Positivo do seu jeito

Novidades

Instagram inaugura “Modo Criar” e novos filtros de câmera

16 de outubro de 2019

por: MKT Positivo

Há mais novidades no Instagram. Na primeira quinzena de outubro os desenvolvedores liberaram mais recursos para o aplicativo, o que inclui uma reformulação na câmera do Stories e o chamado “Modo Criar”.

As atualizações já estão disponíveis. Para isso, é preciso baixar a versão mais recente do software. Se o seu aplicativo não foi atualizado automaticamente, basta ir até a Play Store e forçar o download da atualização para ter acesso às novidades.

instagram-modo-criar-novos-filtros-camera
®GIPHY

O que há de novo no Instagram?

A principal mudança na câmera é a inclusão do “Modo Criar”. Ele substitui a função “Digitar” e agora permite que o usuário vá além da inclusão de textos com fundo colorido. Ali agora estão reunidas todas as funções possíveis de serem utilizadas nos Stories, ainda que a sua postagem não tenha uma foto ou vídeo.

instagram-modo-criar-novos-filtros-camera

As opções são as seguintes: GIFs, Contagem Regressiva, Teste, Enquete e Perguntas. Todos esses recursos foram incorporados no Instagram ao longo dos últimos anos, mas até então a forma de acesso a eles não tinha uma organização eficiente. Fica mais fácil acessar as ferramentas a partir de um só lugar. Em cada um dos recursos um botão com conteúdo aleatório oferece dicas, dando ideias do que o usuário pode postar.

A ideia de uma interface redesenhada tem claramente o Snapchat como inspiração. O novo design deixa também os filtros mais acessíveis: ao abrir a câmera no “Modo Normal”, por padrão são exibidas as máscaras e os efeitos lado a lado. As funções “Ao Vivo”, “Boomerang”, “Superzoom” e “Mãos Livres” permanecem como recursos independentes.

instagram-modo-criar-novos-filtros-camera

Aba “Seguindo” será removida

Uma má notícia para aqueles que gostam de “stalkear” os amigos e as celebridades no Instagram. Os desenvolvedores anunciarão que vão remover a aba “Seguindo”, que tornava pública a atividade de um determinado perfil. Com a aplicação da mudança, os usuários só poderão ver as suas próprias atividades.

De acordo com Vishal Shah, diretor de produto do Instagram, o recurso será removido porque foi constado em pesquisas que a maioria das pessoas não utilizava essa função. Segundo ele, muitos nem sequer sabiam da existência dessa ferramenta.

A ideia por trás desses mudanças é simplificar a plataforma. O recurso “Seguindo” havia sido implementado na rede social em 2011 e desde então tem servido de fonte para muitos sites de celebridades acompanharem as interações de personalidades na rede social.

Recurso “Neste Dia”

Por fim, outra novidade incorporada ao Instagram é o recurso “Neste Dia”. A ideia é se aproveitar de uma função já explorada pelo Facebook e que recentemente foi incorporada também pelo Google Fotos.

A ideia é que os usuários recebam nos Stories sugestões de fotos e eventos ocorridos em anos anteriores. Se você achar que a lembrança é interessante e vale a pena ser postada, é só seguir adiante e confirmar a publicação.

instagram-modo-criar-novos-filtros-camera

Esse recurso pode ser considerado uma evolução do “Lembranças”, função disponível no Stories há um bom tempo, mas que estava escondida. Para acessá-la é preciso ir até o menu, tocar em “Histórico” e escolher o Story em questão. A partir de agora, essas imagens serão sugeridas diretamente para o usuário, facilitando o acesso e a lembrança.

CADASTRE-SE PARA FICAR POR
DENTRO DAS NOVIDADES DA POSITIVO.