Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

melhores-antivirus-gratis

4 melhores antivírus grátis para usar no Windows 10

A prevenção contra ameaças na internet passa por manter um bom antivírus instalado no computador. Esses softwares funcionam como uma barreira contra os vírus e malwares que podem infectar computadores de diferentes maneiras. Pensando em ajudar nossos leitores, preparamos uma lista com os melhores antivírus grátis para usar no Windows 10.
A conduta mais cuidadosa ao navegar na internet não garante totalmente que um PC não seja infectado. A instalação de um antivírus é uma ação de prevenção básica para qualquer usuário. Além de conseguir repelir alguns ataques de forma imediata, um software de segurança pode realizar varreduras profundas no computador e detectar qualquer ameaça escondida.
O Windows, através do Windows Defender, garante apenas uma proteção básica contra softwares maliciosos que tentam receber permissão de instalação. Sendo assim, sem a instalação de uma proteção específica, o usuário deixa seu PC despreparado e pronto para ser infectado por softwares intrusos mais novos e mais complexos.
Um antivírus fornece proteção contra diversos tipos de ameaças. O usuário poderá repelir ataques de malwares, spywares, sistemas de phishing e invasões que podem acontecer ao acessar redes públicas. Agora, antes de conhecer nossa lista com X antivírus gratuitos disponíveis para o Windows 10, vamos analisar as características desses softwares.

Quais são os melhores antivírus do mercado?

O mercado oferece diversos tipos de antivírus gratuitos desenvolvidos por grandes fabricantes especializadas em segurança digital. As opções mais famosas são, sem dúvidas, os antivírus Avast, AVG, Norton, McAfee e o Kaspersky. Todos oferecem versões gratuitas, mas, também, possuem a possibilidade de assinatura para liberar mais ferramentas ao usuário.
Além de conhecer as melhores opções, o usuário deve levar em consideração se estes softwares podem prejudicar a estabilidade do PC. Um antivírus pode, em alguns casos, prejudicar o desempenho do computador para rodar outros softwares. Isso acontece quando a proteção de segurança está executando varreduras no sistema.
Pense em manter o equilíbrio de processamento na hora de escolher um antivírus. Do que adianta estar com a máquina segura se você não consegue usar softwares básicos com a mesma fluidez de antes? 
As opções da McAfee e da Norton, em geral, podem afetar a velocidade de processamento, sendo indicados para computadores com hardwares mais completos e modernos. A seguir, confira a lista com os melhores antivírus gratuitos e suas principais características.

1. AVG Free


O AVG é um dos mais tradicionais antivírus do mercado. Após ser comprada pela Avast, a empresa manteve sua qualidade, chegando a ter qualidade superior ao seu antigo concorrente, o Avast Antivírus. Ainda se comparado ao Avast, o AVG se destaca por apresentar uma proteção melhor e não permite que usuários acessem sites listados como perigosos.
Recursos que o usuário pode aproveitar na versão gratuita:
– Otimizar o desempenho do PC enquanto a proteção está ativa;
– Ativar a proteção para arquivos pessoais;
– Ativar o Bloqueio de links, anexos e download suspeitos em páginas da web e em endereços de e-mails;
– Ativar a proteção contra ransomwares, spywares, malwares, vírus e outras ameaças.

2. Avira Free

4 melhores antivírus grátis para usar no Windows 10
Uma excelente opção gratuita para Windows é o Avira Free. Longe de ser um dos softwares mais tradicionais, essa proteção chama atenção por sua eficiência e as formas de otimização que oferece. Além disso, ele é uma alternativa mais leve que não consome em excesso o processamento do PC. Seu sistema também traz atualizações frequentes que o mantém ativo para repelir ataques diversos.
Outro ponto forte do Avira Free está na navegação segura que pode bloquear sites maliciosos antes que eles sejam efetivamente carregados. A ferramenta exibe para o usuário um aviso indicando que a página é perigosa e que pode, inclusive, conduzir vírus e outras ameaças para a máquina.
A versão gratuita, no entanto, apresenta anúncios na tela que são removidos apenas se o usuário assinar a versão Avira Pro do antivírus.
Recursos que o usuário pode aproveitar na versão gratuita:
– Ativar o bloqueio de sites maliciosos;
– Ativar o bloqueio de programas indesejados;
– Ativar o bloqueio contra ataques de phishing em e-mails, redes sociais e outras plataformas online;
– Oferece bom desempenho sem prejudicar o funcionamento do computador;
– Reparação de arquivos infectados;
– Varredura para encontrar vírus.

3. Kaspersky Security Cloud Free

melhores-antivirus-gratis
O famoso antivírus Kaspersky se destaca por sua proteção para navegação na web. O sistema envia um alerta na tela quando detecta a tentativa de downloads suspeitos que podem trazer ameaças para o PC. O recurso é útil para pessoas que realizam muitos downloads e que desejam evitar que vírus danifiquem o desempenho do computador.
Uma característica não menos importante desse software é a possibilidade de armazenar senhas e documentos do usuário. O Kaspersky também usa criptografia ao enviar e receber dados de acesso se o usuário usa uma VPN. 

4. Bitdefender

4 melhores antivírus grátis para usar no Windows 10
Por último, mas não menos importante, temos o antivírus Bitdefender. A empresa, com sede na Romênia, é especializada em segurança digital e oferece diversos serviços para usuários comuns e empresas. Seu antivírus se destaca por possuir uma versão gratuita com seis poderosas funções que podem proteger o PC em navegação na web e no momento que o usuário está realizando a instalação de softwares.
Recursos que o usuário pode aproveitar na versão gratuita:
– Oferece uma rede de proteção global contra ameaças digitais;
Traz uma ferramenta de prevenção contra ataques na internet;
– Sistema antiphishing e antifraude incluídos;
– Tecnologia de varredura inteligente Bitdefender Photon;
– Sistema de defesa e proteção em tempo real.

Você pode decidir qual deles é o melhor

Não podemos definir qual é o melhor antivírius para você sem saber qual computador você utiliza em casa ou no trabalho. A instalação desses softwares, como alertamos anteriormente, pode prejudicar o desempenho da sua máquina. Sendo assim, analise as opções para saber qual delas pode funcionar melhor para você. Todos oferecem excelentes benefícios, mas qual deles funciona melhor no seu computador? 
Você pode encontrar dicas como essa acessando o portal Positivo do Seu Jeito. Use nossa barra de busca para encontrar soluções para problemas em smartphones, em computadores, em softwares ou aplicativos. Estamos aqui para te ajudar!

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
lancamentos-netflix-dezembro-2021

Veja os principais lançamentos da Netflix para dezembro de 2021

o-que-e-metaverso

O que é metaverso e por que as grandes empresas de tecnologia estão investindo nisso?

Positivo é uma das marcas mais lembradas no Folha Top of Mind

Positivo é uma das marcas mais lembradas no Folha Top of Mind

rg-online-rio-de-janeiro-como-fazer

Identidade Digital: como fazer o RG online no Rio de Janeiro

black-friday-dicas-evitar-golpes

Black Friday: 8 dicas para evitar golpes em compras online

Jogos na Netflix: como jogar grátis em um smartphone Android

Jogos na Netflix: como jogar grátis em um smartphone Android

Inscreva-se na nossa

Newsletter