Positivo do seu jeito

Dicas

Windows Insider: o que é e como participar do programa de acesso antecipado da Microsoft

6 de agosto de 2020

por: MKT Positivo

Se você acompanha as notícias do mundo da tecnologia e, especialmente, aquelas relacionadas ao sistema operacional Windows, certamente já deve ter lido alguma menção ao programa Windows Insider. Porém, você sabe como participar dele e ter acesso antecipado às atualizações de software da Microsoft?

Essa é uma pergunta recorrente, mas muitos usuários não sabem que a participação neste programa é completamente gratuita. E mais: ao fazer isso, além de ter acesso antecipado às versões beta do SO, você ainda pode ajudar a Microsoft a corrigir eventuais falhas no desenvolvimento do software antes que ele chegue para a maioria dos consumidores.

O que é o Windows Insider?

Anunciado em setembro de 2014, o programa Windows Insider é uma iniciativa da Microsoft que permite que os usuários participem do processo de desenvolvimento do sistema operacional Windows. Pouco mais de um ano depois de lançado já havia 1,5 milhão de inscritos e desde então esse número não parou de crescer.

A lógica é simples: os usuários membros do programa têm acesso antecipado às novas versões do sistema operacional. Cerca de dois a três meses antes do lançamento de uma grande atualização do Windows, os membros do Windows Insider têm acesso antecipado à build (nome utilizado para a versão do SO).

Os usuários que baixam a versão “Insider” do Windows ficam cientes de que se trata de um software beta e sujeito a alterações, mas em contrapartida podem experimentar as novidades antes que elas cheguem à maioria dos consumidores. Além disso, eventuais problemas de software podem ser reportados pelos usuários e terão prioridade na análise pelos desenvolvedores.

Em outras palavras, você ajuda a Microsoft a construir um sistema operacional mais eficiente e com menos erros e, em contrapartida, tem acesso antecipado às novidades. Simples assim.

Como se tornar membro do programa Windows Insider?

Infelizmente, as informações sobre o desenvolvimento de software da Microsoft estão disponíveis apenas em inglês. Portanto, você precisa ter um conhecimento mínimo do idioma para compreender as instruções e descrever eventuais problemas encontrados. Se isso não é um empecilho para você, vamos adiante.

Passo 1. Acesse o site oficial do programa Windows Insider e clique em “Register”.

Passo 2. Em seguida, faça login com a sua conta de usuário da Microsoft clicando em “Sign in now”.

Passo 3. Leia os termos do programa na tela “Register for the Windows Insider Program”. Marque a opção “I accept the terms of this agreement” e clique em “Register now”.

Passo 4. Pronto! Sua conta de usuário está vinculada ao programa. Clique em “Flight now” para começar.

O que você precisa saber antes de começar?

Para instalar as chamadas Windows 10 Insider Preview Builds, é fundamental que você esteja executando uma versão original licenciada do Windows 10 em seu computador. Certifique-se também de ter a versão mais recente do SO instalada no seu PC. Em termos de idioma, há compatibilidade com a versão do Windows 10 em português.

Baixe a Windows 10 Insider Preview ISO e instale. Durante o processo, seu computador será reiniciado diversas vezes.

Por fim, faça o seguinte procedimento:

Passo 1. Vá em “Configurações”, depois “Atualizações & Segurança”, e escolha “Windows Insider Program”. Importante: você precisa ser administrador do sistema para fazer isso.

Passo 2. Clique em “Iniciar”. Em “Escolha uma conta para começar”, clique no sinal de +, conecte a sua conta Microsoft ao programa e continue.

Passo 3. Leia a Declaração de Privacidade e os termos do programa e escolha “Reiniciar agora” para começar o processo de instalação.

CADASTRE-SE PARA FICAR POR
DENTRO DAS NOVIDADES DA POSITIVO.