ilustração 3D de um garoto usando óculos VR e clicando em ícones à sua frente

O que é metaverso e por que as grandes empresas de tecnologia estão investindo nisso?

Metaverso é um dos assuntos mais comentados dos últimos tempos. O Facebook aumentou ainda mais o debate após anunciar que está investindo na tecnologia que promete ser o futuro da rede social. Mas você sabe o que significa isso? Fique conosco que vamos mostrar como funciona o metaverso!

homem jogando video-game com óculos VR

Após o Facebook anunciar sua aposta no metaverso, muitos usuários passaram a se questionar sobre como funciona a tecnologia. A rede social, através de Mark Zuckerberg, apresentou recentemente um rebranding para concentrar suas apostas no futuro da internet, que eles entendem ser o conceito de metaverso.

Essa não é apenas uma aposta do Facebook. Muitas empresas de tecnologia seguem buscando soluções para que a nova realidade digital seja cada vez mais incorporada em sistemas modernos. As possibilidades, como veremos adiante neste artigo, são diversas e ainda estão se definindo.

O que é o metaverso?

O metaverso é um conceito que não tem um dono específico. Não há, até mesmo, uma definição ideal para ele. De forma simplista, podemos dizer que ele é uma nova possibilidade de realidade digital que assimila elementos da web, de redes sociais, de jogos, das criptomoedas e da realidade aumentada.

As possibilidades para o metaverso vão desde ambientes virtuais onde as pessoas podem usar seus avatares para interagir e, até mesmo, para realizar trabalhos integrados com algum sistema de computador. A ideia é integrar virtualmente as pessoas em um ambiente onde elas podem desenvolver diferentes atividades.

guerra de bolas de neve acontecendo no jogo GTA Online, uma plataforma de metaverso

Essa integração pode ser amplificada com o uso de tecnologias de realidade aumentada, pulseiras inteligentes, sistemas para reconhecimento de gestos e outros recursos. A imersão com o ambiente computadorizado é a chave para entender como serão nossas vidas no futuro.

O conceito do que é metaverso, assim como as iniciativas nesse ambiente virtual, ainda está em formação. Alguns jornalistas e diretores de empresas de tecnologia seguem afirmando que o metaverso será capaz de criar uma nova economia global muito maior do que temos hoje.

Iniciativas em metaverso existentes

Ainda no início de sua jornada, o metaverso já está implementado essa tecnologia em algumas ferramentas na web. O Facebook é uma das empresas que saiu na frente ao anunciar que esse será o futuro da empresa. Há outras iniciativas em desenvolvimento mas, nesse momento, vamos focar na empresa de Zuckerberg.

Mark Zuckerberg anunciando sua empresa Meta

A companhia responsável pelo Facebook, que agora se chama Meta, apresentou o universo chamado Horizon Worlds. Esse aplicativo web permite criar um avatar online para interagir com outros usuários em uma versão tridimensional do Facebook. O acesso ao mundo é realizado com o auxílio de realidade aumentada do Oculus Quest, um gadget vestível criado pela equipe da Meta.

Variações de metaversos existem há muito tempo no universo dos games. Quando jogamos games como Roblox, por exemplo, temos um metaverso onde os jogadores podem realizar diversas atividades e interagir com outros avatares de habitam em diferentes mundos.

festa acontecendo no jogo Roblox, uma plataforma de metaverso

Para os gamers, essa ideia de internet do futuro é assimilada de forma mais rápida. Esse mesmo conceito de metaverso pode ser encontrado em games famosos, sejam novos ou antigos, como Fortnite, Minecraft e outros.

Esse conceito pode até parecer novo, mas ele vem se aprimorando durante anos. O metaverso como conhecemos ficou famoso com o game Second Life, lançado em 2003. A ideia era simular a vida das pessoas em um ambiente virtual com o uso de avatares. A ideia, além de muito moderna para a época, encontrou barreiras devido a baixa qualidade das conexões com a internet na época.

Qual é a ligação entre metaverso, criptomoedas e NFTs?

Os pagamentos com moedas digitais são um ponto chave da revolução que está por vir com os metaversos. O dinheiro virtual, em uma explicação também simplista, será utilizado em ambientes on-line para que usuários possam realizar compras de produtos de forma virtual e, até mesmo, itens físicos.

Os tokens não fungíveis, conhecidos como NFTs, representam algo único que não pode ser substituído. Esses ativos digitais, armazenados nas chamadas blockchains, serão itens chave no processo de integração dos metaversos. Os usuários poderão usar suas criptomoedas para adquirir obras de arte, coleções de roupas para avatares, compra de imóveis digitais e outros elementos do universo on-line.

macaco da NFT

Metaverso no cinema

No cinema, o mesmo conceito vem sendo abordado há anos em diferentes produções de ficção científica. Em Tron, um engenheiro de computação acessa um metaverso para impedir que seu projeto seja roubado. A história conta com desdobramentos no mundo virtual e, principalmente, no mundo digital. O filme foi lançado em 1982 e recebeu uma continuação em 2010.

Outro famoso exemplo de metaverso pode ser encontrado no filme Matrix. Neo, personagem interpretado pelo ator Keanu Reeves, descobre que vive em uma realidade virtual criada por computadores e que, na verdade, ele e outros seres humanos estão sendo escravizados pelas máquinas através de um metaverso.

ambiente virtual do filme Matrix

Quais são as aplicações do metaverso para as empresas? 

Cada segmento segue sua própria audiência e no mundo virtual isso também acontece. Mas, o universo on-line, independente do seu segmento, permite que as marcas façam estratégias de marketing cada vez mais inovadoras. 

Para exemplificar, vamos apresentar 3 estratégias que foram realizadas por marcas famosas, dessa forma você conseguirá entender melhor como o metaverso pode ser aproveitado pelas empresas, confira.

Nike

No ano de 2021 a Nike adquiriu a empresa de moda digital RTFKT e logo no ano seguinte lançou uma coleção de NFTs de tênis que podiam ser personalizados. Os produtos estavam disponíveis na plataforma OpenSea, que é centrada na negociação de NFTs. 

E por mais que os usuários não pudessem usar aqueles tênis na vida real, eles podem ser vistos na realidade aumentada, utilizando um filtro do SnapChat. As cores e aparência dos itens podem ser alterados.

tênis digital RTFKT da Nike

Itaú

Já o banco Itaú lançou em 2022 a campanha #2022EmUmaPalavra apostando também no metaverso. De começo, a ação havia sido pensada para o mundo real, no entanto, foi transformada para o mundo virtual.

Fora do metaverso e também dentro dele, o intuito da campanha era que as pessoas refletissem sobre quais eram suas expectativas e desejos para o novo ano que viria. O foco principal da ação era o público gamer.

Renner

A Renner criou uma coleção de roupas digitais no Decentraland. A empresa disponibilizou no ambiente virtual quatro peças da coleção de primavera-verão e permitiu que as peças fossem experimentadas.

Toda empresa deve entrar no metaverso?

Conforme temos observado, o metaverso está ganhando cada vez mais destaque e logo vai se tornar tão natural e utilizável por todos, tal como são com as redes sociais. Entretanto, hoje em dia é caro o investimento em estratégias que usem o metaverso. 

Contudo, como citamos anteriormente, logo ele poderá se tornar mais comum, assim como os investimentos podem se tornar mais acessíveis no futuro. Mas, caso seu negócio tenha um orçamento mais robusto e sua empresa possa correr riscos, é sim interessante usar essas estratégias, mas tudo deve ser analisado pelo time responsável dessa área na sua organização.

O fator decisivo é a relevância que uma estratégia vai ter para seus consumidores, por exemplo, se seus clientes não estiverem no metaverso, não faz sentido você investir nisto!

Conforme as informações apresentadas no conteúdo de hoje, podemos ter noção do quanto o metaverso está se aproximando cada vez mais das organizações corporativas, especialmente em suas estratégias de marketing.

E para continuar obtendo mais informações relevantes sobre o tema, permaneça acompanhando os conteúdos do blog Positivo do Seu Jeito.

Fonte(s):

Resultados Digitais.

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