bloqueado por 12 horas ou 7 dias devido a penalidades por ter infringido as regras do Twitter nos últimos seis meses.

*Vale destacar que contas de paródias, fã-clubes não oficiais, animais de estimação ou que sejam associados a atividades prejudiciais ou que vão contra a política da plataforma não estão aptas a ter um selo de verificação. O mesmo para contas de personagens fictícios, a não ser que estejam diretamente afiliados a uma empresa, organização ou marca.

Solicitando um selo de verificação

Caso você se enquadre nos critérios citados acima, é possível que a rede social lhe conceda um selo de verificação. Para solicitá-lo, basta seguir esses passos:

Passo 1: abra a aba de configurações do Twitter e procure a opção Verificação de perfil;

Passo 2: escolha uma das seis categorias listadas no requisito Notável que mais condiz com o seu perfil e as suas atividades na rede.

Passo 3: o Twitter irá pedir para você confirmar a sua identidade. Para isso, informe seu nome completo, número de telefone, endereço e uma foto de perfil que apareça o seu rosto.

Pronto! Agora, basta esperar o resultado do Twitter. A rede social estipula um prazo de até quatro semanas para dar uma resposta. Caso o retorno seja negativo, em trinta dias você poderá fazer uma nova solicitação.

É possível perder o selo de verificação?

A resposta é sim! O Twitter informa que o selo de uma conta pode ser retirado a qualquer momento, e sem aviso prévio. Por isso, caso você consiga o seu, você deve estar atento com as normas da rede social para não acabar perdendo a verificação da sua conta.

Entre os principais motivos que a rede social alega para retirar um selo estão a inatividade da conta, mudança do nome de usuário, comportamentos abusivos que estimulem a violência e o ódio e a perda de um dos critérios exigidos, como um político que acaba perdendo seu cargo e “deixa de ser relevante” segundo a rede.

Agora que você já sabe como solicitar a verificação da sua conta, basta fazer o processo e aguardar a resposta do Twitter. Enquanto ela não vem, dê uma olhada nos demais conteúdos do nosso blog. Lá você vai encontrar outras dicas que podem te ajudar com redes sociais e demais áreas da tecnologia.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
Mulher deitada no sofá assistindo os lançamentos da Netflix em seu tablet.

Confira os principais lançamentos da Netflix para Abril de 2024

Imagem em 3D de uma mulher em pé utilizando novas tecnologias de realidade aumentada para trabalhar.

Como as tecnologias emergentes impactam o mercado

Robô desenhando fazendo alusão à criação de imagens por meio de Inteligência Artificial.

Guia prático para criar imagens no ChatGPT

Garota sorrindo e piscando um olho enquanto aponta para a câmera de um jeito divertido, como quem está dando uma dica.

6 extensões úteis para usar no Google Drive

Bateria carregada em 3D.

Indicador de saúde da bateria pode chegar ao Android

Mulher contando segredo sobre os mitos da tecnolgia que todo mundo já caiu.

6 mitos sobre tecnologia que muita gente já caiu

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.