O WhatsApp é sem dúvidas um dos aplicativos de mensagens mais populares do mundo, com milhões de usuários em diversos dispositivos. No entanto, uma questão que sempre é trazida à tona é: por que o aplicativo ainda não oferece suporte oficial para tablets?
A resposta a essa pergunta não é clara e nem oficial. O diretor do WhatsApp, Will Cathcart, afirmou que há a intenção de desenvolver um aplicativo um dia, mas não deu um prazo para isso acontecer.
Mas uma coisa é certa: a equipe de desenvolvimento do WhatsApp tem trabalhado para criar uma tecnologia que suporte vários dispositivos sem a necessidade de um celular com internet.
Essa tecnologia poderia ser a base para a criação de um aplicativo que suporte tablets futuramente, garantindo a segurança e a privacidade das mensagens em diferentes dispositivos.
Já temos visto este avanço com os apps para computadores e também a possibilidade de manter mais de um dispositivo conectado simultaneamente. Quem sabe em breve?
Enquanto o WhatsApp não lança uma versão oficial para tablets, os usuários podem continuar usando o WhatsApp Web e a versão beta do aplicativo para tablets Android, que basicamente estende a janela de forma otimizada sem trazer recursos exclusivos:
Para usar a versão beta no tablet Android, siga os seguintes passos:
Passo 1:
Abra o WhatsApp no celular e no tablet Android.
Passo 2:
No celular, abra o menu de opções (três pontos).
Passo 3:
Acesse a opção “Aparelhos conectados”.
Passo 4:
Clique em “Conectar um Aparelho” e aponte a câmera do tablet Android para escanear o código QR exibido na tela.
Passo 5:
Ao conectar o aplicativo beta do WhatsApp em seu tablet Android, você poderá ver o histórico de conversa dos últimos dois anos (o restante continuará disponível no celular). Mas lembre-se: alguns dos recursos do WhatsApp podem estar indisponíveis.
****
Embora o WhatsApp ainda não ofereça suporte oficial para tablets, existem alternativas que permitem aos usuários aproveitar o aplicativo nesses dispositivos. No entanto, é importante lembrar que essas soluções podem ter limitações e não oferecer todos os recursos do aplicativo completo. Enquanto esperamos uma solução oficial, continue conectado nos conteúdos do blog Positivo do Seu Jeito.