Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

Android 11 Go: conheça as novidades da versão mais leve do SO mobile do Google

Não é apenas o Android 11 que chegará ao mercado em breve. O Google anunciou também que a versão Go do sistema operacional será disponibilizada a partir do mês de outubro em novos dispositivos.

O Android GO é uma versão mais leve do sistema operacional, voltada para aparelhos com hardware mais simples. Entre os muitos aprimoramentos anunciados nesta versão os destaques são as novas configurações para permissões de aplicativos, navegação por gestos e um painel de notificações que reúne mensagens de vários apps em um só lugar.

Pré-requisitos e novidades do sistema operacional

Até a versão anterior, o Google informava que para rodar o Android Go era preciso que o aparelho em questão tivesse no mínimo 1,5 GB de RAM. A partir do Android 11 Go esse requisito passa para 2 GB. Segundo a empresa, celulares com essa configuração podem abrir apps até 20% mais rápido se comparados àqueles executando a edição 10 do sistema.

Já em termos de novidades, uma das que mais deve ser aproveitada pelos usuários é a navegação por gestor. Adequada para celulares com telas maiores, ela permite que o consumidor utilize gestos para navegar entre apps abertos. É possível fazer capturas de tela, acessar a bandeja de aplicativos ou voltar à tela inicial de maneira simples, rápida e intuitiva.

Outro recurso recém aplicado no SO é similar ao Android 11 tradicional. Dentro das notificações há um painel de conversas. Ele permite que o usuário tenha maior controle sobre as trocas de mensagens ao visualizar o conteúdo de diversos apps em um só lugar. Se você utiliza o WhatsApp e o Messenger, por exemplo, poderá ver as notificações de ambos em um mesmo espaço.

Opções mais avançadas de privacidade

Com a aprovação de leis mais rígidas no que diz respeito à proteção dos dados dos usuários, praticamente todas as empresas passaram a investir mais em recursos de privacidade e segurança e o Google não ficou de fora desse movimento. As definições de privacidade do sistema operacional foram aprimoradas para esta versão.

Agora é possível configurar permissões de uso individualmente por aplicativo, o que dá ao usuário maior controle sobre o que pode e o que não pode ser feito. É possível, por exemplo, autorizar o uso da câmera do celular apenas uma vez, durante o uso do aplicativo, impedindo que no restante do tempo os desenvolvedores tenham acesso a essas informações.

Além disso, de tempos em tempos será preciso rever a política de uso de informações. Se você passar mais de três meses sem utilizar um app as permissões que você deu a ele serão revogadas e, obrigatoriamente, será preciso autorizar o uso novamente quando o app for ser executado. Essa medida visa impedir que empresas criem amplos bancos de dados com usuários inativos.

Por fim, o Google garante ainda que essa nova versão do sistema operacional está mais leve e ocupa menos espaço de armazenamento – cerca de 300 MB a menos. Trata-se de mais uma boa notícia para quem possui aparelhos cuja capacidade de armazenamento interno é mais limitada.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
É hora de repensar o aprendizado

É hora de repensar o aprendizado

lancamentos-netflix-janeiro-2022

Veja os principais lançamentos da Netflix para janeiro de 2022

O mercado de Instituições Públicas potencializa os negócios de empresas de tecnologia

lancamentos-netflix-dezembro-2021

Veja os principais lançamentos da Netflix para dezembro de 2021

instagram-como-baixar-stories

Instagram: como baixar Stories de outras pessoas no PC

atalhos-windows-11

Windows 11: todos atalhos do teclado que você precisa conhecer

Inscreva-se na nossa

Newsletter