Android 11 Go: conheça as novidades da versão mais leve do SO mobile do Google

Não é apenas o Android 11 que chegará ao mercado em breve. O Google anunciou também que a versão Go do sistema operacional será disponibilizada a partir do mês de outubro em novos dispositivos.

O Android GO é uma versão mais leve do sistema operacional, voltada para aparelhos com hardware mais simples. Entre os muitos aprimoramentos anunciados nesta versão os destaques são as novas configurações para permissões de aplicativos, navegação por gestos e um painel de notificações que reúne mensagens de vários apps em um só lugar.

Pré-requisitos e novidades do sistema operacional

Até a versão anterior, o Google informava que para rodar o Android Go era preciso que o aparelho em questão tivesse no mínimo 1,5 GB de RAM. A partir do Android 11 Go esse requisito passa para 2 GB. Segundo a empresa, celulares com essa configuração podem abrir apps até 20% mais rápido se comparados àqueles executando a edição 10 do sistema.

Já em termos de novidades, uma das que mais deve ser aproveitada pelos usuários é a navegação por gestor. Adequada para celulares com telas maiores, ela permite que o consumidor utilize gestos para navegar entre apps abertos. É possível fazer capturas de tela, acessar a bandeja de aplicativos ou voltar à tela inicial de maneira simples, rápida e intuitiva.

Outro recurso recém aplicado no SO é similar ao Android 11 tradicional. Dentro das notificações há um painel de conversas. Ele permite que o usuário tenha maior controle sobre as trocas de mensagens ao visualizar o conteúdo de diversos apps em um só lugar. Se você utiliza o WhatsApp e o Messenger, por exemplo, poderá ver as notificações de ambos em um mesmo espaço.

Opções mais avançadas de privacidade

Com a aprovação de leis mais rígidas no que diz respeito à proteção dos dados dos usuários, praticamente todas as empresas passaram a investir mais em recursos de privacidade e segurança e o Google não ficou de fora desse movimento. As definições de privacidade do sistema operacional foram aprimoradas para esta versão.

Agora é possível configurar permissões de uso individualmente por aplicativo, o que dá ao usuário maior controle sobre o que pode e o que não pode ser feito. É possível, por exemplo, autorizar o uso da câmera do celular apenas uma vez, durante o uso do aplicativo, impedindo que no restante do tempo os desenvolvedores tenham acesso a essas informações.

Além disso, de tempos em tempos será preciso rever a política de uso de informações. Se você passar mais de três meses sem utilizar um app as permissões que você deu a ele serão revogadas e, obrigatoriamente, será preciso autorizar o uso novamente quando o app for ser executado. Essa medida visa impedir que empresas criem amplos bancos de dados com usuários inativos.

Por fim, o Google garante ainda que essa nova versão do sistema operacional está mais leve e ocupa menos espaço de armazenamento – cerca de 300 MB a menos. Trata-se de mais uma boa notícia para quem possui aparelhos cuja capacidade de armazenamento interno é mais limitada.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
Mulher usando VPN no celular e sorrindo muito.

Como usar VPN no celular?

Robô segurando uma lâmpada.

Google Chrome: nova atualização adiciona recursos de IA generativa

Mulher sorrindo e acenando ao fazer uma chamada de vídeo no WhatsApp.

WhatsApp: como compartilhar a tela em chamadas de vídeo

Celular com o WhatsApp Pay aberto ao lado de uma nota de cinquenta reais e várias moedas.

Pagamentos por WhatsApp: como habilitar recurso do app

Garota surpresa colocando o dedo indicador sobre sua têmpora enquanto lê algo no celular.

Descubra como encontrar a “lixeira” do WhatsApp

Garoto estudando programação.

23 sites com curso de programação gratuito

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.