instagram-modo-criar-novos-filtros-camera

Instagram inaugura “Modo Criar” e novos filtros de câmera

Há mais novidades no Instagram. Na primeira quinzena de outubro os desenvolvedores liberaram mais recursos para o aplicativo, o que inclui uma reformulação na câmera do Stories e o chamado “Modo Criar”.

As atualizações já estão disponíveis. Para isso, é preciso baixar a versão mais recente do software. Se o seu aplicativo não foi atualizado automaticamente, basta ir até a Play Store e forçar o download da atualização para ter acesso às novidades.

instagram-modo-criar-novos-filtros-camera

®GIPHY

O que há de novo no Instagram?

A principal mudança na câmera é a inclusão do “Modo Criar”. Ele substitui a função “Digitar” e agora permite que o usuário vá além da inclusão de textos com fundo colorido. Ali agora estão reunidas todas as funções possíveis de serem utilizadas nos Stories, ainda que a sua postagem não tenha uma foto ou vídeo.

instagram-modo-criar-novos-filtros-camera

As opções são as seguintes: GIFs, Contagem Regressiva, Teste, Enquete e Perguntas. Todos esses recursos foram incorporados no Instagram ao longo dos últimos anos, mas até então a forma de acesso a eles não tinha uma organização eficiente. Fica mais fácil acessar as ferramentas a partir de um só lugar. Em cada um dos recursos um botão com conteúdo aleatório oferece dicas, dando ideias do que o usuário pode postar.

A ideia de uma interface redesenhada tem claramente o Snapchat como inspiração. O novo design deixa também os filtros mais acessíveis: ao abrir a câmera no “Modo Normal”, por padrão são exibidas as máscaras e os efeitos lado a lado. As funções “Ao Vivo”, “Boomerang”, “Superzoom” e “Mãos Livres” permanecem como recursos independentes.

instagram-modo-criar-novos-filtros-camera

Aba “Seguindo” será removida

Uma má notícia para aqueles que gostam de “stalkear” os amigos e as celebridades no Instagram. Os desenvolvedores anunciarão que vão remover a aba “Seguindo”, que tornava pública a atividade de um determinado perfil. Com a aplicação da mudança, os usuários só poderão ver as suas próprias atividades.

De acordo com Vishal Shah, diretor de produto do Instagram, o recurso será removido porque foi constado em pesquisas que a maioria das pessoas não utilizava essa função. Segundo ele, muitos nem sequer sabiam da existência dessa ferramenta.

A ideia por trás desses mudanças é simplificar a plataforma. O recurso “Seguindo” havia sido implementado na rede social em 2011 e desde então tem servido de fonte para muitos sites de celebridades acompanharem as interações de personalidades na rede social.

Recurso “Neste Dia”

Por fim, outra novidade incorporada ao Instagram é o recurso “Neste Dia”. A ideia é se aproveitar de uma função já explorada pelo Facebook e que recentemente foi incorporada também pelo Google Fotos.

A ideia é que os usuários recebam nos Stories sugestões de fotos e eventos ocorridos em anos anteriores. Se você achar que a lembrança é interessante e vale a pena ser postada, é só seguir adiante e confirmar a publicação.

instagram-modo-criar-novos-filtros-camera

Esse recurso pode ser considerado uma evolução do “Lembranças”, função disponível no Stories há um bom tempo, mas que estava escondida. Para acessá-la é preciso ir até o menu, tocar em “Histórico” e escolher o Story em questão. A partir de agora, essas imagens serão sugeridas diretamente para o usuário, facilitando o acesso e a lembrança.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
Robôzinho fofo tirando foto com uma câmera antiga.

10 melhores aplicativos para editar fotos com inteligência artificial

Filme sendo exibido em uma TV que está espelhando um notebook.

Como espelhar notebook na TV?

Conceito de tecnologia e sustentabilidade da empresa Positivo com mãos segurando um planeta terra formado por circuitos eletrônicos.

Saiba como a Positivo alia tecnologia e sustentabilidade

Homem que trabalha com TI sentado diante de sua mesa com 3 monitores exibindo linhas de código de programação.

Como iniciar uma carreira em TI?

Homem e robô em uma cafeteria. O robô está mexendo no celular do homem para aumentar sua produtividade.

Como usar a IA para melhorar a produtividade?

Mulher assistindo os lançamentos da Netflix de junho de 2024 enquanto come pipoca.

Confira os principais lançamentos da Netflix para Junho de 2024

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.