Positivo do seu jeito

Novidades

Instagram Cenas: função de vídeos curtos com música estreia no Brasil; veja como usar

17 de novembro de 2019

por: MKT Positivo

O Brasil foi escolhido para ser a porta de entrada do Instagram Cenas, um novo recurso da rede social anunciado nesta semana. A novidade será disponibilizada em caráter de teste e permite criar e editar vídeos curtos com música.

Qualquer semelhança com o Tik Tok não é mera coincidência. Com mais de 130 milhões de usuários, o antigo Musical.ly chegou a bater o Facebook e o próprio Instagram em número de downloads em alguns meses nos Estados Unidos. O Facebook decidiu agir rápido e colocou um recurso similar em teste.

 instagram-cenas-como-usar
®GIPHY

Como usar o Instagram Cenas?

Antes de tudo, é importante ressaltar que esse recurso está sendo implantado somente no Brasil e em caráter de teste. Isso significa que a rede social irá medir o interesse do público antes de decidir se expande a novidade em definitivo para outras regiões – se não der certo, a ferramenta pode ser temporária.

Para acessar o recurso basta atualizar o Instagram para a versão mais recente. Em teoria todos os usuários brasileiros devem estar aptos para testar a novidade.

Acesse a Play Store e cheque se não há atualizações pendentes para o app antes de seguir adiante.

Passo 01: Abra o app Instagram no Android.

Passo 02: Deslize para a direita para acessar a câmera.

instagram-cenas-como-usar

Passo 03: Na parte de baixo da tela, note que ao lado de “Normal” há agora a opção “Cenas”. Deslize para a direita para acessá-la.

instagram-cenas-como-usar

Passo 04: Em seu primeiro acesso há uma pequena explicação sobre o recurso. A mensagem diz o seguinte: “combine vídeos curtos, reproduza música durante a gravação e altere a velocidade”. Toque em “Avançar” para prosseguir.

instagram-cenas-como-usar

Passo 05: Outra dica é a possibilidade de ver cenas no Explorar. Se a sua conta for pública, então as pessoas poderão descobrir suas cenas nesta aba. Toque em “Começar”.

Passo 06: Toque e segure o botão de câmera para gravar um vídeo.

instagram-cenas-como-usar

Passo 07: No canto esquerdo da tela, toque no símbolo de música para adicionar uma trilha sonora a ele.

instagram-cenas-como-usar

Passo 08: No ícone logo abaixo é possível definir a velocidade do vídeo: .3x, .5x, 1x, 2x e 3x são as opções.

instagram-cenas-como-usar

Passo 09: O terceiro ícone é um temporizador. Você pode arrastá-lo para determinar a duração de um clipe. O tempo mínimo é 3,1 segundos e o máximo é 15 segundos.

instagram-cenas-como-usar

Passo 10: Por fim, o quarto ícone é uma espécie de filtro chamado “Fantasma”. Ele deixa uma imagem de fundo como transparência, criando um efeito bastante interessante.

Passo 11: Depois de editar todos esses quesitos, toque na seta para assistir ao seu vídeo. Nessa tela você já entra em um modo de edição tradicional do Instagram, podendo adicionar emojis, links, stickers ou mensagens de texto.

instagram-cenas-como-usar

Passo 12: No último passo, toque novamente na seta para compartilhar o conteúdo.

instagram-cenas-como-usar

A função Cenas do Instagram foi disponibilizada em caráter temporário, porém não se sabe por quanto tempo os testes serão realizados. A princípio, o recurso parece ser bem interessante e incorporado como está poderia ficar em definitivo. Resta saber se a receptividade dos usuários será boa o suficiente para que a sua manutenção se justifique.

CADASTRE-SE PARA FICAR POR
DENTRO DAS NOVIDADES DA POSITIVO.