Positivo do seu jeito

Tendências

® Shutterstock

O que é Machine Learning e como esta tendência faz parte da sua vida

O Machine Learning permite que as máquinas aprendam sobre as suas preferências e pode estar onde você nem se dá conta. Descubra como funciona.

26 de Fevereiro de 2018

por: Karola Furutani

A inteligência artificial é uma tendência que já trouxe diversos avanços, incluindo robô inteligente, carro autônomo e supermercado do futuro. Mas esta não é a única tecnologia responsável por trazer progressos à sociedade que conhecemos hoje. Você já ouviu falar em machine learning?

Como a própria tradução já diz, machine learning é o “aprendizado de máquina”. Mas o que isso quer dizer na prática? O termo surgiu em 1959, criado por Arthur Samuel, engenheiro do MIT. Ele serve para dar nome às máquinas que podem aprender sozinhas, através da análise de dados, e detectar padrões. De lá para cá, essa tecnologia evoluiu muito, principalmente com o surgimento da internet.

® Shutterstock

Hoje, o machine learning se beneficia de algoritmos e big data. Sabe aquele anúncio num site ou rede social, de um produto que você acabou de pesquisar ou que parece feito para você? Isso não é coincidência. É o machine learning aprendendo a identificar seus gostos. O sistema também é utilizado no Google Maps, filtro de spam do email e até para a segurança de bancos.

O mesmo vale para as recomendações personalizadas de acordo com o que você assiste. É por isso que, quanto mais filmes de ação você assistir na Netflix, mais títulos desse mesmo gênero vão aparecer no seu perfil. Ou, ainda, quanto mais músicas de rock você ouvir no YouTube, mais bandas vai poder conhecer através da plataforma. Afinal, você dá a entender que são suas preferências.

® Shutterstock

Sendo assim, as duas tendências podem funcionar em conjunto. Enquanto a inteligência artificial busca se aproximar da inteligência humana, o machine learning aprimora cada vez mais esse processo. Portanto, pode ter certeza de que você ainda vai ouvir falar muito desse termo e suas descobertas por aí. Mas agora você já sabe o que ele significa. 😉

Agora conta pra gente, qual evolução da tecnologia você mais quer que seja desenvolvida num futuro próximo?

CADASTRE-SE PARA FICAR POR
DENTRO DAS NOVIDADES DA POSITIVO.